A pequena ilha de Nauru está localizada na Micronésia, em meio ao oceano Pacífico. Não possui fronteiras geográficas, fica próxima as ilhas de Kiribati, Tuvalu, Marshall e Federação dos Estados da Micronésia. Com apenas 21 km2 é o terceiro menor país do mundo ficando atrás somente do Vaticano e Mônaco. É bem pouco populoso contando com aproximadamente 9,9 mil habitantes, na capital Yaren moram cerca de 650 pessoas. Que tal conhecer mais sobre Nauru?
A História de Nauru
No ano de 1798 um navegador britânico se tornou o primeiro europeu a desembarcar no território de Nauru. Em 1888 o território foi anexado pela Alemanha e no início do século 20 foi descoberto seu potencial como fonte de um fertilizante bastante valioso, fosfato. Com uma economia pouco desenvolvida a extração de fosfato se mantém como a principal atividade do país. No entanto, as reservas estão se esgotando sendo necessário considerar novas atividades.
A colonização da ilha de Nauru foi realizada em conjunto pela Austrália e Nova Zelândia sob a tutela britânica. No período da Segunda Guerra Mundial japoneses ocuparam a ilha forçando os moradores locais a se mudar. No ano de 1947 passou a ser tutela das Nações Unidas com administração australiana. Em 1967 o fosfato passou a ser controlado pelos habitantes da ilha e no ano seguinte já era uma das menores e mais ricas repúblicas do mundo.
No entanto, o esgotamento do fosfato levou a derrocada financeira que fez Nauru batalhar na justiça internacional por reparos causados por outras nações ao seu território para extração do fertilizante. Extrajudicialmente a nação fechou um acordo com a Austrália para receber anualmente, durante duas décadas, 2,5 milhões de dólares australianos. Reino Unido e Nova Zelândia também fizeram acordos.
Clima de Nauru
O pequenino país tem clima tropical estando localizado ao sul da linha do Equador.
Relevo de Nauru
Sob o viés topográfico podemos dizer que a ilha de Nauru tem forma semelhante a um chapéu com sua orla costeira formando um tipo de borda que eleva a coroa. A parte interior da ilha é conhecida como topside e consiste em 4/5 da ilha, essa é a área de que se extraiu fosfato. Atualmente, consiste numa área isolada com pináculos de calcita.
Essa ilha é na verdade um recife constituído de fosfato e calcita sob uma base vulcânica. Possui lados bastante íngremes de maneira que dificulta a ancoragem necessitando para esses casos de um dispositivo especial de amarração.
Vegetação de Nauru
A parte central da ilha de Nauru é quase totalmente desprovida de vegetação devido especialmente a extração de fosfato que foi bastante intensa. Tanto no litoral quanto no entorno da laguna buada possui vegetação tropical. A destruição do habitat da ilha acarretou na potencial extinção de algumas espécies endêmicas do local.
Além da mineração a ilha também sofreu com a contaminação e a introdução de espécies invasoras. O meio ambiente marinho foi especialmente degradado pela ação de companhias de extração de fosfato.
Hidrografia de Nauru
Não há rios principais em Nauru, na hidrografia o destaque fica para a Lagoa Buada que consiste num pequeno lago localizado no centro do pequenino país.