Nova Teoria
De acordo com novas pesquisas, feitas por vários pesquisadores da Unversidade do Texas, a série de erupções ocorridas em Cáucaso e Itália, pode ter causado a extinção, ou uma drástica diminuição do Homem de Neandertal, bem como uma alteração significativa em seu habitat natural, da qual os hominídeos não puderam se recuperar.
Pesquisa Feita Pelos Cientistas
Os pesquisadores estudaram cavernas com camadas sedimentares, na Rússia, descobrindo que houve várias erupções vulcânicas entre as montanhas do Cáucaso e algumas regiões da Itália. De acordo com os cientistas, é bem provável que esses cataclismas, tenham ocasionado a morte de grande parte da população dos neandertais, sendo que o restante teria padecido de fome, em consequência dessa catátrofe que teria causado o desequilíbrio de todo o ecossistema. Essa hipótese para o fim dos hominídeos, já e conhecida por parte da comunidade científica, porém o maior desafio deles agora, é verificar qual o processo específico que gerou esse acontecimento.
Desenvolvimento da Teoria
Os cientistas tem dificuldades, para identficar o que poderia ter atingido uma espécie humana tão forte, que já tinha passado por várias calamidades naturais. No entanto, os estudiosos acreditam que essas erupções que ocorreram em série, teriam acontecido quase ao mesmo tempo,não permitindo a possibilidade de fuga dos hominídeos. Há hipóteses de que o Homo Sapiens também poderia ter sido afetado, no entanto, eles se concentravam mais na África e Ásia,enquanto os Neandertais, habitavam o continente Europeu, região mais afetada pelas erupções, principalmente na região de Nápoles, considerada uma das maiores erupções que já ocorreram na Terra.
Problemas Na Teoria
Os pesquisadores admitem que essa teoria não se consolidou, quando não conseguiu definir o tempo entre as erupções,e quanto tempo levou para a extinção total do Homem de Neandertal. O que a teoria detectou, é que de acordo com a teoria da evolução humana, os seres humanos já deviam vir competindo entre si, e consequentemente várias mortes já vinham ocorrendo, sendo que a erupção vulcânica teria sido apenas, o fator que faltava para iniciar o processo da extinção propriamente dita.
Mistério da Evolução Humana
Uma das principais dúvidas dos pesquisadores, era se o homem atual tinha seu DNA originado dos Neandertais, ou seja, se o Homo Sapiens e o Homem de Neandertal, trocaram genes entre si através do acasalamento.De acordo com cientistas, que sequenciaram o genoma do Neandertal, essa hipótese foi validada, pelas evidências encontradas, de que houve um fluxo.
gênico, que significa transferência de material genético de um corpo para outro, por meio de relacionamento sexual, fazendo com que cerca de quatro por cento do DNA no núcleo celular do homem moderno, seja originado dos Neandertais. Os pesquisadores fizeram a comparação do genoma neandertal com o de indivíduos oriundos de regiões e etnias diferentes, e o resultado revelou que as duas espécies possuíam relevante semelhança genética.
Salete Dias