Vivemos em uma sociedade onde tudo é uma sucessão de atividade. Exatamente todas as nossas ações irão depender da ação anterior de outra pessoa ou até mesmo a ação natural do planeta. Quando isso acontece de forma natural, com as nossas plantas, árvores, mares, etc, tudo fica muito mais interessante e passamos a analisar melhor essas mudanças para que, através desses, descobrimos novas possibilidade, novas saídas para problemas de ordem geográfica que antes era dado como impossível de se resolver, ou até mesmo descobrir novas formas dessas cadeias. Nosso planeta passa por mudanças constantes e conhecer exatamente o que ele nos oferece é importante sim, mesmo que nunca precisemos usar a prática.
.
A geologia é uma ciência geográfica que estuda o planeta Terra e toda sua composição. É por esse ramo que entendemos certas formações naturais, a estrutura do nosso planeta, as suas propriedades físicas entre tantas outras características. É na geologia também, que vamos encontrar a definição para o assunto dessa nossa conversa. Aqui vamos entender um pouco mais sobre lixiviação, um processo geológico de separação de minerais presentes na primeira camada do solo.
Vamos Entender Melhor esse Processo Então?
O Que é Lixiviação
Apesar de o termo ser bastante conhecido devido a geologia, a lixiviação pode ser feita também em outras ciências como a metalúrgica, a química e as ciências do solo. Em termos gerais, podemos entender por lixiviação o processo que é feito para extrair de uma determinada substância que está presente em algum componente sólido, fazendo com que este se dissolva em liquido. Pode ser um pouco complicado de entender a principio, porém a lixiviação é muito simples e comum.
Usando a geologia como exemplificação, o processo de lixiviação ocorre quando existe uma enxurrada e as águas da chuva “lavam” as rochas e as partes mais superficiais do solo, levando assim todos os seus nutrientes e deixando esses mais pobres. Esses nutrientes são levados para outro local onde ficam acumulados e formam outros sedimentos e ficam sujeitos à uma nova lixiviação.
Onde Geralmente Acontece o Processo de Lixiviação no Solo?
Em abundância, ocorre em regiões onde o clima predominante é mais equatorial e também nas regiões de clima úmido. Locais que não apresentam esses dois tipos de clima predominantes, porém existem chuvas temporais e precipitações sazonais também estão propensos à um ou dois casos de lixiviação no solo.
Tipos de Lixiviação
Como falamos anteriormente, a lixiviação pode ser feita em outras áreas além da geologia, mesmo o processo sendo mais comumente usado nesses casos, já que é uma ação natural, a lixiviação pode ser,digamos, induzida com produtos químicos.
Para compreender melhor ainda, dividimos o processo de lixiviação em tipos e vamos conhecê-los separadamente. Esses tipos são mais aplicáveis na lixiviação química, feita na metalurgia.
Antes de explicar os tipos de lixiviação química, precisa saber que o processo na metalurgia é bem diferente, pois nesse caso a lixiviação é utilizada para separar todos os metais que tem valor comercial de outros minérios associado e que não tem aproveitamento. Esse processo é feito através de uma solução aquosa.
- – Biolixiviação:
Esse processo já está bem consolidado no setor químico e metalúrgico no processo de tratamento de minérios refratários de ouro e na recuperação do cobre que está contido em minérios marginais e rejeitos. Em comparação com os outros processos, esse é o que ocorre de forma mais lenta apesar de utilizar os mesmos componentes químicos no processo. Devido então essa reduzida velocidade nos resultados, ela pode ser associada aos processos de lixiviação direta e lixiviação sob pressão, que vamos conhecer mais abaixo. Essa associação fará com que haja a redução do consumo de oxigênio e aumente a capacidade de produção dos reatores.
- – Lixiviação Sob Pressão:
Esse tipo de lixiviação acontece com a dissolução ou trituração de sais de cobre dos minerais ou qualquer outra substância que contenha esse composto. O processo de lixiviação sob pressão acontece por meio de soluções de ácido sulfúrico ou amônia, já no caso dos sais de cobalto e níquel, esses quando são lixiviados de minérios, são misturados com uma composição que mistura ácido sulfúrico, ácido amoníaco e oxigênio.
- – Lixiviação Direta:
O processo de lixiviação direta é basicamente o mesmo processo de lixiviação sob pressão sendo que, nesse caso, a lixiviação é feita apenas com uma solução a base de água, onde torna-se desnecessário o beneficiamento do minério.
Onde é Feita a Lixiviação
Na natureza, esse processo acontece naturalmente, como já citamos e geralmente ocorre em locais onde o solo apresenta muitos nutrientes em sua superfície. Quando escutarmos alguém falar que um solo é ácido, provavelmente ele passou por um processo de lixiviação.
Já a lixiviação química acontece em tanques de percolação ou em pachucas que são tanques com forma de funil onde é injetado ar comprimido pelo fundo e isso faz com que haja uma turbulência no mesmo. Esses tanques trabalham com uma temperatura e pressão bem elevada (isso levando-se em consideração a temperatura de ebulição da água) e isso faz com que as autoclaves, nome dados aos reatores da lixiviação, sejam considerados como um procedimento bem complexo. Já quando a lixiviação é aplicada a minérios com baixos teores do mineral, são utilizados reatores muito mais simples.
Equipamentos para Fazer a Lixiviação Química
Claro que diferente da lixiviação que acontece no solo, a forma química desse processo vai precisar de alguns equipamentos para facilitar o processo. Então vamos conhecer alguns desses equipamentos.
Leitos fixos: esse equipamento é mais comum em processo de lixiviação na indústria de açúcar de beterraba na extração de taninos da casca de bronzeamento na extração de produtos farmacêuticos a partir de casca e sementes, entre outros processos.
Camas móveis: esse equipamento é útil na extração de óleo de sementes vegetais, como algodão, amendoim e soja.
Lixiviação agitada com sólido: nesse equipamento a lixiviação é feita por fases onde cada fase é adicionado um solvente diferente e extraído do sólido restante o componente a ser lixiviado.
Lixiviação e Erosão
.
Existe uma mistura muito grande de significados entre a lixiviação e a erosão devido esses dois processos gastarem o solo, porém a erosão deixa grandes sucos ou grande “buracos” no solo, enquanto a lixiviação faz apenas uma lavagem na superfície.
Obrigada pela criação desse artigo, é completo, de fácil entendimento e super esclarecedor!