Transplante de Árvores: Características Gerais

Transplantar árvores e arbustos parece uma tarefa fácil, mas não é! Muitos transplantes fazem a espécie morrer devido à remoção ou instalação inadequada. Se você está prestes a implantar novo projeto paisagístico que tem sido negligenciado durante anos, então é necessário fazer os procedimentos com o máximo de atenção.

Para fazer com sucesso se faz necessário tomar medidas para melhorar a probabilidade de sobrevivência.  Com poucos cuidados aplicados ao máximo de atenção pode sair um trabalho de profissional.

  • Dificuldade: Média
  • Tempo Necessário: 2 Horas

Como Fazer Transplante de Árvores?

1- Localização! Antes do transplante determine se a árvore ou arbusto gosta de sol ou sombra, o espaço necessário e as necessidades de rega. Por exemplo, não colocar uma planta que anseia por água junto com outras que preferem condições de seca: As suas necessidades serão incompatíveis!
2- Procure cavar o buraco de novo antes de desenterrar a árvore ou arbusto. Depois de desenterrar a planta coloque de modo rápido no novo local para diminuir as chances de sucesso do transplante.
3- Estime a largura e profundidade do torrão fazendo um pouco de escavação exploratória em torno da planta. A largura do novo orifício deve ser duas vezes maior que o torrão. A profundidade deve ser mantida um pouco mais rasa para evitar poças e consequentes apodrecimentos.


4- Quando chegar ao fundo do buraco novo resista à tentação de quebrar o solo abaixo. Você pensaria que isso ajudaria a árvore ou arbusto, permitindo que as suas raízes a penetrem mais fundo. Em vez disso, o ato pode fazer a árvore ou arbusto afundar, convidando a podridão.
5- Desenterre a árvore ou arbusto selecionado aos transplantes. Mas não comece a escavar à direita na base de uma árvore madura ou arbusto. Em vez disso, comece a cavar a partir da base, ao longo de todo o perímetro. Tome cuidado! Se não tiver força é necessário chamar alguém para ajudar a levantar!
6-Uma vez que se tenha removido o solo o suficiente em torno dos lados da planta você é capaz de deslizar e afrouxar o aperto do vegetal sobre a terra abaixo dela. Depois de solto, espalhe uma lona no chão e se mova de modo suave nas proximidades da árvore ou arbusto para a lona.
7- Usando a lona como um meio de transporte, arraste a árvore ou arbusto para o novo buraco. Gentilmente deslize o conteúdo para dentro do buraco em linha reta. Tampe o solo com firmeza e água para eliminar bolhas de ar. A formação de bolsões podem prejudicar a árvore ou arbusto a fazer o transplante.
8- Procure moldar o solo em um anel em torno da árvore ou arbusto recém-transplantado, formando uma berma que vai pegar água como uma bacia. Isso irá ajudar a alcançar seu objetivo principal daqui em diante, mantendo as raízes do novo transplante bem regado até que se torne estabelecido.
9- Hora da água. O primeiro verão seria uma tarefa difícil para a planta e o clima. A rega é tão essencial como qualquer coisa para o sucesso em arbustos e árvores.

Melhor Período para Fazer Transplante de Árvores?

Para a maioria das árvores e arbustos o final do inverno ou início da primavera são as melhores épocas para transplante. Na primavera é o segundo melhor tempo. No verão não se aconselha (muito quente). No auge do inverno é quase impossível (no Norte) a menos que se tenha feito toda a sua escavação antes do tempo.

O tempo dado para este projeto transplante é de 2 horas. No entanto, isso vai depender das circunstâncias. Cavar uma árvore madura ou arbusto de solo rochoso pode ser trabalho extenuante.

Quanto tempo se leva dependerá em grande parte da saúde, experiência e disposição. Uma técnica às vezes utilizada para facilitar o transplante de árvores ou arbustos de porte significativo é a poda de raízes.

Dicas para Fazer Transplante

Transplantar uma árvore de pequeno porte (muda) é um pouco mais complicado do que comprar uma árvore que cresceu no recipiente. No entanto, os princípios básicos são quase os mesmos, apenas se requer mais cuidado.

Selecione uma muda para o transplante. O rebento terá de ser pequeno o suficiente para poder cavar o sistema radicular. Além disso, é preciso ter certeza de que há variedade que pode lidar com o estresse do transplante.

Escolha local apropriado para receber o transplante de novo. O solo precisa ser um tipo similar, com drenagem semelhante e exposição ao sol para a nova árvore prosperar. Escave o furo para receber o primeiro transplante.

Se o solo é difícil ou compactada, então é necessário cavar buraco muito maior para afrouxar o solo ao redor do perímetro e se tornar mais fácil para as raízes se espalharem quando começarem a crescer para fora. Normalmente quando existe a árvore transplantada é necessário adiar a adubação até que a espécie comece a se estabelecer.

Desenterre a árvore de transplante. Necessário começar cortando um círculo em torno do sistema radicular da muda. Faça cortes de cerca entre doze e trinta centímetros a partir da base tão profunda quanto necessário, de modo que seja possível preservar as raízes intactas.

Se o terreno é firme o suficiente e tem umidade, por vezes você pode cortar ao redor e abaixo da massa da raiz principal e remover de modo intacto, sem perturbar as raízes. Se o solo estiver muito seco molhe de modo completo antes de começar a cavar.

Retire a muda e agarre perto do chão, levantando para fora do buraco. Se ela tem uma grande raiz da torneira ou grandes raízes que se estendem a partir do tronco que não se corta.

Tenha em mente de que as raízes fora da terra trazem graves danos e as chances de sucesso são menores. Qualquer abalo, choque ou outra ação irá diminuir a oportunidade da árvore se sobreviver, soltando o solo ao redor das raízes.

Coloque a muda no buraco que cavou no novo local. Certifique-se de que a muda está na mesma profundidade da remoção. Preencha o nível de buraco com o solo adjacente.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *