Como Acontece o Microclima?

Sabemos muito bem que atualmente o nosso planeta sofre alterações de todos os lados. Geograficamente muitas características já estão perdidas devido essas mudanças e cada vez mais precisamos nos manter atualizados sobre tais, pois não vale apenas por questões intelectuais, mas também de sobrevivência, já que temos que aprender a lidar com essas alternações de climas, mudanças de terrenos, alterações no bioma mais próximo entre outras questões.

Como Acontece o Microclima?

Como Acontece o Microclima?

Os oceanos, os mares e o clima são os que sofrem mais com essas mudanças. Constantemente somos bombardeados por notícias onde águas tornam-se revoltosas, tsunamis invadem cidades e enxurradas desabrigam milhares de pessoas, isso não apenas aqui no Brasil, mas em todo o mundo. A importância de saber todos esses conceitos hoje em dia, vai além do gosto pela geografia ou curiosidade. Podemos citar um bom exemplo, usando um jovem pai de família que passava férias no Japão quando percebeu a alteração do mar e conseguiu salvar sua família inteira assim como alertar o hotel onde estava hospedado, tudo isso porque, por curiosidade apenas, tinha lido sobre tsunamis e maremotos.

Dos três fatores geográficos que citamos mais acima, ainda podemos destacar o clima como o mais afetado de todos, já que qualquer alteração de terreno, ar, mares, etc, o clima local também é alterado. Vocês já notaram que existem regiões onde geograficamente é caracterizada por clima úmido, por exemplo, e em determinada área isolada existe a predominância de outro tipo de clima? Com certeza já perceberam mesmo sem se dar conta, pois isso está bem comum em todo o mundo. Esse fenômeno climático chama-se “Microclima” e vamos entender melhor como ele funciona aqui nessa nossa conversa.

http://www.youtube.com/watch?v=ua1Ek8Rta_E

O Que é Microclima

A definição geográfica para microclima explica que esse tipo de “fenômeno” climático acontece quando existe uma variação de clima em uma área onde outro clima é característico. Essa alteração da característica do clima predominante geralmente é provocada pelo homem e por isso mesmo em uma região tendo um clima X como predominante, pode-se ainda encontrar pequenas zonas com climas totalmente diferentes.

Como Se Formam Os Microclimas

Não vamos dizer que essa mudança climática não é natural porque como sabemos, as coisas no nosso planeta muda muito rapidamente, mas a maior incidência de áreas com microclima são formadas a partir da ação do homem. Um ótimo exemplo da ação do homem no surgimento de microclima são as grandes cidades, onde geralmente predominam as grandes avenidas com muito asfalto, muito concreto, grandes construções e pouquíssimas áreas verdes que compensem e façam com que haja um clima balanceado. Outra área que podemos usar como exemplo, são aquelas onde existem desmatamentos, pois esses desequilibram totalmente o clima.

Como Se Formam Os Microclimas

Como Se Formam Os Microclimas

Isso acontece, no caso das grandes cidades, quando estas estão localizadas em uma área coberta por ar quente, aproximadamente de 120 metros de altura. Essa camada é resultado da poluição e da absorção de radiação. Uma outra causa desse microclima específico é a falta de vegetação e a queima de combustíveis dos motores de carros, ônibus e veículos que geralmente circulam pela cidade.  Todos esses fatores contribuem e muito para que a emissão de gases só aumente nas grandes cidades, o que consequentemente fará com que a temperatura também se ele.

Tipos De Microclima

Existem didaticamente, dois tipos de microclimas no planeta. Eles em teoria apresentam as mesmas características (um clima diferenciado em pequenas regiões), porém eles foram divididos devido a forma como se formam e atuam no meio em questão. Podemos então classificar essas duas divisões em: microclima urbano e microclima florestal.

Para entender melhor como cada um deles atua, vamos entendê-los separadamente.

– Microclima Urbano:

Esse tipo de microclima como o próprio nome já indica, pode se desenvolver nas grandes metrópoles.  O exemplo que citamos mais acima quando falávamos sobre a formação dos microclimas, é exatamente o mesmo processo de formação de um microclima urbano, claro que de forma simples, pois existem muito mais fatores que contribuem para essa propagação. No caso da pavimentação e das grandes construções de concreto, essa absorve cerca de 98% de toda a radiação que atinge a superfície e com isso, fazem com que o clima possa elevar-se até 6º C do habitual. Por isso que a vegetação é importante, pois enquanto o concreto absorve os raios do sol, a vegetação dissipa-os. Não existe um microclima totalmente urbano pois vai variar de acordo com a estrutura de cada cidade.

– Microclima Florestal:

Esse também como é referido no nome, é o microclima que acontece exclusivamente em áreas verdes, estando estas fora das grandes cidades. Esse tipo de modificação climática acontece por dois fatores: as árvores e a sol do sol. Estes dependem um do outro para firmar o clima de uma floresta. Vamos exemplificar. Em uma floresta onde as árvores são bem folhosas, existe uma absorção de luz seletiva, ou seja, a luz tem acesso à “parte interna” da floresta, porém chega de forma indireta e como “atravessa” as folhas, causa um efeito um pouco esverdeado. Já em florestas onde árvores coníferas predominam, a luz é totalmente reduzida o que faz com que a temperatura diminua nessa região.

De acordo com pesquisadores, a temperatura da parte interna da floresta, exatamente a parte que fica abaixo das grandes árvores, podem diminuir de 7 a 10 graus em relação à parte externa, que é a parte que fica fora das grandes árvores. Então essa intervenção das grandes árvores de uma floresta em relação à luz do sol faz com que microclimas sejam originados em algumas regiões.

Importância Dos Microclimas

Dependendo de como é observado, os microclimas podem ser vantajosos para um espaço e por isso, devem ser preservados. A vegetação de uma grande cidade, por exemplo, toda a superfície daquela determinada região, desenvolve um certo tipo de vegetação de acordo com o microclima existente o que talvez, não seria viável com o clima predominante da região. Uma alteração deste microclima, pode inclusive levar a um desequilíbrio ecológico na área.  Já a desvantagem refere-se justamente ao desgaste das nossas camadas atmosféricas que quando brutlamente alteradas podem alterar o equilíbrio ecológico de toda uma região. O mais indicado nesses casos é estudar, como vem sendo feito em São Paulo, para adaptar o clima à melhor condição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Microclimas variações das condições atmosférica que ocorrem dentro de uma mesma região são chamadas de microclimas .
    algumas situações contribuem para que isso ocorra:altitude, vegetação, distribuição da água, poluição,relevo, etc…

    isa souza 19 de setembro de 2013 18:12
  • Microclima urbano – é o clima em que o ar é mais quente do que o ar das áreas envolventes.
    o microclima urbano é um fenómeno que ocorrre nas cidades devido às suas características morfológicas.

    Sarah 21 de abril de 2014 11:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *