Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia de Singapura

Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia de Singapura 

Singapura, uma ilha situada na região sul da Malásia, e que se encontra rodeada por mais 57 ilhas. Singapura está a 137 km na região norte da Linha do Equador. A sua dimensão é de 42 km de comprimento e mais 23 km de largura. As principais ilhas que fazem parte de Singapura são: Pulau UbinPulau Tekong e Sentosa.   

Do total do seu território, cerca de 50% é composto de áreas urbanas. E as plantações, parques, zonas militares abertas e reservas representam 40%. A composição do restante do território é de bosques naturais com lindas paisagens.  

Singapura é conhecida como “Cidade Jardim”, localizada próximo ao Equador e se encontra cercada por costas marítimas, o que favorece o florescimento de lindos jardins e parques.  

Por causa do ótimo clima, é possível avistar vegetações extensas, que contribuem para o desenvolvimento de animais, como rinocerontes, cobras, tigres, elefantes, leopardos e crocodilos.  

Frequentemente pode-se avistar os ramos de árvores e arbustos às margens das estradas que cortam o país. Várias espécies de aves também podem ser encontradas, e a maior concentração das mesmas é no parque ornitológico muito famoso, que recebe o nome de Jurong Bird Park. Ele possui mais de 5 mil espécies diferentes, dentre as quais estão a águia careca americana e a ave do paraíso.  

Já na costa alberga, há uma enorme diversidade de animais do mar e peixes. Sem contar nas plantas exóticas que tornam Singapura ainda mais conhecida, como é o caso do penjing, que é um bondai chinês.  

O terreno do país é de planície, com uma leve ondulação, e o planalto central possui bacia hidrografia. 

Clima de Singapura  

O seu clima é de floresta tropical, conforme a classificação de Koppen. Lá, não existem estações marcadas de fato. Por causa da localização geográfica e também da exposição marítima, são constantes a pressão e temperatura, com chuvas fortes e uma umidade alta.  

Em resumo, o clima de Singapura é tropical, chuvoso, úmido, quente.   

A maior precipitação diária observada foi em 1978, de 512 mm; em 1969 foi de 467 mm; e em 2006, foi de 366 mm. Enquanto que a precipitação média é de, aproximadamente, 2.370 mm.  

As temperaturas mínimas variam em torno de 21 a 26° C, e a máxima varia entre 27 e 34°  C. De região oeste até o leste de Singapura, costuma acontecer bastante chuva. 

Quando Visitar Singapura 

Em qualquer época do ano é bom para visitar Singapura, uma vez que as temperaturas estão altas o tempo todo. Por isso, não é possível fugir da chuva, pois elas caem quase todos os dias ao redor do país. No entanto, entre os meses de junho e setembro, na monção de sudoeste, é quando as chuvas são menos frequentes. Por isso, pode ser a melhor época para viajar. 

Na maior parte do tempo, o sol aparece muito pouco, e o céu está quase sempre encoberto. Porém, embora o sol apareça pouco, não significa que haja riscos com os raios ultravioletas. Eles são bem intensos. Dessa forma, o protetor solar é imprescindível, ainda que o céu esteja nublado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *