A educação ambiental do Lixo é uma forma que garante sucesso para os programas de coleta seletiva e também para a diminuição de lixo no ambiente. Esse novo olhar tem por objetivo ensinar aos cidadãos que a educação ambiental é um processo participativo em que os problemas ambientais, especialmente o lixo, pode ser transformado através do desenvolvimento de habilidades e pela busca por soluções que possam ser eficazes para tais problemas.
Consciência da Sociedade
É importante que a sociedade tenha a consciência que é preciso buscar uma convivência harmoniosa com o meio ambiente e, portanto, se faz necessário preservar a natureza, pois os seus recursos não são inesgotáveis e esses devem ser utilizados de maneira racional. Dessa forma, evitar o desperdício é preciso. Atualmente existe uma grande preocupação em diminuir a quantidade de lixo que toda a sociedade gera nas diversas atividades cotidianas. Mas nós sabemos que a produção do lixo é inevitável, e por isso, é preciso que a população tenha consciência que a diminuição da quantidade de lixo produzido é importante para diminuir o problema de destinação do lixo e também para a menor utilização de matéria prima. Assim, a pessoa aprende a diminuir a produção de lixo e consequentemente utilizara menos produtos.
O Lixo
Podemos considerar o lixo como qualquer tipo de material descartado, de origem humana. O lixo que o homem produz é uma parte do lixo produzido diariamente, pois existem também resíduos que são de outros setores. O lixo pode ser classificado de acordo com sua origem, e ele pode ser originado: Dos estabelecimentos comerciais: Esses são grandes geradores de lixo e a sua maior produção vem dos restos de alimento, dos papéis, das embalagens e etc. Dos espaços públicos: As ruas e as praças geram resíduos como entulhos, folhas e terras, esses são mais comuns. Das residências: As casas produzem lixos como os papéis, embalagens plásticas, latas entre outros. Das indústrias: A produção vai depender dos materiais que elas utilizam, mas geralmente produzem lixos sólidos e líquidos. Do setor da saúde: Essa área produz um tipo diferente de lixo que é conhecido como “Lixo patogênico”, que pode causar muitas doenças, devido esse lixo conter materiais usados como seringas, agulhas, curativos e etc.
Princípios da Educação Ambiental Sobre o Lixo
Apesar de o lixo levar um grande tempo para se decompor e também ocupar um grande espaço, nós podemos fazer com que ele deixe de ser um problema e passe a ter um tratamento adequado. Com iniciativas de educação ambiental é possível fazer com que o lixo seja:
- Reduzido: A partir da redução da quantidade de lixo gerada, quando for possível.
- Reutilizado: Reutilizar produtos antes de serem descartados.
- Reciclado: A reciclagem é uma alternativa quando não há possibilidades de reduzir ou reutilizar os produtos.
Por: Érica Ap. Gomes