Oceano Pacífico – Ilhas

O planeta foi formado há mais de 4,6 bilhões de anos. E isso só pôde ser possível com a formação do Universo, que se deu há quase 14 bilhões de anos atrás, através de uma explosão que é conhecida por “big bang”. Depois do Big Bang, muitas outras transformações aconteceram, como a criação das galáxias e dos sistemas estelares e planetários, como o nosso Sistema Solar.

Pela idade que o nosso planeta possuí, é bastante lógico pensar que, durante bilhões de anos, a Terra passou por diversas transformações que foram moldando o “Pálido Ponto Azul” do Sistema Solar. Tal nomenclatura foi dada pelo importante astrônomo Carl Sagan, que se inspirou na imagem enviada pela sonda estadunidense “Voyager 1”, que fora orientada a mandar uma imagem de onde se encontrava, que era próximo da órbita de Saturno. A imagem que retornou foi a do planeta Terra, como um pontinho azul quase imperceptível.

Embora, em escalas espaciais o planeta Terra possa ser considerado como uma poeira cósmica, temos sempre que ter a consciência de que é a nossa “casa” e é o único lugar em todo o Universo, que se sabe até agora, que pode abrigar a vida como nós conhecemos. Então, pertence a todos nós a missão de ajudar a preservar esse pontinho azul.

Como a maioria de vocês devem ter estudado na escola, a Terra passou por muitas transformações até chegar o que é hoje, com todos os continentes formados, florestas e rios. E isso, realmente, levou bilhares de anos para poder se concretizar. Inicialmente, quando o Sistema Solar foi formado, a Terra era uma bola de fogo incandescente, que demorou milhares de anos para poder se resfriar minimamente. Os grandes responsáveis por isso, segundo cientistas, foram cometa vindos de vários locais do espaço, contendo grande quantidade de água, que bombardearam a Terra freneticamente, por um período de milhares de anos, sendo possível fazer com que o planeta esfriasse a um ponto aceitável. Com o esfriamento, os cometas com água que caíram sob a Terra começaram a ser responsáveis pela água que existem no planeta hoje, segundo esses mesmos cientistas.

Mas, deixando um pouco de lado o início da Terra, você já deve ter percebido que, no mundo todo, existem diversas ilhas, que estão espalhadas pelos oceanos do planeta. Segundo geólogos, as formações de ilhas têm muitas causas aparentes, sendo a mais comum a formação por meio de vulcões marítimos. Por conta disso, inclusive, que a maioria das ilhas “recentes” surgem no planeta. O local com a maioria de ilhas do no mundo é o Oceano Pacífico, sendo que é considerado o maior oceano do planeta, banhando as costas oestes do continente americano e, também, as costas lestes da Ásia e da Indonésia. Pois bem, podemos ver a grandiosidade desse oceano. O que você talvez não saiba é que grande parte das ilhas do Oceano Pacífico são verdadeiras estâncias turísticas, que estão prontas para te receber em uma visita inesquecível.

As Ilhas No Oceano Pacífico

Viajar é uma das coisas preferidas das pessoas, que vislumbram estar nesses locais para poder descansar, curtir, enfim. Se aventurar. Então, confira um pouco mais sobre algumas das ilhas mais famosas do Oceano Pacífico.

Havaí

O Havaí é quase que um sinônimo de local paradisíaco. Pertencente aos Estados Unidos, a ilha é um dos estados mais afastados dos EUA, já que está localizado há mais de três mil quilômetros de distância da costa estadunidense. Por estar localizado no pacífico, a ilha é faz parte dos “Estados do Pacífico”. Sua maior cidade, Honolulu, também é a sua capital, e a ilha, por sua vez, tem uma economia fortemente baseada no turismo.

O Havaí, com seus conjuntos de ilhas, possuí 28 mil quilômetros quadrados, possuindo mais de 132 ilhas. Dessas centenas, apenas oito ilhas são as que são habitadas do estado americano. As outras são estâncias turísticas ou, ainda, não são habitadas nem exploradas, o que é um prato cheio para aventureiros.

A ilha é conhecida, também, pela sua grande atividade vulcânica, sendo que, em seu território, existe um parque, que é conhecido por “Parque dos Vulcões do Havaí”, que foi elevado para patrimônio da humanidade. Foi em Honolulu, por exemplo, que os Estados Unidos viram nascer o 44° presidente dos EUA, e, também, o primeiro presidente negro da história do país: Barack Obama.

Polinésia Francesa

A Polinésia Francesa também é vista como um grande local para realizar turismo, e muitas pessoas sonham em passar alguns dias na ilha. Segundo os visitantes que já tiveram o privilégio de passar pelo arquipélago, é um local que parece ter saído daquelas paisagens das capas de caderno que sempre compramos. Possuí cinco arquipélagos, com varias ilhas que compõem os quase 5 mil quilômetros quadrados de área, sendo considerado um país ultramarino.

Em se tratando de economia, a área dos serviços concentra mais de 60%, enquanto que a indústria e a agricultura fazem parte dos 40% restantes (indústria 32% e agricultura 8%). É um dos estados franceses com menor taxa de criminalidade, além de contar com boa infraestrutura de saúde nas ilhas mais habitadas, porém sofrível em locais com baixa população. Algumas vezes, a população da polinésia tem que se deslocar até o Taiti para receber um tratamento mais adequado.

As praias são deslumbrantes, assim como os cenários no cair da tarde e no nascer do sol. É, sem dúvida, umas das experiências mais bacanas que uma pessoa pode querer para si. Embora seja considerado um estado francês, a polinésia francesa possui uma grande autonomia, tendo, até mesmo, um presidente e um conselho administrativo.

Ilhas Cook

Muitos visitantes consideram o arquipélago como uma continuação das ilhas da Polinésia Francesa. Com um visual de tirar o fôlego de qualquer um, o local é bastante propício para a prática do mergulho, devido às suas águas cristalinas, o que deixa o passeio ainda mais emocionante. O nome, Cook, é homenagem ao navegador inglês James Cook, que descobriu o arquipélago em 1770. A vida marinha, bem como a fauna e os corais são outras riquezas presentes nas ilhas Cook, que podem fazer qualquer apaixonado por biologia marinha se derreter de felicidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *