Cresce cada vez mais o nível de conscientização da população mundial a cerca de conceitos e atitudes referente a reciclagem. Ainda temos que evoluir muito, pois estamos apenas engatinhando no assunto, mas já existe uma mobilização a respeito da importância de nossas atitudes para tentar frear os danos causados ao meio ambiente.
Neste contexto a reciclagem tem um papel muito relevante, embora ainda haja muito a fazer. No Brasil a quantidade de plásticos existente no lixo fica entre 5 e 10% de seu volume total, estes dados podem variar de acordo com as diferentes regiões. O plástico, assim como o vidro, ocupa muito espaço e o melhor destino para estes materiais é, sem dúvida, a reciclagem.
Empecilhos à Reciclagem
A reciclagem do plástico em nosso país ocorre com apenas 15% do montante de material, ou seja, 85% de todo o plástico produzido no Brasil vai parar na natureza. Um dos principais empecilhos à reciclagem consiste na enorme variedade de materiais, tipos diferentes de plástico.
Plásticos Recicláveis
Os tipos de plástico que podem ser reciclados são: saco de supermercado, potes de diversos tipos, embalagens de alimentos, artigos domésticos e recipientes, vasilhas, garrafas PET e tubulações. Muitos destes materiais acabam por se transformar em fios de costura, cordas, escovas, cerdas para vassouras, etc., depois de serem convertidos em grânulos.
Plásticos não Recicláveis
São eles: botão de rádio, cabo de panela, bijuterias, canetas, pratos, embalagem a vácuo, espuma e fraldas descartáveis.
Vantagens
A produção de plástico reciclado ocorre com 70% de economia de energia, sendo que neste contexto se considera todo o processo necessário, desde o momento de explorar a matéria prima primária até que se forme o novo produto final. Outro aspecto relevante quanto às vantagens da reciclagem do plástico é que se este produto descartado retornasse ao meio ambiente, com certeza estaria gerando poluição.
Podemos entender isto como uma inteligente alternativa frente às oscilações constantes do mercado que abastece, bem como uma forma de preservar os recursos naturais reduzindo, inclusive, o custo da matéria prima. O plástico reciclado possibilita aplicações infinitas, tanto em mercados tradicionais de resinas virgens quanto em mercados novos.
Exemplos de Utilização
Alguns dos produtos que podem ser feitos a partir de plástico reciclável são: frascos e garrafas, desde que não sejam usados para armazenamento de fármacos e alimentos, especialmente em casos de contato direto; cabides, baldes, pentes e demais artefatos que possam ser produzidos através de processo de injeção; madeira-plástica; cerdas, escovas, vassouras e demais produtos produzidos em fibras; sacolas e demais espécies de filmes; painéis utilizados no setor de construção civil, etc.
De modo geral podemos dizer que o plástico reciclado serve a quase todos os ramos da economia, por exemplo, móveis, calçados, têxtil, alimentos, telecomunicações, lazer, automobilístico, eletroeletrônicos, médico-hospitalar, construção civil, distribuição da energia, entre outros.