Nosso país é conhecido mundialmente como o local onde se encontram as mais belas praias do mundo. O nosso litoral é recheado de praias habitadas e não habitadas e que acabam atraindo da mesma forma, milhões de turistas ao redor do mundo inteiro e até mesmo do nosso país. Acontece que entre essas milhares de opções existem aquelas que são protegidas e podem precisar até de alguns cuidados ao permanecer nesses locais, para evitar a sua destruição.
Então se você planeja as suas próximas férias, principalmente se deseja passar essas férias aqui no Brasil, vai adorar conhecer alguns desses paraísos naturais e totalmente preservados, mas que vale a penas visitar algum dia e comprovar toda essa beleza de perto. Pensando exatamente nisso, escolhemos alguns destinos maravilhosos e com um custo bem relativo.
Pantanal/Bonito
Sabemos da importância do Pantanal para o nosso país, tanto quanto ao turismo como quanto ao meio ambiente. Essa região ocupa 140 mil quilômetros de extensão do nosso país e a maior parte dela, mais precisamente 65%, está localizada no Mato Grosso do Sul. Hoje o Pantanal faz parte da Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade. O maior atrativo dessa região com certeza é a vegetação, muitas vezes exclusiva, os grandes rios e mares além dos animais selvagens que só vivem nessa região.
Além do Pantanal em si, você ainda poderá conferir a beleza única de Bonito, município de maior importância para quem pratica o ecoturismo no Brasil. Bonito possui uma fauna e uma flora de extrema riqueza, rios e cachoeiras com águas super cristalinas além das praias de paisagens inesquecíveis. Bonito é um local tão completo que foi escolhido pelo 11º ano consecutivo, como o melhor destino para a prática de ecoturismo no nosso país.
Mas visitar Bonito, assim como boa parte do Pantanal, vai exigir de você alguns cuidados importantes sobre acesso. Por exemplo, o número de pessoas que podem praticar o ecoturismo na região é limitado por cada dia e barcos a motor também não são permitido.
A fiscalização feita nessa região pelos órgãos da Secretaria do Meio Ambiente é muito rigorosa, a ponto de punir com multa não somente o turista como também as agências de turismo. segundo agências de turismo locais. Além disso, aulas de Turismo e Meio Ambiente são oferecidas aos alunos de 8° e 9° ano das escolas municipais da região com o objetivo de formar uma população local consciente sobre a importância da preservação ambiental.
Se você quer conhecer Bonito ou o Pantanal, a melhor época do ano para visitar qualquer um desses dois lugares é de dezembro a março e você gastará cerca de 300 reais por dia e por cada turista, isso incluindo os gastos com hospedagem, comida e os passeios ecológicos.
Jericoacoara
Esse paraíso fica localizado no litoral Oeste do Ceará, mais precisamente a 300 quilômetros da capital do estado, Fortaleza. Jericoacoara tem muitos atrativos naturais que vão além da praia que é muito bonita, aliás. Um desses são os mangues onde os turistas podem encontrar lindos cavalos marinhos, lagoas que ficam entre as dunas e que possuem águas totalmente cristalinas. Essas lagoas aparecem sempre nos períodos mais chuvosos . As duas também são grandes atrativos da região e podem chegar até 40 metros de altura e são muito utilizadas para passeios de bugre e a prática do famoso “skibunda” que é um esporte popular da região onde as pessoas descem as dunas sentados em tábuas de madeira e caem diretamente nos lagos locais.
As restrições de acesso ao parque de “Jeri” como o local é carinhosamente chamado pelos turistas, tornou-se um pequeno problema para muitos turistas. A distância e também o acesso de carros e ônibus, que ainda é muito restrito mesmo depois da construção de uma via direta à vila, ainda está entre as maiores dificuldades enfrentadas por todos que desejam conhecer Jericoacara.
Não existe melhor época para conhecer Jericoacoara já que esse município é uma ótima opção todas as épocas do ano. A média anual de temperatura é de 27 graus. Os gastos diários variam muito mas vão de 180 a 300 reais por pessoa incluindo hospedagem, alimentação e passeio.
Tibagi
Tibagi é uma pequena cidade localizada a 198 quilômetros de Curitiba. Se você gosta de praticar o ecoturismo e procura um ótimo lugar para essa prática, com certeza vai encontrar na charmosa Tibagi, sendo esta um dos principais pontos de prática de esportes na natureza também. Além da prática do ecoturismo, você ainda vai encontrar um centro histórico com relíquias muito bonitas.
De dezembro até março é onde você encontrará o melhor clima para viajar para essa cidade e os gastos variam em média de 180 reais por dia e por pessoa para gastos com hospedagem e alimentação.
Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses são um dos maiores atrativos turísticos não somente do Maranhão mas de todo o Brasil. Está localizado no Maranhão, como o próprio nome indica, ocupando uma parte do litoral oeste desse estado. Barreirinhas é a cidade foco para receber todos os turistas que desejam conhecer essa beleza natural e tornou-se ponto de partida destes também.
Nos lençóis maranhenses você encontrará lindas dunas e lagoas que ficam à disposição de todos os turistas desde que estes também estejam dispostos a enfrentar uma pequena trilha de carro totalmente sobre a terra, com obstáculos de areia e riachos, mas o resultado é muto válido, podem apostar.
Por ser uma reserva natural, o local precisa seguir diversas leis de conservação e preservação natural sendo agências de turismo e também os próprios visitantes, multados em caso de mau conduta. A melhor época para visitar os lençóis maranhenses é entre maio e setembro. A média de gastos a cada dois dias e por pessoa é de 350 reais incluindo hospedagem apenas.
Fernando de Noronha
O litoral de Pernambuco é abençoado com o lindo arquipélago de Fernando de Noronha e tornou-se um dos maiores pontos turísticos, principalmente de casais que partem de todas as partes do Brasil. São trilhas ecológicas, praias com águas cristalinas, diversas modalidades de mergulho, além dos passeios de barcos que são as mais diversas opções de programas que você encontra no local.
Por ser uma área quase que totalmente protegida, tendo seus 70% de área com acesso restrito ou totalmente proibido, existe um número limite de visitantes na ilha. Você pode visitar Fernando de Noronha a qualquer época do ano, mas com um melhor aproveitamento de abril a junho.