Acontecimentos Estranhos na Terra

Veja como a Terra pode ser ainda mais interessante em alguns recantos desconhecidos
Fenômenos estranhos acontecem em alguns locais do planeta: pedras que se movem sozinhas, erupções de lama e o canto das dunas no deserto são só alguns dos mistérios que a Terra esconde, e uma mínima parte do que a humanidade conhece.

Um exemplo de como a natureza pode ser interessante é o fulgurito: uma escultura de areia feita por um raio! Durante uma tempestade, um raio pode atingir uma área que tenha areia branca e fina. Quando isso ocorre, o raio aquece a temperatura do solo a até 4 mil graus, derretendo a areia.

Fulguritos

Mas como o raio atinge o chão se espalhando em direções diferentes, a areia vai sendo derretida nesse caminho que o raio faz. O resultado são essas esculturas belíssimas de areia chamadas fulguritos.

Chuvas de Meteoro

Um fato que pode virar até tema de filme de terror é o aparecimento de “geléia das estrelas” – uma gosma mole e de aspecto nojento que cai do céu durante a ocorrência das chuvas de meteoro no planeta.

Gosma

O Reino Unido, por exemplo, possui exemplares de geléia de estrelas, que os cientistas acreditam que possam ser conseqüência da proliferação de micro organismos semelhantes a fungos.

Pedras que Andam

Já em Racetrack Playa, situado nos Estados Unidos no estado da Califórnia, o problema são os passeios das pedras pelo chão. Sim, pois nesta superfície lisa que fica no leito de um lago seco, o vento forte arrasta as pedras por vários metros, às vezes por dezenas de metros.

Passeios

No inverno a situação fica ainda mais destacada, pois a camada de gelo que se forma na superfície do solo e deixando-o mais escorregadio ajuda no deslizamento das pedras, fazendo com que elas percorram distâncias ainda mais longas.

Dunas Cantoras

Nos desertos a diversão fica por conta das dunas cantoras: em desertos que ficam próximos a mares ou oceano, é comum ouvir sons graves vindo das dunas de areia do local.

A explicação é que os grãos de areia úmidos se movimentam, causando um atrito que provoca o barulho. O som é mais intenso se houver um pouco de sal nos grãos de areia: nestes casos pode chegar a até 100 decibéis, volume bem maior do que o indicado para manter a audição saudável (o barulho ouvido durante uma viagem de metrô é mais baixo do que isso).

Vulcão de Lama

E para terminar o passeio pelos mistérios do planeta, temos o vulcão de lama, que expele uma combinação de sedimentos, água pressurizada e gases inflamáveis que podem ou não fazer parte da mistura expelida pelo vulcão. A erupção pode ser fria ou quente, dependendo da presença dos gases inflamáveis.
Este tipo de vulcão ocorre em locais acidentados ou onde o solo é instável.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *