Poluição por Meio de Plásticos: Um Grande Mau para o Meio Ambiente

Os efeitos da poluição no mundo já virou uma preocupação global. Nas matas, oceanos e através da atmosfera, seres vivos são intoxicados por causa da irresponsabilidade sem tamanho de alguns agentes que ainda não conhecem as belezas da natureza viva.

Com a industrialização, tudo ficou mais difícil. As grandes corporações não medem esforços quando o assunto é descartar os seus principais rejeitos industriais em lagos e até mesmo por terra, onde uma grande quantidade de elementos tóxicos acabam prejudicando a fauna e a flora dominante. Os plásticos são os principais vilões do meio ambientes, pois eles não se degradam com facilidade em meio a natureza. Por isso, e preciso ficar atento e procurar sempre a reciclagem para se livrar de tais produtos.

Plásticos: O Que São?

Os plásticos são fabricados através da polimerização de elementos. Muitas vezes, eles são produzidos através de derivados do petróleo. Por este motivo, o plástico tem grande dificuldade de se degradar em meio a natureza. A partir disso, animais diversos podem ingerir o plástico e acabar morrendo em consequência disso. Nos oceanos, peixes, baleias e outras animais aquáticos entraram em extinção recentemente apenas pelo fato de ingerirem uma grande quantidade de plásticos e seus derivados, que também prejudicam a vida.

Os sacos plásticos são materiais convenientes de se usar, pois são simples, baratos e práticos no dia a dia para carregar qualquer coisa. No planeta, exite uma grande quantidade de sacos plásticos encalhados em lixões e até mesmo em parques, pátios, ruas e outros locais das cidades interioranas e industrializadas.

Durante a sua fabricação, uma centena de materiais tóxicos são emitidos.  O óxido de etileno, xileno e benzeno, considerando também os seus derivados, são algumas das toxinas químicas presentes em plásticos que tem efeitos miseráveis sobre o ambiente, causando alterações graves no ser humano.

Queima de Plásticos

Ainda que este material seja reciclado para ser reutilizado, ele ainda consegue contaminar o meio ambiente através da sua queima. Produtos químicos venenosos são eliminados durante esta combustão e pode contaminar seres vivos como um todo. A atmosfera é a principal prejudicada, pois esses elementos tóxicos são eliminados pelo ar, atingindo a respiração dos seres vivos de forma agressiva. Muitos pesquisadores aconselham: “A reciclagem da substância exige trabalhos, que estão em risco de desenvolvimento de pele e problemas respiratórios, devido à inalação de produtos químicos tóxicos”.

Nas Áreas Rurais

Um dos principais usuários de plásticos e garrafas pet no mundo estão morando em áreas rurais. Como as suas formas de descartes de lixo são precárias, muitos deles acabam jogando plásticos no chão. Com as chuvas, eles são transportados para oceanos através de esgotos. Muitos desses plásticos eliminados podem até acumular água e servir para a grande proliferação de mosquido que causam doenças como o da dengue.

Decomposição

O plástico leva anos para se decompor e quando isso acontece, há a liberação de mais elementos tóxicos como o estireno trímero, Bisfenol A e um produto a base de poliestireno. Segundo pesquisadores da área: “O Bisfenol A é um produto químico nocivo que danifica o sistema reprodutivo dos animais”. Quando o plástico é consumido e causa a morte de animais, o corpo do ser vivo se decompões, mas o plástico continua afetando outros animais que podem vir a se alimentar naquela área. “Cerca de 100.000 animais, como golfinhos, baleias, pinguins tartarugas são mortas a cada ano devido aos sacos de plástico. Muitos animais ingerem sacos de plástico, tomando-as por alimentos e, portanto, morrer. E pior, o saco de plástico ingeridos permanece intacto, mesmo após a morte e decomposição do animal. Assim, encontra-se em torno da paisagem onde outra vítima pode ingeri-lo.” dizem os especialistas em vida marinha. “A decomposição dos sacos de plástico leva cerca de 400 anos. Ninguém vai viver tanto tempo para testemunhar a decomposição do plástico. Assim, salvar o meio ambiente para a futura geração de seres humanos, bem como animais.”

É Tudo Culpa do Petróleo

O petróleo se tornou vital para a modernidade em que vivemos. Guerras e outras desavenças entre países ocorrem hoje em dia só por causa dele. Os produtos a base de petróleo acabaram se tornando caros, assim como a gasolina, mas os sacos plásticos continuam sendo um objeto muito produtivo para as industrias. “Para fazer plástico, cerca de 60 – 100 milhões de barris de óleo são necessários a cada ano em todo o mundo. Certamente, este precioso recurso não deve ser desperdiçado na produção de sacos de plástico, não é?” questionam os especialistas, já que o petróleo é um recurso não renovável e pode acabar a qualquer momento.

Soluções

Para todo o problema uma solução e nós estamos vendo cada vez mais gente engajada em eliminar a poluição por meio de plásticos no ambiente, devido aos seus efeitos super danosos para a vida na terra. Super mercados já preferem usar bolsas recicláveis aos bons e velhos sacos plásticos. Abaixo, você confere outras soluções inteligentes para evitar tamanha poluição e uso indevido de recursos.

  • ” Uma sacola pode fazer um bom substituto para a realização da compra. Você pode manter o saco com o caixa, e em seguida, colocar as suas compras em que em vez do habitual saco de plástico” dizem os ambientalistas que já deram essa ideia para as grandes redes de super mercados  em todo o mundo.
  • “A reciclagem dos sacos de plástico que você já tem é outra boa ideia. Estes podem vir a ser usado para várias finalidades, como manter o seu lixo, em vez de comprar novos.”, segundo os profissionais da área.
  • O governo também pode trabalhar mais para diminuir os danos da queima de plásticos e outros derivados. Mesmo assim, cada um deve assumir essa responsabilidade dentro de casa, no trabalho e repassar a diante.
  • Reconhecer os danos causados pela poluição já é um grande passo e poder se adaptar a uma nova realidade sem os plásticos é o segundo passo para uma vida melhor na Terra. Evite queimar os plásticos, pois está já não é uma solução agradável.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá , gostarias de saber se vcs podem enviar fotos ou artigos sobre matérias plásticos , pois estou fazendo curso técnico em plás tico e isso me ajudaria um monte se for possível até criei uma pagina no facebook , se quiser participar é Daniel dos santos … Muito obrigado .
    Abraços e um Feliz Natal e próspero ano novo …
    Att: Daniel

    Daniel de Jesus dos Santos 14 de dezembro de 2013 15:27
  • O grande verdade é que as pessoas devem saber como utilizar e descartar plastico para que não comprimite o meio ambiente em que vivemos.

    Adalberto Nandanque 26 de janeiro de 2016 8:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *