Hidrografia Norte Americana
Na América do Norte a maior parte da hidrografia é formada por lagos. A maioria deles tem suas nascentes perto das geleiras, pois surgem do derretimento delas. Ou ainda formado por origem glacial que deu origem a Grandes Lagos que conta com o Superior, Michigan, Huron, Eriê e Ontário. Eles se encontram na fronteira dos Estados Unidos e Canadá, mais para região norte-nordeste.
Porém a hidrografia norte americana não se resume a somente isso, ela possui uma grande quantidade de rios que são muito significativos e se destacam no mundo inteiro, alguns deles são: Mississipi, Colorado, Yukon e São Lourenço
Muitos desses rios são ótimos para construção de hidrovias e aqueles que se encontram em planaltos e possuem a caída necessária são usados também para geração de energia elétrica por meio das hidrelétricas. Entre eles se destacam Colorado e Colúmbia, ambos nos Estados Unidos.
Hidrografia Estadunidense
Como um dos maiores países do mundo, 4° para ser mais exato, a hidrografia dos Estados Unidos é muito variada e extensa, sendo utilizada para diversas coisas.
A energia de hidrelétricas são as mais utilizadas no país, pela quantidade de rios e lagos já citados acima , por conseguirem produzir bastante e por ser uma das mais baratas. Sendo utilizada pelos habitantes e também pelas indústrias.
Os lagos também exercem bastante importância no transporte hidroviário, principalmente os Grandes Lagos e alguns deles conseguem até gerar energia como nas cataratas do Niágara, presente nos lagos Eriê e Ontário.
A hidrografia nos Estados Unidos é muito importante não só para transporte e energia elétrica, mas também para economia.
Os Principais Rios dos Estados Unidos
Missouri– Em extensão é o maior rio do território Americano, é afluente do Mississipi. A união dos rios Missouri-Mississipi faz com que ele seja o quarto maior do mundo. E a bacia hidrográfica que engloba esse rio passa por cerca de um sexto do continente norte americano.
Mississipi– Sendo o segundo maior em extensão dos EUA. Sendo principal rio da maior bacia do Estados Unidos. Juntos Mississipi e Missouri, quando se unem medem aproximadamente 6270 km. O significado da palavra vem da língua ojibwe, que é a palavra misi-ziibi, traduzida significa grande rio.
Ohio– É um rio muito importante para o lado leste dos Estados Unidos, também afluente do rio Mississipi. Atravessa vários Estados desde de Pittsburgh até desaguar no Mississippi com seus 1579 km, principalmente o próprio Ohio, mas também Kentucky, Indiana, Pensilvânia, Virgínia Ocidental e Illinois. As principais cidades banhadas pelo Rio Ohio são Pittsburgh, Cincinnati, Louisville, e Evansville.
Colorado: Rio que possui cerca de 2300 km de extensão e passa tanto nos Estados Unidos como no México. Nasce nas montanhas rochosas do colorado e corta uma região muito árida da América do norte, se não a mais árida. Passa por cinco estados diferentes e sua bacia possui cerca de 632.000 km², desemboca no Golfo da Califórnia, México). Um dos mais importantes rios a formar o Grand Canyon. E devido sua ao seu desnível acentuado, forma muitas cachoeiras, cascatas e corredeiras. Isso fez com que esse rio propiciasse a construção de usinas hidrelétricas e tornasse uma das principais fontes de energia hidrelétrica.
Columbia– Com mais de 2000 km de extensão é um rio que nasce no Canadá, próximo à fronteira e deságua no pacífico já no território americano. Devido a sua origem o rio recebe grande volume de água das montanhas, e por isso possui o desnível necessário para comportar quatorze hidrelétricas em sua bacia, porém somente nove nos Estados Unidos da América. Passa por diversas cidades da costa oeste e abastecendo uma parte rica da economia estadunidense.
De uma maneira geral aas planícies centrais possuem grandes bacias hidrográficas como a Mississipi-Missouri, que drena junto umas das mais extensas bacias do mundo. Sendo rios com diversos altos e baixos, ótimos para navegação .
Já a parte leste dos Estados Unidos da América possuem rios que ajudaram muito na economia e na história do país, um deles é o Hudson, que apesar de ser pequeno comparado aos dito à cima, com cerca de 500 km, é muito importante para o estado de Nova York e desemboca no oceano Atlântico, na própria cidade de Nova York. Sua importância vai desde de penetração do continente, transporte para os colonizadores, como na economia para ajudar no escoamento de minério de ferro extraídos nos Apalaches.