A cada dia que passa os brasileiros sabem maiores informações sobre as vantagens dos produtos sustentáveis. Conforme o mercado ajusta os preços ficam inferiores e acessível para a classe média. Quantidade de agrotóxicos prejudica a qualidade dos alimentos em níveis consideráveis. Governo aumenta autuações contra exploradores que realizam manejo insustentável e sem alvará para desmatar.
Também conhecido como consumo sustentável, visa acima de tudo consumir e ao mesmo tempo prejudicar o mínimo possível o ciclo da ecologia. Nos dias atuais consumir com cuidados necessários para com a natureza consiste em necessidade que se relacionada de forma direta com as diretrizes dos atos cívicos e qualidade na vida. Em grandes nações econômicas da Europa e nos Estados Unidos o fato consiste em realidade com maior fôlego do que o processo em nações emergentes, tais como chineses, indianos e brasileiros.
Dizer Um Basta!
Brasil consiste na nação destaque por conta dos recursos naturais e biodiversidade ampla aos pontos dos cientistas saberem no máximo a metade do que existe no país com tamanho de continente. Nesse sentido, ativistas defendem que o país deveria estar na liderança no que tange ao mundo sustentável, o que não acontece na prática. Além dos problemas de falta de fiscalização ou no campo legal para que os recursos sejam explorados, ainda existe o problema de mercado, com preços altos, e os referentes à educação ambiental.
http://www.youtube.com/watch?v=30neOewbPTgNecessidade De Reciclar
De acordo com parte dos especialistas o consumo sustentável possui base no conceito de que as explorações que aconteciam no passado não podem existir da mesma forma no presente, ou seja, apenas explorar sem levar em conta os danos nos ambientes e ao mesmo tempo a vitalidade para os recursos naturais se renovarem para servir ao público que chega à onda das novas gerações. Os planos visam desde o ponto que tem objetivo de extrair até as formas de descartar os produtos em locais preparados para fazer a reciclagem e trazer novos bens ao mercado sem ter que extrair matéria-prima da natureza.
Menos e Com Qualidade
Especialistas apontam que o melhor caminho para tornar a sociedade poderosa no campo sustentável está em educar para consumir em menor quantidade e com maior qualidade. Necessário ficar de olhos para saber se as marcas preferidas não usam de trabalho escravo ou se envolve com cadeias de explorações ilegais. Tenha em mente de que o aspecto social se relacionada de forma direta com o consumo verde.
Perigo Do Aumento Da Economia
Na crise mundial de 2007 ficou explícito que as nações conhecidas por serem emergentes possuem poder econômico ao ponto de não ter tanta dependência econômica de grandes potências do capitalismo como quando acontecia no passado. Porém, os países que crescem são os mesmos que possuem extensões de terras vegetativas que formam a grande parte dos habitats naturais que restaram no mundo globalizado. Nesse sentido, caso não aconteça reeducação de consumo, o desmatamento nas regiões pode aumentar e colocar a vitalidade do globo terrestre em risco.
Necessidade De Gestão Sustentável
Para os gestores florestais, gestão sustentável na área de floresta particular significa determinar, de forma tangível, como usar para garantir benefícios semelhantes, a saúde e a produtividade no futuro. Manejo deve avaliar e integrar uma grande variedade de fatores, às vezes conflitantes – valores comerciais, considerações ambientais, necessidades da comunidade e impacto até mesmo global – para produzir planos florestais. Na maioria dos casos, os administradores desenvolvem o sistema em consulta com os cidadãos, empresas, organizações e outras partes interessadas. As ferramentas e visualização evoluíram para melhores práticas de gestão.
Porque as florestas e as sociedades estão em fluxo constante, o resultado desejado do manejo florestal sustentável não é fixo. Tenha em mente, o que constitui uma floresta gerida de forma sustentável vai mudar ao longo do tempo. O desmatamento de espécies nativas da floresta tropical no Rio de Janeiro para a extração de argila à engenharia civil consiste em exemplo de manejo florestal não sustentável. Critérios e indicadores são ferramentas que podem ser usadas para conceituar, avaliar e implantar o manejo florestal sustentável.
A abordagem ecossistêmica é importante para a gestão ambiental. Representa uma espécie de estratégia para a gestão integrada dos recursos da terra, da água e de vida que promove a conservação e uso sustentável de forma equitativa. A aplicação ajudar a alcançar um equilíbrio entre os três objetivos da Convenção. O conceito se baseia em aplicação de metodologias científicas apropriadas e focadas em níveis de organização biológica que engloba as estruturas essenciais, processos, funções e interações entre os organismos e ambientes. Reconhece que os seres humanos com a diversidade cultural são componentes integrais dos ecossistemas.
A principal chave para uma efetiva descentralização está também na tomada de decisão pública local. Em 2000, o relatório do Banco Mundial revela que o governo local conhece as necessidades e desejos de seus eleitores melhores do que o governo nacional, enquanto, ao mesmo tempo, é mais fácil de culpar os locais por causa dos problemas ambientais.
Governança Política
Governo precisa idealidade projetos para desenvolver o consumo verde. Como, por exemplo, o Centro Mundial estabelecido no RJ. Representantes da ONU dizem que o projeto acontece em momento no qual o globo terrestre passa por situação delicada ao que tange às sociedades e a globalização que coloca como barreiras para o mundo sustentável. O próprio encontro do Rio Mais Vinte acontece no sentido de acompanhar as demandas que surgem por conta do crescimento global estipulada pela Organização das Nações Unidas. Não se pode ignorar o fato de que foi no encontro ambiental histórico ocorrido no Rio de Janeiro que os objetivos do Centro foram discutidos entre especialistas.
De acordo com regimes neoliberais nos países em desenvolvimento, o papel do Estado tem diminuído e as forças do mercado cada vez mais assumido o papel socioeconômico dominante. Embora as críticas de políticas neoliberais tenham defendido que as forças de mercado não são apenas inadequadas para sustentar o meio ambiente, na verdade é uma das principais causas da destruição da natureza. Por esse motivo governo faz esforços para que as mudanças aconteçam de modo mercadológico para mudar o fato de desmatar-evoluir para evoluir-sustentável.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier