Existem parques de preservação á natureza onde é proibido qualquer tipo de caça ou pesca ilegal, nem acampar é possível, só por pessoas responsáveis pelos parques. Essas pessoas catalogam todas as espécies existentes, sejam elas, animais, minerais ou vegetais para poder garantir a sobrevivência da espécie.
Estudando estes animais e plantas os cientistas encontraram milhares de espécies novas que podem servir de remedi para cura de doenças como o vírus HIV que pode matar, graças a estes estudos que foram feitas descobertas magníficas uma delas foram os remédios para que as pessoas infectadas pelo vírus HIV pudessem viver com dignidade tendo uma vida normal como as outras pessoas.
Animais doentes
Os animais que são capturados doentes vão para um lugar específico para eles até se curarem com o auxilio dos veterinários e enfermeiros, depois são devolvidos á natureza, para ser mais preciso á um parque de proteção á natureza, quando chegam lá são soltos e se interam com o meio ambiente para viver em liberdade e se reproduzirem aumentando a espécie.
Estas áreas além de serem protegidas também servem de criadouro para milhares de espécies de seres vivos. Existem milhares de espécies ainda que não foram descobertas e que estão vivendo nessas áreas de preservação.
A Amazônia é uma dessas áreas de preservação da natureza, mas infelizmente esta sendo destruída pela mão do homem que sem dó nem piedade esta devastando em busca de fortuna de dinheiro fácil sem se preocupar com o resultado e as conseqüências do mal que eles têm feito.
Responsáveis pela preservação
As autoridades são as maiores responsáveis pela preservação da natureza, mas não estão tão preocupados com isso, preferem deixar que os culpados levem toda a credibilidade ao invés de fazer algo para parar com essa destruição.
Existem profissionais trabalhando para o IBAMA e percorrendo os lugares de preservação para evitar que vândalos e traficantes de animais possam agir no local, mas as áreas são muito grandes e os profissionais são poucos para proteger.
Enquanto estão fazendo a ronda em um lugar os traficantes e lenhadores estão agindo em outro e fica impossível com tão pouca gente manter a preservação. As multas são impostas para quem destrói a mata, mas nunca são pagas ficando impunes os culpados continuam agindo sem nenhum pudor ou preocupação.
Punições e impunidade
Os bandidos podem até serem presos, mas são libertos mediante pagamento de uma fiança e a real punição fica no esquecimento. É nessa parte que as autoridades falham deixando impunes os verdadeiros culpados, pois na realidade culpados são os grandes empresários que compram essa mercadoria ilegal.
Mas o que fazer diante de tanta impunidade? Deixar que o povo pague pelos inconseqüentes? Essa é uma questão que deve ser estudada e posta em pratica de verdade para salvar o mundo da destruição.