A natureza tem fenômenos impressionantes, que apresentam uma força arrebatadora. O homem vem estudando a natureza e seus fenômenos desde os primórdios da civilização, pois ele precisa conhecer seus fenômenos para garantir a sua segurança e poder se organizar. Assim o estudo dos fatores climáticos e da astrologia é milenar. A imponência dos fenômenos da natureza é tão grande e impressiona tanto o homem que na antiguidade o sol, o vento, as tempestades eram considerados divindades, pois o homem temia as tempestades e não conhecia os fenômenos, suas causas e seus efeitos.
Formação de Nuvens
A formação das nuvens acontece pela condensação de vapor de água que existe na atmosfera, e podemos dizer que as nuvens são o conjunto de partículas minúsculas de água e/ou gelo suspenso na atmosfera, depois de terem se liquefeito ou condensado por causa de fenômenos atmosféricos. A formação das nuvens é um processo de fácil compreensão, e as nuvens parecem ser sempre mais ou menos parecidas, mas não é assim, existem algumas formações de nuvens que são raras e representam diferentes fenômenos naturais, como é o caso das formações de nuvens cirrocumulos, cirrostratus, cumulonimbus, cirrus, mammatus, altostratus, altocumulus, stratocumulos, stratus, nimbostratus, congestus, humilis, cumulus e Pirocumulonimbus.
Pirocumulonimbus
Pirocumulonimbus é uma formação de nuvens rara e que foi descoberta ha pouco tempo pelos cientistas, que até então pensavam que se tratava de outro fenomeno, pois a Pirocumulonimbus tem uma força superior a de um vulcão e é capaz de soltar fogo e fumaça de sua formação. A princípio a Pirocumulonimbus é uma formação de nuvens derivada da cumulonimbus, uma formação rara de nuvens que se parece com uma imensa bigorna que pode atingir uma altura de 8 quilometros, disparando ventos, raios e chuva. A esta formação impressionante junte-se fogo e fumaça e tem-se uma Pirocumulonimbus, que é comparado pelos cientistas a um dragão, pela sua impressionante capacidade de cuspir fogo, devastando milhares de hectares com uma tempestade explosiva gerada pelo calor do fogo e pela fumaça.
Funil de Poluentes
Durante a tempestade de fogo e fumaça forma-se um funil que agindo como uma chaminé leva a fumaça resultante para a estratosfera da terra, causando efeitos adversos e duradouros. Hoje os cientistas já acreditam que estas tempestades são a fonte do que se acreditava anteriormente, as particulas vulcanicas na estratosfera, devendo ser responsáveis por um volume considerável de poluentes que encontram-se na estratorfera. Também acreditam que a Pirocumulonimbus acontece com mais frequencia do que gostariam de acreditar, e é influenciada pela ação do homem sobre o meio ambiente terrestre. Muitos estudos vem sendo realizados para comprovar as teses sobre o que ocasiona a formação da Pirocumulonimbus, buscando num futuro poder prever a sua formação e especialmente evitar seus efeitos danosos. Os cientistas já delegam a Pirocumulonimbuso maior incêndio que aconteceu no Colorado até hoje e que queimou mais de 130 mil acres.