O continente conhecido como Novíssimo Mundo, a Oceania, é composto por um conjunto de ilhas situadas no Oceano Pacífico. Uma curiosidade é que essas ilhas não compõem um continente como os demais e devido a isso existem diferentes definições de quais seriam os limites da Oceania. Trata-se de um lugar que desperta grande curiosidade no restante do mundo e em que a natureza apresenta uma força sem igual.
A Fúria da Natureza na Oceania
Dois países de grande destaque da Oceania, Austrália e Nova Zelândia, já enfrentaram situações difíceis devido a ação furiosa da natureza. Entenda melhor essas ocorrências e descubra quais são as principais dificuldades que o Novíssimo Mundo enfrenta quando se fala de desastres naturais.
Principais Desastres Naturais na Austrália
Contando com a menor área continental do mundo, a Austrália, é um país interessante que tem atraído cada vez mais turistas por suas belezas naturais e paisagens intocadas. No entanto, esse país não está isento de alguns desastres naturais que tornam a vida dos australianos um pouco mais difícil.
Seca – Terra Salgada
Um país continental que possui uma terra de origem salgada por ter passado muito tempo submerso no oceano antes da sua formação. De maneira geral esse país é formado por inúmeros desertos e poucas regiões verdes. O solo não é adequado para a agricultura e os poços de água quando perfurados costuma dar origem a água salinizada imprópria para o consumo humano. Atualmente, prefeituras de importantes cidades australianas trabalham com um regime de racionalização de água, o bem mais precioso e um dos mais escassos no país.
Incêndios Florestais – Ventos que Propagam o Fogo
Os incêndios florestais aparecem na lista de problemas naturais que mais tem acarretado prejuízos para a Austrália ao longo das décadas. A seca e a estiagem contribuem para o grande número de incêndios em áreas de floresta, no entanto, não se pode deixar de citar a contribuição humana, pontas de cigarros facilitam o início do fogo.
Basta que o verão se aproxime para que o regime de ventos mude levando um bafo quente e seco em direção ao oceano. O vento que se desloca a cerca de 50 km/h faz com que os focos de incêndio se espalhem por outras áreas incluindo as residenciais. Quando a situação fica mais preocupante é determinado o regime de “Fire Ban” em que fica proibido acender cigarros, fósforos entre outros.
Ciclones – Frequentes de Dezembro a Maio
Os ciclones são relativamente comuns na Austrália, especialmente entre os meses de dezembro e maio, contudo, não representam grande preocupação para o país pelo fato de que eles se concentram em boa parte dos casos em áreas pouco habitadas. De maneira geral os ciclones ocorrem nas regiões Nordeste, Norte e Noroeste do país pelo início do verão, nesse momento a água do oceano apresenta temperaturas mais altas que 26°C.
Um dos registros históricos mais desastrosos de um ciclone é o do ciclone Tracy que ocorreu no dia do natal de 1974. Tendo sido o pior já registrado na Austrália deixou 66 mortos e a destruição total da cidade de Darwin no território norte. A velocidade do vento chegou a 300 km/h, só não teve resultados piores devido à evacuação de mais de 30.000 pessoas. No ano de 2006 foi registrado o ciclone Larry que destruiu algumas cidades de Queensland, mas que não deixou nenhuma vítima fatal.
Principais Desastres Naturais na Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um país da Oceania que enfrenta a ocorrência de todo tipo de desastres naturais, está situado sob o cinturão de fogo do Pacífico e tem ainda a questão das placas tectônicas (Pacífico x Austrália) cujo contato acarreta em diversos problemas. Exatamente por conviver com tantos desastres naturais esse país possui um dos melhores sistemas de detecção que permite que as pessoas sejam avisadas com antecedência para que possam se abrigar ou sair do local a tempo.
Terremotos – Ocorrência Diária
Algo interessante sobre a Nova Zelândia é que o país enfrenta a ocorrência de pequenos terremotos todos os dias, porém, quase sempre de pequena magnitude, não ultrapassam 4 pontos na escala Ricther. O maior terremoto da história do país ocorreu no dia 3 de fevereiro de 1931 deixando 256 mortos e alcançando a magnitude de 7.8. Embora seja difícil não é descartada a possibilidade de ocorrer um terremoto de grande magnitude na Nova Zelândia. Está prevista uma grande deformação no local de encontro das placas tectônicas devido ao seu intenso contato.
Deslizamentos de Terra ou Neve – Um Paraíso Montanhoso
A Nova Zelândia é um país repleto de montanhas, característica que contribui para a ocorrência de muitas avalanches pelo acúmulo de neve. Não é incomum que sejam registrados deslizamentos de terra que deixam algumas vítimas fatais no campo. Durante a época de neve é fundamental se manter somente nas trilhas demarcadas, as pistas contratam funcionários capacitados para a previsão de avalanches.
Ciclones – Desastres Naturais em Alta Velocidade
Uma ocorrência natural que é comum na Nova Zelândia e que se caracteriza por ventos fortes a mais de 140 km/h. Um dos principais exemplos é o ciclone que atingiu a região de Auckland em outubro do ano de 2005. No ano de 1995 foi registrado um ciclone em Bay of Plenty que resultou na inundação e na formação de ondas de mais de novo metros de altura com espuma branca.
Vulcões – Na Terra e no Mar
O país conta com 9 vulcões ativos estando alguns em terra firme e outros submersos. A maior erupção já ocorrida no país certamente foi a da Caldeira de Taupo que há milhões de anos deu origem a toda à ilha do norte. Há vigilância constante em relação a alguns vulcões da região devido à possibilidade de entrarem em erupção. Os turistas podem aproveitar as manifestações termais.