Se alguém perguntar para você o que é a Amazônia, com certeza a resposta imediata será que é uma das maiores reservas verdes do mundo e está localizada na região Norte do nosso país. Acertamos? De fato essa resposta não é errada, mas a Amazônia se estende por outros países também. Nessa conversa, vamos aprender um pouco mais sobre a parte amazônica que cabe à Colômbia.
Um Pouco Sobre a Amazônia
A Amazônia compreende a região que percorre a maior parte da Bacia Amazônica, localizada por toda a extensão da América do Sul. Essa bacia, está entre as maiores do mundo com sete milhões de quilômetros quadrados de extensão, onde cinco milhões e meio de quilômetros quadrados desse total são totalmente cobertos pela floresta tropical que leva o mesmo nome da Bacia Hidrográfica.
Por toda a extensão da Amazônia encontram-se nove países diferentes, entre eles o Brasil, onde está 60% de toda a floresta. Além do nosso país, vamos ter o Peru, a Colômbia, a Venezuela, o Equador, a Bolívia, a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa. Hoje, a Amazônia equivale a mais da metade de todas as florestas tropicais que existem no nosso planeta e compreende a maior biodiversidade que uma floresta tropical possui no mundo.
Em 2000, a Organização das Nações Unidas, a ONU, decretou o Parque Nacional do Jaú, localizado na extensão da Amazônia, como um Patrimônio da Humanidade. Posteriormente em 2008, a Floresta Amazônica esteve entre as pré-selecionadas para fazer parte das Novas 7 Maravilhas da Natureza pela Fundação Sete maravilhas do mundo moderno, mas não foi escolhida.
Amazônia Colombiana
Assim como a Amazônia possui grande importância para o nosso país, ela também vai ter a mesma importância para a Colômbia. Por lá, a Amazônia ocupa 42% do território nacional, sendo também a região menos populosa do país. Isso significa que a Amazônia Colombiana é a mais florestal de toda a extensão desse bioma, com uma superfície de 483.119 km quadrados.
Delimitação
Para a geografia, a Amazônia colombiana está delimitada sob três diferentes critérios: a Bacia Hidrográfica, o Biogeográfico e o Político Administrativo. Vamos conhecer cada um deles separadamente.
Bacia hidrográfica
Essa delimitação inclui todas as bacias hidrográficas que drenam suas águas para o Rio Amazonas. Podemos usar nesse caso, o exemplo dos rios Caquetá e Putumayo.
Biogeográfico
http://www.youtube.com/watch?v=HGbQKsADBb8Já nesse segundo caso, os bosques basais que são usados como agentes delimitadores para a Amazônia colombiana. Isso significa que essa região está ascendida até os 1000 metros sobre o nível do mar apenas.
Político-administrativo
O Amazonas, Caquetá, Putumayo, Guainía, Guaviare e Vaupés, são exemplos de departamentos que compreendem totalmente essa delimitação. Da mesma forma os departamentos Nariño, Cauca e Meta, também estão inclusos, mas somente de forma parcial.
Hidrografia
Já citamos alguns rios que compreendem a Amazônia colombiana, mas existem alguns outros que também fazem parte dessa lista. O principal rio é o Rio da Amazônia que é o segundo mais extenso do mundo e no caso da Amazônia colombiana, é onde estão os pontos mais fortes desse rio também. Vamos ter o Rio Japurá, Rio Putumayo, Rio Guaviare, Rio Apaporis e o Rio Uaupés.
Sub-regiões e Parques Nacionais
As sub-regiões da Amazônia colombiana, são aquelas onde existe povoação, mas de uma forma bem reduzida. Algumas dessas cidades não ultrapassam os 30 mil habitantes, mas não deixam de ser importantes também para a região. As sub-regiões da Amazônia Colombiana são:
Amazônia meridional, Planície do Inírida, Piedemonte amazônico, Planície do Putumayo, Planície do Guaviare, Planície do Caquetá, Serrania de Chiribiquete e Trapézio amazónico.
Da mesma forma, os parques nacionais da Amazônia colombiana possuem uma extrema importância para a região e merecem destaque também. Vamos encontrar em toda a região da Amazônia colombiana os seguintes Parques Nacionais Naturais:
Parque Nacional Natural Amacayacu, Parque Nacional Natural La Paya, Parque Nacional Natural Río Puré, Parque Nacional Natural Chiribiquete, Reserva Nacional Natural Puinawai, Parque Nacional Natural Tinigua, Parque Nacional Natural Alto Fragua Indi-Wasi, Parque Nacional Natural Cahuinarí, Reserva Nacional Natural Nukak e Parque Nacional Natural Serranía de los Churumbelos Auka-Wasi.
De todos esses parques nacionais que citamos acima, o Parque Nacional Natural Serra de Chiribiquete é o maior deles com 2.782.353 hectares. Ele sofreu um aumento de extensão proposital, dado pelo Ministério do Ambiente da Colômbia, o que fez com que ele passasse a ocupar um quinto da Amazônia colombiana.
Expansão do Parque Chiribiquete
Como citamos mais acima, o Parque Nacional Natural Serra de Chiribiquete, é o mais importante da Amazônia Colombiana com 2.782.353 hectares. Ele passou por um aumento de sua extensão autorizado pelo Ministério do Ambiente da Colômbia, para que a proteção das áreas afetadas pelo desmatamento pudessem ser protegidas, já que o desmatamento equivalente a essa região ultrapassava os 30% do país inteiro.
Além do principal motivo que foi o combate ao desmatamento, o aumento do Parque Nacional Natural Serra de Chiribiquete veio para melhorar o sistema de produção da região que o cerca e melhorar as condições de vida dos habitantes local. Além desses dois fatores principais, o Parque Nacional Natural Serra de Chiribiquete ainda ajuda a manter um sistema agroflorestal mais sustentável, evitando que a região desapareça futuramente, mesmo parecendo impossível de acontecer.
Desmatamento
Assim como acontece com todas as áreas verdes do mundo, a Amazônia Colombiana sofre com desmatamento e os números preocupam bastante os ambientalistas locais. A média informada pelo governo foi de 162.462 hectares devastados em apenas 2 anos. As derrubadas da floresta da Amazônia colombiana estão cada vez maiores e esse número só tende a aumentar.
O desmatamento da floresta vem sendo acompanhado pelo governo local através de monitoramento via satélite, no momento apenas nos pontos mais críticos para que possam ser apontados os principais problemas e causas desse fenômeno. Como, mesmo não sendo permitida por lei não tem como evitar o desmatamento por completo, mas o governo pode adotar medidas para que ele seja reduzido consideravelmente.
Quando existe um alto índice de desmatamento de um local, ele coloca em risco toda a biodiversidade desse meio, por isso que o governo colombiano luta tanto contra esse problema, já que está nesse país a maior parte da Amazônia, como pudemos ver mais acima.
la amazonia colombiana un lugar inmenso y hermoso del cual todo el mundo puede disfruar…
muchas gracias por el post! excelente imagenes y documento