Conheça a Mata Atlântica? Não! Então corra para visitar, visto que os níveis de desmatamento são grandes ao ponto de colocar a região vegetativa em risco de extinção. Especialistas indicam que nos dias atuais existe apenas oito por cento do que existia na época colonial. A exploração indiscriminada que acontece de lá para cá faz com que a cobertura vegetal entre em ciclo de queda junto com o número de plantas e animais.
Animais e Vegetais em Extinção: Desmatamento da Mata Atlântico
Mesmo com a porcentagem pequenas de Mata Atlântica dos dias atuais não se pode ignorar a importância que a região possui não apenas para o Brasil como também ao mundo ao ajudar a regular o clima e diminuir os efeitos do aquecimento global. Não se pode ignorar o fato de que o nível de biodiversidade do local é conhecido por ser um dos mais ricos do mundo, o que traz a atenção de investimento internacional para preservar e criação de Organizações Não Governamentais (ONGs) que trabalham de modo específico para fazer a preservação do conjunto de floresta.
De acordo com especialistas a grande parte dos animais e vegetais que se encontra na lista de extinção se encontram presentes na região. Vale ressaltar ainda a questão das comunidades indígenas que vivem em harmonia com a natureza e sofrem processo de dizimação do local que acontece desde épocas coloniais. Com a chegada da independência o cenário caótico ao povo indígena piorou de forma considerável.
Parte dos indígenas que restauram participam do capitalismo selvagem. Ao levar em conta que de acordo com a Constituição Federal os índios não podem ser presos aumenta os rumores de comunidades que liberam espaço para quem quer desmatar, desde que seja paga propina que quando negligenciada causa fúria de índios que chegam a ameaçar a vida dos que devem dinheiro, como se fosse espécie de gangue.
Danos e Desmatamento da Mata Atlântica
O desmatamento na região prejudica de forma direta também aos povos que vivem nas florestas. Em tempos antigos existia cerca de 100 milhões de pessoas que moravam na região e tinham a disposição alimento e abastecimento de água. Porém, nos dias atuais mais do que a metade da estimativa antiga não mora no local. Em termos práticos o nível de proteção precisa aumentar à população que também necessidade de aprendizagem no sentido de convier em harmonia com as florestas.
Apenas com regras seguras existe a possibilidade que diminuir os números de tragédias ambientais que na Mata Atlântica de modo infeliz representa ponto básico. De fato, quando acontece queda da cobertura vegetal existem revezes não apenas sob a ótica econômica como também social em nível grave. Existem práticas que ajudam de forma direta a manter a sustentabilidade no local, como no caso do estímulo ao ecoturismo, embora existam ativistas que são contrários à prática no sentido de o tráfego dos automóveis e pessoas pode prejudicar o comportamento dos animais e também trazer maiores danos aos solos.
Importância de Evitar Desmatamento da Mata Atlântica?
O ato de preservar a Mata Atlântica se relaciona de forma direta com a necessidade de manter o próprio planeta com menos problemas em termos ambientais. De acordo com especialistas a zona vegetativa tem responsabilidade por regular o nível de fluxo que se encontram nos mananciais que servem para abastecer não apenas as populações locais como os centros urbanos que se encontram ao redor.
Não se pode ignorar o fato de que o solo da região precisa ficar assegurado no sentido de manter a fertilidade e por consequência promover maior facilidade para que o solo consiga produzir novas espécies e por consequência evita a queda do ciclo de extinção e por consequência aumenta as chances das belezas cênicas ficarem intactas em termos paisagísticos.
Outro ponto a se considerar se encontra no equilíbrio no clima que a Mata Atlântica em fatores de clima, sem contar que maior cobertura vegetal na região faz com que aumente as proteções às encostas da terra e as escarpas. Também existe importância fundamental em termos científicos, visto que espécies podem entrar no ciclo de extinção antes de serem descobertas por cientistas. Representa região que além de plantas medicinais serve também como alimentação para animais.
A qualidade de vida dos povos que habitam a região melhora de forma significativa. O local representa ponto no qual o ecoturismo se desenvolve com velocidade dinâmica e ajuda não apenas para a arrecadação como também no sentido de proteger as áreas de lazer. De forma prática evitar o desmatamento representa ponto necessário para manter a cultura e o valor do patrimônio histórico.
Como Ajudar na Preservação da Mata Atlântica?
Existem diversos pontos que servem como ajuda por parte da preservação da Mata Atlântica. Nesse sentido, procure arrecadar produções artesanais que são feitas no local de forma sustentável, de forma preferencial quando feitas por comunidades de índios o que por consequência valoriza a cultura nacional.
Se existir a possibilidade de acampar na Mata Atlântica há necessidade de seguir regras em termos de ética ambiental, como no caso de evitar o excesso de lixo na natureza, por exemplo. Jamais compre espécies nativas e que estão em ciclo de extinção, de forma principal quando o comércio acontece sob a ótica paralela e ilegal.
Ao fazer a aquisição de produtos compostos por madeira tenha em mente de que existe a necessidade de conferir a certificação de forma oficial não apenas na embalagem como também à internet. Por esse motivo, quando comprar móveis do gênero, opte por comprar produções que sejam sustentáveis. Outro ponto que não pode ser ignorado consiste no fato de evitar a compra de palmitos que não tenham o selo do IBAMA.
Mesmo que o preço seja maior, procure valorizar os produtos que possuem a certificação e são feitos por empreendimentos que possuem o máximo de respeito ao meio ambiente. Atenção, jamais faça a compra de animais silvestres, visto que o local deles deve ser nas florestas. Se souber que existe comércio ilegal não pense duas vezes em fazer a denúncia aos órgãos.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier