De uma maneira geral, a radiação é tudo que é enviado em formato de raios por algum lugar ou coisa. Desta maneira, a própria luz solar é uma espécie de radiação, a luz emitida por uma lâmpada, as ondas de um rádio, as ondas de um aparelho de telefone celular, etc.
Em física, o termo radiação está ligado a toda forma de propagação de energia.
A radiação pode ser de dois tipos: através de partículas e através de ondas.
No nosso dia a dia, estamos em contato, as vezes até mesmo sem saber, com varias fontes de radiação: eletrodomésticos – refrigeradores, micro-ondas, secadores, etc.; aparelhos de telefone celular, de televisão, de rádio.
No entanto a maior fonte de radiação existente é natural, que é a luz solar.
Portanto, podemos observar que a radiação é um inimigo invisível, pois não é algo que sentimos, que vemos, e a sua presença não provoca nenhuma sensação de maneira instantânea ou imediata.
No entanto, o excesso de exposição a radiação pode provocar câncer, alterações no DNA – mutações que podem ser transmitidas para várias gerações e a radiação provoca a morte das células.
Os Tipos De Radiação
Hoje em dia existe uma grande variedade de radiações. Segue abaixo os principais tipos:
- Radiação Alfa: A radiação Alfa é formada por 02 (dois) prótons e 02 (dois) nêutrons, com energia cinética. Emitida por núcleos de massa atômica. As radiações alfa possuem uma penetração reduzida e alta ionização. Existem alguns radionuclideos naturais que emitem radiações alfa, como por exemplo: urânio, tório, bismuto, radônio, etc. quando esses radionucliedeos são inalados ou ingeridos em quantidades consideráveis, eles podem causar danos a mucosa que protege o sistema respiratório e gastrointestinal dos seres humanos.
- Radiação Beta: a radiação beta de um elétron em busca de estabilidade, quando um nêutron ou próton se transformam quando acompanhados de uma partícula neutra. A energia é variável, apresentando um espectro. O poder de penetração é baixo e dependente da energia. Essa característica permite que a radiação beta seja usada em aplicações da Medicina, principalmente sob a pele humana, atuando na aceleração de cicatrização de cirurgias plásticas ou no globo ocular.
- Radiação Gama: a radiação gama é uma radiação eletromagnética, sendo uma espécie de onda eletromagnética, onde as substancias emitem calor e apresentam a condição de ionizar o ar e tornar o mesmo um condutor de corrente elétrica. A radiação gama possui um grande poder de penetração e altas energias, e a sua emissão acontece pelos nuclídeos radioativos usados. Eles são usados na esterilização de equipamentos médicos e de alimentos;
- Raio X – em 1895, o raio x foi descoberto de maneira acidental, quando Wilhelm Konrad Von Rontgen fazia um estudo de válvulas de raios catódicos. Ele identificou que fora da válvula brilhava no escuro focos fluorescentes. Esses raios eram capazes de imprimir e impressionar chapas fotográficas em seu papel preto. Esses raios ficaram conhecidos por X, e devido a forma como são produzidos, os Raios X são chamados de radiação por freamento. O uso dos Raios X são uma importante ferramenta na realização de exames médicos na área da odontologia, salas de radiodiagnostico;
- Radiação Infra Vermelha – é um tipo de radiação não ionizante, eletromagnética e invisível, que é emitida por uma espécie de corpos aquecidos. A radiação infra vermelha pode ser identificada através de células fotoelétricas e ela possui muitas aplicações na atualidade, como exemplo: tratamento de doenças de pele, doenças dos músculos, aquecimento de interiores, para obtenção de fotos de objetos que estejam encobertos pela atmosfera, fotografias infravermelhas (fotografias muito precisas) e na troca de informações entre computadores, celulares e eletrônicos (através de um adaptador USB). A radiação infravermelha pode ser percebida através do calor ou por terminações nervosas da pele (termorreceptores). Para fabricar o infravermelho, de uma maneira geral é usado lâmpadas de vapor de mercúrio com filamento longo incandescente.
- Radiação Ultravioleta: a radiação ultravioleta ou os raios ultravioletas como é popularmente conhecida é uma radiação eletromagnética produzida por descargas elétricas em tubos de gás. Conforme estudos, aproximadamente 5% da energia enviada pelo sol ao planeta terra, consiste nesse tipo de radiação. Porém, os raios ultra violetas enviados pelo sol é filtrado pelo oxigênio e pelo ozônio (camada de ozônio) na atmosfera. A radiação ultravioleta possui 3 tipos: UV A, UV B e UV C, sendo que as ondas de menor período sendo as que mais prejudicam os organismos (UV A). Este tipo de radiação é utilizada em tubos fluorescentes, tem efeito bactericida e em aplicações medicas: lâmpadas germicidas, tratamento de raquitismo, tratamento de doenças de pele, enriquecimento de ovos e leite através da vitamina D.
Formas De Se Expor à Radiação
Por isso, quanto maior a exposição à qualquer tipo de radiação, existirão maiores possibilidades da pessoa desenvolver uma serie de doenças, como: câncer, anemia, pneumonia e falência do sistema imunológico.
Os resultados da exposição à radiação são diferentes, pois irão variar de acordo com a situação, pois a exposição a radiação em um exame de raio X e diferente a de um acidente nuclear, como o acontecido em Chernobyl (Rússia).
Os Males Da Radiação
Apesar da radiação quando bem utilizada trazer inúmeros benefícios aos seres humanos, quando entramos em contato excessivo com esses tipos de material, teremos algumas consequências negativas:
- Um dos grandes riscos apresentados pelo excesso de radiação é o câncer,quanto maior a dosagem de radiação recebida, maior a chance da pessoa desenvolver a doença;
- A radiação pode provocar problemas genéticos (mutações) aos filhos de pessoas que foram expostas as radiações;
- Mães que foram expostas a radiação durante a gravidez, podem ter filhos com algum tipo de retardamento mental;
- Grandes dosagens de radiação podem fazer com que homens e mulheres fiquem estéreis, tanto de forma temporária como definitiva (nas mulheres normalmente a esterilidade é definitiva);
- As pessoas podem ter como um dos efeitos físicos a perda de cabelos;
- Um outro efeito físico é o desenvolvimento da catarata, devido os olhos conterem água e essa tem como uma característica de absorver os nêutrons, que estão diretamente ligados aos raios radioativos;
- Vários órgãos podem ser danificados, gerando: náuseas, perda de apetite, vômitos, etc;