Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia da Venezuela

Quando o assunto é planeta Terra, muito nos vêm a cabeça, não é verdade? De onde viemos, porque viemos e para onde vamos, além de sempre pensar se é somente por aqui que a vida como conhecemos foi criada. Achamos que esses questionamento é válido para qualquer pessoa que seja mais antenada com o que acontece à sua volta.

Como muitos já devem ter estudado na escola, o nosso planeta nem sempre foi propício para o aparecimento da vida. No começo de tudo quando ele foi formado junto com o Sistema Solar, a Terra era apenas uma bola de fogo vagando no céu em torno do céu. Quem olhasse para ela nesse momento, teria a plena certeza que nenhum tipo de vida conseguiria sobreviver por aqui.

O Sistema Solar

Só que nem sempre entendemos os desígnios do acaso: com a instabilidade de um Sistema Solar jovem, muitos dos corpos celestes oriundos da explosão que deu origem ao Sistema começaram a ser puxados para o seu interior, ou seja, mais para perto do Sol. O que é que estava em plena rota de colisão com estas coisas? Sim! O nosso querido planeta Terra. Esses corpos celestes, que estavam localizados nos confins do Sistema Solar começaram a colidir com o planeta Terra, sendo, em sua grande maioria, cometas ricos em água, o que ajudou a diminuir a temperatura do planeta e, de quebra, auxiliou na formação de rios e oceanos que temos à nossa disposição hoje.

O nosso planeta tem mais de quatro bilhões de anos. Para que ele chegasse a ser o que é hoje, foram necessários bilhões de anos de evoluções. Só para a nossa Amazônia se formar, por exemplo, foram necessários mais de cinquenta e cinco milhões de anos.

Sistema Solar

Sistema Solar

E esses bilhões de anos nos fazem pensar em como o planeta é bastante diverso, não é mesmo? No nosso artigo de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre a Venezuela. Vamos lá?

A Venezuela

A Venezuela nada mais é do que um país que está localizado na América do Sul, fazendo divisa com diversos países, incluindo o Brasil. É um país considerado o 32° maior do planeta, tendo o litoral voltado para o Mar do Caribe. A cidade mais populosa é a capital, Caracas. Até hoje, mantém um conflito com a Guiana, pois reivindica para si parte do território onde hoje se localiza o país. Possuí aproximadamente trinta e dois milhões de habitantes, doze milhões a menos se comparada à cidade de São Paulo.

Venezuela no Mapa

Venezuela no Mapa

É um país muito conhecido pelas suas vastas reservas petrolíferas, pela diversidade natural existente em seu território e, também, pela grande diversidade de recursos naturais. Por conta dessas características, a Venezuela é conhecida por ser uma nação megadiversa, com uma fauna bastante diversificada e também com uma fauna bastante diversa e habitats que são exemplo em conservação por serem constantemente protegidos.

História

Como a maioria dos territórios sul americanos, a Venezuela foi colonizada pelo Império espanhol a partir do ano de 1522, 22 anos depois de Pedro Álvares Cabral, navegante português, chegar ao que hoje é a Bahia, Brasil. Porém, o estabelecimento espanhol por lá não foi uma tarefa simples, pois a resistência que existiu entre os nativos para impedir a colonização espanhola não foi brincadeira. No entanto, a Venezuela permaneceu como colônia espanhola até o ano de 1811, quando a nação foi uma das primeiras da América do Sul a conseguirem a independência, fato que só se concretizou em 1830. Vale a pena lembrar que oito anos antes dessa concretização, em 1822, o Brasil passava por processo semelhante. Sofrendo com instabilidade e autocracia no século XIX, o país viveu momentos importantes para a sua história. Desde 1958, no entanto, o país vem apresentando governos democráticos, que foram sendo eleitos pela força do voto.

O país, no momento, se encontra em uma profunda e grave crise econômica, que se acrescenta com o caso da crise política, no qual dois presidentes disputam o cargo: Maduro, que foi reeleito nas últimas eleições e Juan Guaidó, que se auto intitulou presidente depois da crise que o país mergulhou nos últimos tempos.

Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia da Venezuela

Em se tratando de clima, a Venezuela se encontra na região subtropical do planeta, estando bastante próxima da linha hipotética do Equador. Por conta de usa proximidade com essa linha, o clima é bastante quente, sendo também chuvoso, por conta das altas temperaturas.

O relevo da Venezuela se caracteriza como tendo formações montanhosas, mas também planálticas, o que faz com que se torne bastante variado. O território da Venezuela está localizado sob uma grande rocha feita de gnaisse, sendo que essa formação é uma das mais antigas em se tratando da formação geológica da América Latina.

Complementando o que foi dito no primeiro parágrafo desse tópico, as quatro estações não são bem definidas na Venezuela, existindo apenas duas, que é a estação chuvosa (verão) e a estação seca (inverno).

Em relação à hidrografia do país, esta é fundamentada principalmente no Sistema do rio Orinoco, que é o principal rio da Venezuela, sendo também que ele possuí a terceira maior bacia da América do Sul. É como se ele fosse o Rio Amazonas venezuelano. Porém, enquanto o Rio Amazonas tem quase cinco mil quilômetros de extensão, o Orinoco possuí cerca de dois mil setecentos e quarenta quilômetros.

Metade do país é praticamente coberto por vegetação, sendo que, por conta de seu clima subtropical, diversas espécies endêmicas deste tipo de clima se encontram em território venezuelano, como samambaias e orquídeas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *