Energia Elétrica
É a energia em que utilizamos todos os dias, se origina a partir de dois pontos que geram uma diferença de potencial, e assim ocorre uma passagem de corrente elétrica entres os pontos. Há diversas maneiras de se obter energia, não somente no seu modo direto. O calor, o movimento, o peso, a química e a luz consegue ser transformado em energia de acordo com o princípio de conservação de energia.
Possui uma certa facilidade no transporte e por isso chega a ser a mais utilizada no mundo além de que o custo acaba sendo totalmente compensável já que perde muito pouco durante essas transformações.
Atualmente são obtidas em maior quantidade pelas hidrelétricas ( principal fonte do Brasil), termelétricas, eólicas e termonucleares.
Consumo
O desenvolvimento sustentável de fontes de energia se tornou muito cobiçada nos últimos tempos. A população cresce cada vez mais e algumas fontes de energia estão se esgotando. O uso de energias não renováveis além de fazer com que elas diminuam, também contribuem para a poluição do meio ambiente. Combustíveis fósseis estão cada vez mais difíceis de se encontrar na natureza, o homem tem que procurar cada vez mais fundo,com cada vez que tecnologia.
Por isso a cada dia mais as energias renováveis têm sido buscadas para implementação. O grande problema é que por serem muito específicas elas precisam de condições especiais para serem implantadas. A energia eólica por exemplo precisa de grandes quantidades de vento para que as hélices consigam girar e gerar energia são gigantes. A energia hidráulica precisa de grandes quedas d’água para girar as turbinas. A energia solar necessita de lugares que apresentam temperaturas altas pelo menos uma grande parte do ano.
Assim cada país tenta trazer o que é mais próximo para sua realidade e que caiba no seus orçamentos pois muitas dessas fontes são bem caras. E é em cima disso que os governos têm trabalhado em cima, tentando mudar principalmente a consciência das pessoas que exageram no consumo.
A forma de utilização das fontes de energia nos dias de hoje são essenciais para que as gerações futuras possam ter o mínimo de qualidade de vida.Muitas pessoas não têm noção de como a energia está interligada a tudo que fazemos.
Sempre tentamos imaginar como as pessoas antigamente viviam sem energia, já que é uma coisa que usamos em todos os momentos da nossa vida. Se tivéssemos que voltar a esses tempos em que a energia elétrica não existia seria totalmente difícil de se adaptar, porém é realmente essa realidade em que estamos vivendo.
Alguns governos já anunciaram crises em tempos de seca, ou no mínimo uma certa restrição. No Brasil, a contas de energia elétrica tem se tornado cada vez mais caras, principalmente para que as pessoas gastem menos, e acontece que sempre ficamos em sinal vermelho nas contas, por gastar sem perceber.
A partir disso é muito interessante que todos saibam um pouco mais sobre o que estão gastando em casa, principalmente, para que o consumo não só fique mais barato, mas também mais sustentável. Primeiro de tudo é interessante saber quanto os eletrodomésticos gastam.
Os aparelhos elétricos e eletrodomésticos normalmente vem com a potência que eles fornecem, essa potência é dada em Watts. Essa potência indica a o tanto de energia que vai ser consumida dentro de um período correto. A grande dificuldade de calcular quanto foi gasto é saber quanto tempo o produto ficou ligado, pois para fazer a conta necessita dessa informação.
Com certeza os aparelhos que precisam esquentar ou então esfriar algo são os que mais gastam energia. A geladeira por exemplo é um grande vilão, outro vilão é o chuveiro elétrico, a geladeira não possui uma potência muito grande, porém é um dos únicos aparelhos que precisam ficar ligados o tempo todo.
Dispositivos que são facilmente desligados conseguem gasta bem menos, além de apresentarem um modo stand-by que faz com que gaste menos durante esse período de inutilização.
Para calcular o preço é preciso pegar contas passadas e ver o preço do Kwh e assim multiplicar pelo quanto você acredita ter gastado.
Com certeza é difícil ficar medindo, por isso a maior vantagem é se policiar durante o uso do objeto. Já existem aparelhos que conseguem gastar menos energia, e normalmente são até mais caros, porém fazem muita diferença, as lâmpadas são grandes exemplos disso.
De resto, vem tudo com a conscientização da população, com atitudes simples, tentando tomar banhos menos demorados,por exemplo, não só pela energia, como pela água desperdiçada. O simples fato de prestar atenção em luzes acesas, desligar televisores se ninguém for assistir, aparelhos ligados na tomada sem nem sequer estar sendo usadas. Na geladeira, a grande vilã, tente não abrir se não for algo realmente necessário.
A conscientização deve partir de cada um, para que ao chegar nas gerações futuras, elas não sofram por falta de gerenciamento dos recursos, que poderiam durar por muito tempo se fossem bem utilizados.