Possível ajudar o meio ambiente ao fazer escolhas simples, práticas e educadas. As dicas são ensinadas para pessoas de qualquer idade. Não existe limite etário para se integrar ao exército verde em busca de mundo sustentável.
Especialistas apontam que há abundância de pequenos passos que pessoas podem fazer em casa para ajudar a salvar o meio ambiente. Enquanto a pegada ecológica de cada etapa é pequena, quando milhares fazem a mesma coisa é possível fazer diferença a se considerar.
Ao fazer pequenas modificações na maneira que se faz as coisas em casa já faz diferença, até mesmo como indivíduo. Possível matar os custos e melhorar a saúde, ao mesmo tempo, de modo a ajudar a salvar o meio ambiente.
Passos para Salvar o Meio Ambiente
1. Para reduzir as emissões de carbono ande a pé ao invés de usar um carro quando o seu destino está próximo. Melhor ainda, vá de bicicleta. Vale a pena investir ao considerar os efeitos positivos na saúde cardiovascular. Sem contar que o corpo pode gastar maior valor de energia e por consequência ficar saudável e em forma.
2. Caronas com amigos e colegas de trabalho proporciona benefício duplo. Possível minimizar as emissões de carbono e economizar com o dinheiro de combustível em níveis consideráveis, o que no Brasil representa notícia interessante ao levar em conta o preço nos postos de gasolina.
3. Caso o orçamento permitir procure trocar o carro velho por modelo híbrido e comece a usar biocombustível em vez de gás de petróleo tradicional. Pode custar um pouco mais do que o normal, mas os benefícios ao meio ambiente e à saúde são enormes.
4. Use o transporte público. Se perceber que os veículos do gênero possuem mais do que dez anos de uso não pense duas vezes para organizar grupo e reivindicar os direitos à atmosfera limpa ao governo que por consequência deve exigir a troca das frotas antigas aos operadores. Modelos velhos tendem a emitir alta quantidade de monóxido de carbono.
5. Coletar e utilizar a água da chuva para molhar suas plantas, lavar o carro e a casa soa como ponto indispensável para salvar o meio ambiente. O fato proporciona benefício duplo. O processo serve para economizar água preciosa, limpa e reduzir a conta de luz.
6. Instale grandes janelas para deixar o brilho solar iluminar os quartos durante o dia. Dessa forma se pode economizar em consumo de energia elétrica por não acender as luzes quando as luzes do sol estão no céu.
7. Plantar árvores e proporciona ar agradável para respirar. O quintal não é grande o suficiente, então, cuide de plantas pequenas no lugar.
8. Use ventiladores elétricos, ou refrigeradores de ar, em vez de ar condicionado.
9. Faça o uso de aparelhos que se movem a base de energia solar. Na atualidade há série de dispositivos do gênero, como fogões, carregadores universais e lanternas que funcionam por causa do sol.
10. Nos dias atuais os avanços também foram feitos para carros movidos à energia solar.
11. Pare de usar sacos de plástico quando fizer compras. Traga o seu próprio suporte. Isso vai reduzir o excesso nos aterros sanitários.
12. Desligue os aparelhos quando não utilizar. Até 30% da energia se economiza ao fio da tomada.
13. Abaixe o termostato em alguns graus no inverno. Camada extra de lençol ou cobertor não apenas vai manter o conforto como também ajudar a reduzir a conta de eletricidade de forma significativa, aponta grande parte dos especialistas.
14. Certifique de que a casa está isolada. O ato de isolar mantém o calor e frio no lado correto do espaço de vida. Considere não apenas o teto, mas também as paredes e sob o chão.
15. Use a janela para regular a temperatura. Mantenha portas fechadas de forma correta para evitar a perda de calor no inverno. Abra no verão. A brisa pode manter o ar fresco e esvaziar a atmosfera poluída.
16. Instale ventiladores de teto em vez de ar condicionado para manter os quartos confortáveis em climas quentes.
17. Preencha as lacunas. Gases do ar condicionado reduzem a eficiência energética de casa. Instale calafetagem em torno das janelas e portas e aumente a capacidade para reter o calor e frio nos momentos certos do ano.
18. Mude para lâmpadas fluorescentes porque duram mais e consomem menos em média de ¼, pelo menos.
19. Desligue as luzes quando não estiver em uso.
20. Compre baterias recarregáveis para aparelhos usados com frequência.
21. Recicle! Há cidades que exigem por lei classificar o lixo em papel, metais, vidro e resíduos orgânicos.
22. Ar seco nos pratos. Pare a máquina de lavar louça antes do ciclo de secador começar. Deixe a porta entreaberta para secar. O ciclo de secagem eletrônica consome alta quantidade de energia.
23. Atualize o refrigerador. Frigoríficos são aparelhos de energia intensiva na casa. Isto significa que quando mal conservados a energia frigorífica ineficiente custa dinheiro. Geladeiras recentes usam 40% menos de eletricidade do que refrigeradores de décadas atrás. Se decidir atualizar o frigorífico certifique de comprar visando durabilidade.
24. Use sabões e detergentes que não contenham fosfatos.
25. Lave a roupa em água fria a evitar o consumo de energia para aquecer. Nos dias de sol, use o varal em vez da secadora. As roupas ficam frescas e os raios do sol eliminam os germes.
26. Instale vasos sanitários de baixo volume de descarga. Estes usam 1,6 litros por descarga, em vez de 3,5 litros, ou seja, representa corte de mais da metade no consumo.
27. Utilize papel reciclado em seu escritório. Forneça as folhas usadas de rascunho para as crianças ou transforme nas reservas para notas na mesa de telefone.
28. Desligue o computador todos os dias. Mesmo que pareça não está fazer diferença. Você também reduz os riscos de sobreaquecimento ou curto-circuito com a prática.
29. Deixe o carro em casa e contribua menos para a poluição da atmosfera. Caminhe às lojas locais, o transporte público pode servir para ir trabalhar e sair com amigos para o jantar.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier