Culturalmente muito rica, a América do Sul, é componente do continente pan-americano e é banhada pelo Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e pelo Mar do Caribe. Ligada a América do Norte pelo istmo da América Central está separada da Antártida pelo estreito de Drake. Possui relevo bastante variado contando com áreas extensas de planícies e as altivas cordilheiras.
Em suas planícies centrais estão as bacias hidrográficas Amazônica, do Orinoco e a do Prata. Apresenta um clima bem variado passando pelo equatorial na região de florestas tropical úmida e áreas em que o clima seco impera como no cerrado e até regiões áridas como a do deserto do Atacama. Nesse breve apanhado já foi possível conhecer um pouco da diversidade geográfica da América do Sul, continue lendo e descubra mais.
Hidrografia da América do Sul
As bacias que compõem a hidrografia da América do Sul são: do Orinoco, Amazônica e do Prata. Conjuntamente banham uma área mais extensa do que 11.000.000 km². O sistema de maior dimensão é o do Rio Amazonas e afluentes que incluem o Juruá, Negro, Madeira e Purus. Outros rios que se destacam por sua relevância são o São Francisco, no Brasil e o Magdalena, na Colômbia.
Boa parte dos lagos da América do Sul se concentra na região dos Andes, o maior deles é o Titicaca, situado entre Bolívia e Peru. Para se ter uma ideia esse é o mais alto lago navegável do planeta. Os dois maiores lagos na faixa atlântica são o Maracaibo, na Venezuela e a Lagoa dos Patos, no Brasil.
Clima da América do Sul
Há quatro zonas climáticas bem definidas na América do Sul que são: tropical, temperada, fria e seca. Essas zonas estão distribuídas conforme o relevo de cada uma das regiões. De maneira geral na América do Sul há abundância de chuvas, exceto nas áreas desérticas localizadas no Peru, Chile, Patagônia argentina e no Nordeste do Brasil. O deserto do Atacama, no Chile, é uma das regiões mais secas do mundo.
Flora da América do Sul
O destaque da fauna sul-americana com certeza é a Floresta Amazônica que é a porção mais extensa de floresta tropical úmida do planeta. Também possui florestas temperadas de araucárias em grande parte das regiões de planaltos e nas chapadas da bacia do Paraná bem como na depressão presente na borda lesta da bacia do Paraná. Nos Andes as florestas são frias.
Na bacia do Orinoco são encontradas áreas de savana conhecidas como “llanos”, no Brasil é possível encontrar a vegetação de caatinga no Nordeste. No Peru, Equador e na região platina são encontradas estepes. No planalto central brasileiro o cerrado é o bioma.
Fauna da América do Sul
Na América do Sul estima-se que exista cerca de 2.700 espécies de pássaros e nas florestas tropicais são encontrados animais diversos como roedores, macacos e antas. A capivara, que é o maior roedor do mundo, está também presente no sul da América. Nos Andes a fauna se torna um pouco mais curiosa com animais como a alpaca e a lhama.
A bacia amazônica é o lar de uma ampla diversidade de répteis, peixes e insetos. Destaca-se o peixe-boi que é um mamífero de grande porte vegetariano e também o peixe piranha que é reconhecido por sua ferocidade.