Recebe o nome de Rochosas Canadenses a cadeia de montanhas que atravessa as províncias da Columbia Britânica e Alberta. Essas montanhas possuem picos irregulares com a beleza da cobertura de gelo e a imponência do Mt. Robson. Uma região cercada de lagos alpinos e com uma fauna bastante diversa, possui locais para a recreação de famílias com crianças.
Uma característica que facilita o turismo na região é a sua divisão em parques nacionais como o Parque Nacional de Yoho com destaque para as gigantescas Takakkaw Falls. Também aparecem na lista parques nacionais como o Jasper com sua Geleira Athabasca (é acessível até para os menos preparados) e o Banff no qual está o Lake Louise, ele é alimentado por uma geleira.
Cadeia das Montanhas Rochosas
A cordilheira conhecida como Montanhas Rochosas (ou Rocky Mountains) estende-se desde a Columbia Britânica (no território canadense) até o estado do Novo México (no território dos Estados Unidos). As maiores altitudes da cadeia montanhosa estão no estado norte-americano do Colorado, esse é o destino mais procurado pelos apaixonados por esportes radicais de inverno como ski e snowboard.
As Rochosas Canadenses também brilham durante o inverno, no entanto, é no verão que se tornam as verdadeiras estrelas da cordilheira. Nos meses mais quentes as águas dos lagos formados pelas geleiras das montanhas adquirem uma tonalidade de azul turquesa. Uma beleza incomparável que merece uma visita com alguns dias para a sua exploração. Continue lendo para conhecer mais sobre as características locais das belas montanhas rochosas.
Características Climáticas das Rochosas Canadenses
A seguir você poderá saber mais sobre as características de clima, vegetação e relevo dessa bela e imponente região do Canadá.
Clima
Na região das Rochosas Canadenses predomina o clima frio de alta montanha, a faixa de temperaturas fica entre 2°C e -8°C. Durante o inverno a temperatura pode cair até -14°C e as chuvas são frequentes, essa é a estação mais úmida. Visitar as montanhas nessa época é indicado somente para quem está em busca da emoção dos esportes de neve.
Vegetação
Nessas montanhas o destaque fica para as florestas de coníferas assim como para a vegetação de altitude. A vegetação de conífera é típica de regiões com clima frio e polar, as árvores conseguem resistir a temperaturas mais baixas do que -50°C. É uma paisagem que guarda sua própria beleza com árvores com formato diferenciado. Quando as árvores têm seus topos cobertos pela neve criam um campo diferenciado de branco diante dos seus olhos. Outro nome pelo qual as coníferas são conhecidas é taiga.
Relevo
No ponto extremo norte da região está o ponto magnético norte do planeta, a Ilha Príncipe de Gales junto com outras ilhas. Na parte oeste estão as grandes altitudes dessa cadeia montanhosa. Na parte canadense dessa cadeia montanhosa está a Região dos Campos cujos solos férteis são bastante aclamados. Uma região do Canadá bastante visitada pelos turistas.
Gostou de saber mais sobre as Rochosas Canadenses? Deixe seus comentários abaixo e nos conte se você conhece esse belo cenário de inverno!