Gerânios

O Gerânio é da família Geraniaceae e é uma planta originária da África. O Gerânio é uma planta herbácea, que possui característica de pendente, com folhas lisas, que nós faz lembrar a folha da hera, o seu caule é bastante flexível. Essa planta pode crescer até mais de um metro de altura.

As folhas dos Gerânios são arredondadas e tem recortes ondulados, com coloração verde-brilhante em pecíolos pequenos que aparecem no meio da página inferior. As flores são bastante vistosas. O Gerânio floresce durante todo o ano, principalmente na estação do verão.

s Gerânios são plantas consideradas plantas de exterior e por essa razão é indicado que elas sejam plantadas ao ar livre. Pode-se usar vasos ou até mesmo canteiros para colocar na janela. Para podar a planta, pode os caules pelo meio e faça estacas com os que você cortou. Só pode as plantas novamente quando os rebentos novos tiverem aproximadamente dez centímetros de comprimento.

Várias propriedades eram atribuídas ao gerânio pelos sábios antigos. Há relatos de que o matemático e filósofo grego, Pitágoras, orientava os seus aprendizes a fazerem a ingestão do chá da planta, para que os jovens pudessem moderar um pouco no impulso das paixões juvenis.

Uma pequena quantidade de tintura do gerânio, ingerida todos os dias pode evitar toda a espécie de doença, dizia o grande naturalista Plinio, conhecido como o velho. Segundo o grande poeta grego Horácio, o aprendizado de qualquer indivíduo poderia ser aumentado, se o mesmo ingerisse uma certa quantidade da planta gerânio.

Características do Gerânio

O gerânio se constitui de pequenos arbustos e ervas, da família geraniáceas E possui mais de 290 espécies. Planta nativa das regiões temperadas e das regiões tropicais, como a África do Sul, Nova Zelândia e Austrália. Dentre elas, algumas são cultivadas com o objetivo de ornamentação e de extração de tinturas e de tanino.

Os gerânios suportam bem a temperatura fria, chegando a aguentar até mesmo um pouco de neve, em um curto tempo de inverno. Seu caule é resistente aos ventos e suas folhas são bem firmes. No geral, são plantas bastante rústicas. As flores são bem coloridas e possuem vários formatos.

O aroma do Gerânio é um pouco indefinido, não é ácido e nem é doce, chega a ser um pouco amargo. No entanto, a essência do seu óleo é considerada medicinal, embora nem todos eles sejam comprovados pela ciência.

Os gerânios possuem uma infinidade de formatos e cores, possibilitando à pessoa o cultivo de várias plantas, sem que ela tenha muito trabalho no manejo das mesmas.

Os gerânios podem ser plantados em jardineiras, em vasos e em um jardim, desde que a pessoa faça o controle da água, não deixando que ocorra o excesso. Não é bom que as plantas de gerânio fiquem expostas a uma temperatura acima de 25˚C. Caso isso aconteça, é indicado colocar a planta sob a sombra de qualquer árvore, mesmo que os gerânios não gostem de pouca luz.

Aqui no Brasil, mesmo embaixo de árvores elas receberão luz o suficiente para que possam florescer. É possível adotar esse mesmo procedimento, de colocar o gerânio embaixo de uma árvore, para protegê-lo da chuva, pois essa planta pode morre com o excesso de água e não com a falta dela. É recomendável que a pessoa só regue as plantas no momento quando a terra estiver praticamente seca.

Multiplicação do Gerânio

Multiplicação do Gerânio na Área Externa da Casa

Multiplicação do Gerânio na Área Externa da Casa

O cultivo do gerânio pode ser feito em locais definitivos, ou a pessoa pode fazer mudas novas a partir de estaquia. Para conseguir novas mudas, o ideal é escolher um galho com nós ou gemas. Depois, plante o galho em um local com sombras, mantendo uma umidade bem leve.

Se quiser, pode colocar o galho dentro de um copo com água até que ele crie raiz. Quando já estiver enraizado, é só plantar a muda em um vaso. O cultivo do gerânio não é difícil de fazer, basta escolher o galho certo.

O que vai ser dito agora pode parecer brincadeira, mas não é. Para regar a sua planta, e para que ela fique bonita e florida, você pode regar com xixi. Isso mesmo! Você ouviu certo. Pois o gerânio, assim como outros tipos de plantas, tira proveito das águas e da ureia que estão presentes no xixi. Não é necessário usar muito líquido, o que deve ser observado é não molhar as folhas e nem as flores.

Para adubar a sua planta, no caso o gerânio, você pode, de 6 em 6 meses, colocar uma pequena porção de borra de café, uma colher de sopa de cascas de ovos moídos, misturar tudo e enterrar ao redor da planta. Desta maneira as folhas e flores não serão prejudicadas e, ao mesmo tempo, as raízes tirarão o máximo de proveito do adubo.

Poda do Gerânio

Para que os gerânios floresçam, é necessária uma poda correta. Essa poda deve ser feita da seguinte maneira: toda vez que as flores caírem, a poda deve ser feita. Dessa forma, ele crescerá mais forte e florescerá com mais intensidade.

Uma outra forma de fazer a poda é durante o inverno, depois do fim da florada, essa poda pode ser mais incisiva, diminuindo o tamanho da planta. Dessa maneira, a planta será incentivada a criar novos galhos na primavera.

Nunca se esqueça de um detalhe: para que os gerânios fiquem livres de pragas e outros males, você deve estar sempre de olho na água e na luminosidade, pois os males que afetam os gerânios, seja qual for, estará ligado à falta ou excesso de água e de luminosidade.

Poda do Gerânio

Poda do Gerânio

Com o excesso da água e com a falta da luminosidade, o gerânio fica fraco e é atacado por insetos e fungos, e ainda pode acontecer de as raízes e os caules apodrecerem, diminuindo o florescimento, e outros males.

Algumas vezes os gerânios podem sofrer com ataque de vírus, deixando as folhas retorcidas e amarronzadas. Se isso acontecer, não tem outro jeito a não ser eliminar a planta e fazer outro plantio.

Se você gostou e quer ter um gerânio em sua casa, basta seguir o que foi dito acima e terá uma boa experiência. Boa sorte e que tudo floresça em sua vida!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *