Vivemos em um planeta que passa por sérios problemas quanto á sua sustentabilidade. Temos hoje um buraco na camada de ozônio que preocupa milhões de pessoas por causar sérios danos à nossa pele, além de outros problemas como desmatamento, poluição etc. Esse tipo de descuido acaba bagunçando a harmonia da natureza e fazendo com que fenômenos apareçam inesperadamente assim como novas modificações que precisam de toda uma mobilização de profissionais, para descobrir exatamente do que se trata e sanar o problema.
O que assistimos em grandes produções do cinema nada mais é do que um retrato da nossa realidade. Apesar de não terem acontecido catástrofes na mesma intensidade das que são relatadas nessas produções, os problemas de fato existem e se não tomarmos de conta, podem acontecer mais cedo ou mais tarde.
Um assunto muito discutido de alguns anos para cá, são as energias renováveis ou energias limpas. Esse tipo de saída veio a calhar em muitas regiões do Brasil e do mundo e hoje já é aplicada com mais frequência e as localidades que ainda não tem estrutura suficiente para o uso desse tipo de energia, passam por um processo de adaptação para que isso aconteça o mais rápido.
Sabemos que esse assunto é constantemente discutido em meios e comunicação, porém muitas pessoas não sabe exatamente do que se trata e como fazer para gerar esse tipo de energia. Então aqui, vamos aprender um pouco mais sobre energias renováveis o limpas e saber como utilizar ou até mesmo mobilizar instituições par a aplicação desse sistema na sua região.
O que é Energia Renovável ou Limpa?
Quando se fala em algo renovável, nos referimos á alguma coisa que pode ser reutilizada, não é mesmo? Então é exatamente isso que faz a energia renovável. Ela é adquirida a partir de recursos naturais do nosso planeta como o sol, a chuva, as águas do mar, o vento entre outros recursos renováveis. Ela é chamada de energia limpa, por ser adquirida a partir de recursos totalmente naturais, recursos que são renováveis a partir de processos da natureza, sem a interferência do homem e de suas máquinas. Não existem poluentes que interfiram no funcionamento e na geração dessa energia.
De onde Surgiu a Ideia
A utilização de recursos naturais para a obtenção de energia não é tão recente quanto pensamos. O primeiro aquecedor solar foi inventado em 1909, patenteado pelo nome de Bailey, mas consta em registros mundiais, que a utilização da energia do sol para gerar aquecimento já era utilizada desde 1767. Essas primeiras experiências tinham uso laboratorial apenas, feita pelo cientista suíço Horace de Saussure, que utilizava uma caixa revestida de isolante térmico para obter energia do sol e fazer testes para aquecer a água.
As primeiras ideias não foram para frente devido o alto custo de produção desses aparelhos. Além do custo, o material utilizado para a produção dos mesmos, fazia com que esses precisassem de uma estrutura especial devido o peso que carregavam, o que não era comum em muitas residências.
Energia Renovável em Números
Com o crescimento da preocupação e conscientização para/com a saúde do nosso planeta, cada vez mais, populações estão aderindo a sistemas que exigem menos do meio ambiente assim como poluem menos também. Dados constatam que desde 2008, o crescimento de implantações de sistemas de energia renovável cresceu e muito no mundo inteiro.
Hoje países como Israel vivem quase que completamente a base desse tipo de energia. Lá cerca de 90% das residências do país, utilizam aquecedores que funciona a base de energia renovável. No Japão, mais de 10 milhões de sistemas de aquecimento foram implantados no país. Você pode conhecer o The Solar Guide, um site que consta todas as informações sobre locais que fazem uso de sistemas a base de energia renovável. O site está todo em inglês mas caso você não consiga entender, basta traduzir a página. Para visitar o The Solar Guide basta clicar aqui.
Destaques para uso de energias renováveis
Na Califórnia, vamos encontrar a maior instalação de energia renovável do mundo. Chamado de The Geysers, ele abastece grande parte da região com um sistema de última geração. Aqui no Brasil temos também um dos maiores programas de energia renovável no mundo, que é gerado através da cana de açúcar, o etanol ou biocombustível que hoje representa 18% dos combustíveis para automóveis do nosso país. Além do Brasil, os Estados Unidos também utilizam nosso biocombustível.
Vantagens e Desvantagens
Assim como qualquer iniciativa, o uso de energias limpas tem as sua vantagens e desvantagens e vamos conhecer algumas aqui e agora.
Começando por uma vantagem, podemos citar é a questão da poluição. Como o consumo está sendo feito a partir de recursos naturais, não existirá problemas quanto à emissão de gases de efeito estufa ou similares. Mas esta pode também ser uma desvantagem porque ao mesmo tempo em que as energias renováveis são utilizadas para evitar a poluição, causam outros problemas como, por exemplo, houve em quase todos os locais onde o sistema de energia eólia tinha sido implantado. Notou-se que nessas regiões o número de aves mortas nas lâminas das turbinas era constante.
.
Apesar de não ter a emissão dos tradicionais poluentes, locais que utilizam a biomassa podem sofrer com um poluição menos agressiva, mas uma poluição. Isso acontece pela mistura de oxigênio e carbono que depois de utilizados para gerar energia, se misturam para recomeçarem o processo e essa junção emite um composto que afeta algumas áreas de forma negativa. Portanto uma desvantagem.
Ter uma diversidade geográfica faz de um país um promissor no uso de energias renováveis e, portanto com menos problemas na economia. Esse fator é vantagem para aqueles que podem usufruir dessa diversidade e portanto melhorar as condições de vida da sua população mas pode colocar outro país em desvantagem, principalmente se for uma fronteira, já que a cada dia mais, as pessoas procuram conceitos mais sustentáveis de vida.
.
Quando falamos que o uso dessas energias não desequilibra o planeta, estamos falando da maioria dela. Mas existem outras formas desequilíbrio que podem acontecer. Recentemente, a Barragem das Três Gargantas na China, inundou praticamente uma cidade inteira fazendo com que famílias da região tivessem que se mudar. Uma desvantagem para o caso.