A mina de San José está localizada no deserto do Atacama a 30 km de Copiapó e a 800 km ao norte de Santiago. É uma mina de cobre e ouro, pertence à empresa San Esteban. Na mina de San José esse não foi o primeiro acidente, Três anos atrás um mineiro perdeu um das pernas. Nas empresas de grande porte são raros os relatos de acidentes, acontecem mais em pequenas propriedades.
Desabamento
No dia 5 de agosto, 33 mineradores trabalhavam a 700 m de profundidade e houve dois desmoronamentos na mina, bloqueando a passagem. As equipes de resgate, após 17 dias não tinha esperanças de encontrar sobreviventes e estavam em busca dos corpos, para surpresa de todos, ao enviarem uma sonda onde eles estão, descobriram que os 33 mineiros estavam bem. “Os 33” como começaram a ser chamados, estão em um refúgio para emergências em uma parte mais profunda da mina. No local há oxigênio, água e alimentos. Na sonda os mineiros conseguiram mandar um recado para a equipe de salvamento. O recado que foi entregue aos bombeiros dizia “Estamos bien en el refugio los 33” ,estamos bem no refúgio os 33. Com a notícia os familiares e a cidade ficaram muito felizes e agora começou uma luta para poder abrir um túnel para retirar os operários.
Resgate
Para a retirada das vítimas, foram mobilizadas mais de 100 pessoas com equipamentos especializados e ambulâncias. Por nunca terem retirado ninguém de uma profundidade tão grande e por ser um local de difícil acesso, os engenheiros calculam q o resgate seja feito de três a quatro meses. A demora se dá por causa o terreno, que pode ceder ainda mais. Para perfurar o duto a perfuradora Strata 950, a máquina responsável pelo duto pelo qual sairá os soterrados, fará um duto com 66 mm de diâmetro, na vertical e por dia a máquina vai perfurar apenas 15 m para não forçar o terreno até chegar os 700 m onde estão os mineiros. Se o terreno não mostrar alteração o diâmetro será alargado ainda mais para retirada das vítimas.
Espera
Os responsáveis do resgate já informaram os mineradores da demora, e eles estão cientes de que está sendo feito de tudo para retira lós o mais rápido possível. Para que os mineradores consigam passar por esse período bem, será mandado pelo duto alimentos, água e roupas. O psicológico dos sobreviventes também terá apoio para que possam passar por essa situação, eles já disseram por interfone que o lugar é um inferno, devido à alta temperatura, escuridão quase total e o ar que é muito empoeirado. Os familiares poderão se comunicar com mineros, pelo duto enviam bilhetes para amenizar a falta que eles fazem e poder conforta los dizendo que estão esperando a hora do reencontro.
Por Matheus Prado