Energia Física

A energia é um conceito que possui grande aplicação em física. É uma grandeza física que é definida como a capacidade de corpos e sistemas para fazer um trabalho. A energia pode adotar várias formas e pode ser transformada de uma em outra forma (conversão de energia), mesmo que não se crie nem se destrua (princípio da conservação da energia). As unidades mais usadas são o Joule (J), o Electro-volt (ev), caloria (Cal) e o Quilowatt-hora (kWh).

A energia possui duas classificações que são formas fundamentais: A energia potencial e a energia cinética. A Energia Potencial é a energia armazenada em um corpo ou sistema em consequência de sua forma, estado ou posição. Nesta forma de energia está inclusa a energia elétrica, energia potencial gravitacional, energia química e energia nuclear. A Energia Cinética é aquela do movimento, e é definida como trabalho que será feito sobre um corpo que tem energia, quando ele é levado ao repouso.

Energia em Outras Áreas de Estudo

Embora a energia seja um conceito muito relacionado com a física é essencial destacar que ela também está ligada a outras áreas do conhecimento como biologia e química. Para se ter uma ideia de sua relevância basta dizer que os seres vivos dependem da energia para que possam sobreviver. Ela é obtida através da alimentação (nesse caso energia química) e também por meio do recebimento de energia através do sol.

Conceitos Importantes de Energia

Lei da Conservação de Energia

Esse princípio geral da conservação de energia observa que ela não pode ser nem perdida e nem destruída, apenas transformada. Dessa forma num sistema que se mantenha isolado existe a manutenção da energia, isto é, mesmo que mude de forma ela se manterá igual. O exemplo mais fácil de compreender é o da luz do sol que chega a superfície da Terra aquecendo a água, o que se chama de calor sensível e com tal aquecimento faz com que a água se transforme em vapor que é então levado para a atmosfera dando origem então as nuvens que se configuram como energia potencial gravitacional e calor latente.

Quando a água retorna para a superfície do planeta o faz sob a forma de energia cinética dando origem a rios e lagos que posteriormente passarão por represamento, demonstração de energia potencial gravitacional. Na sequência novamente temos um exemplo de energia cinética originada pelo movimento das pás da turbina impulsionadas pela água. Esse movimento á origem a energia elétrica.

Conhecendo os Diferentes Tipos de Energia

A seguir vamos apresentar com um pouco mais de detalhes os diferentes tipos de energia que existem na física.

Energia Mecânica

De forma resumida essa é a energia que se refere a capacidade que um corpo possui para realizar trabalho. Trata-se de uma energia que possui ligação estreita com outros dois tipos de energia, a cinética e a potencial. Como já citamos a primeira se refere a energia de gerada pelo movimento dos corpos enquanto a segunda é a energia que fica armazenada nos corpos e que podem ser convertidas em movimento.

Energia Sonora

O som também tem formato de onda, assim como a luz, e entendemos como energia sonora aquela que podemos ouvir através do nosso sentido da audição.

Energia Térmica

Consiste na observação de capacidade de movimento das partículas subatômicas de um corpo. Assim quando a temperatura do corpo é mais alta possui mais energia devido ao movimento intenso de suas partículas. Se esse corpo entra em contato com outro que possui menor temperatura a tendência é que aconteça o chamado equilíbrio térmico através da transferência de calor.

Energia Luminosa

Trata-se da energia que acontece por meio da luz visível, daquela que conseguimos enxergar.

Energia Elétrica

Consiste na energia que é produzida a partir das cargas elétricas que as partículas subatômicas possuem. O deslocamento de tais cargas é o que dá origem a corrente elétrica, aquilo que chamamos de eletricidade.

Energia Nuclear

Consiste na energia que está concentrada no núcleo os átomos e que pode ter sua emissão na forma de partículas ou radiação. Tem sido muito utilizada na medicina sob a forma de Raios-X além de radioterapia. Contudo, pode ter um uso não tão benéfico na forma de bombas atômicas e lixo nuclear.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *