Como a sustentabilidade afetará os estádios
O futebol é o esporte mais popular do planeta, e movimenta por ano bilhões de dólares em jogos, patrocínios, propagandas e qualquer outra atividade que explore o futebol.
Assim, os estádios viram praticamente templos, com instalações cada vez mais luxuosas e confortáveis. E também pudera: cada vez mais pessoas assistem aos jogos de futebol.
No entanto, o mundo vive uma transformação na maneira de lidar com o meio ambiente, e a sustentabilidade passou a ser item obrigatório em qualquer empreendimento.
Assim, vários estádios de futebol estão sendo modificados, e os novos já estão sendo planejados para atender aos critérios de cuidados com o meio ambiente exigidos pela nova postura mundial.
Veja como isso afeta os estádios de futebol
Energia
nos momentos em que não for possível aproveitar a luz solar, a alternativa será utilizar LEDs, que economizam energia e duram mais.
Além disso a energia deverá vir preferencialmente de painéis solares e energia eólica, para reduzir o impacto ambiental, já que um estádio demanda bastante energia.
Brindes e acessórios de torcedores
As camisas devem ser confeccionadas de materiais biodegradáveis ou reciclados, como garrafas pet. Além disso, outros brindes devem ser preferencialmente confeccionados na região, estimulando a economia local.
Localização
Até o tipo de terreno em que a construção será realizada influencia na quantidade de materiais utiliza e conseqüentemente, na sustentabilidade da obra. Por exemplo, construir o estádio em um local de declive (para oferecer apoio à estrutura) pode reduzir a quantidade de ferro empregada na obra.
A localização também é importante devido aos transportes. O ideal é que esteja em um local fácil de ser acessado através de transporte público, e ainda possuir estacionamento para bicicletas, para estimular as pessoas a irem de bicicleta.
Água
um sistema coletor de água proveniente da chuva encaminha a água para um local de armazenamento. Assim, o líquido pode ser reaproveitado na descarga dos sanitários, ou até para irrigação do gramado ou lavagem de algumas estruturas externas.
A água utilizada para lavar os ambientes também pode ser reaproveitada depois de um tratamento específico para retirar impurezas e o detergente empregado na lavagem.
Materiais de construção
É preferível empregar materiais produzidos localmente, evitando a poluição gerada pelos transportes de carga.
Outro cuidado é tentar utilizar materiais reciclados e que sejam menos poluentes.
Plantas
cultivar plantas nas paredes e arredores é uma boa alternativa para climatizar o ambiente, e ainda ajudar a reduzir os gases estufa. Outra vantagem das plantas é que elas oferecem isolamento térmico, mantendo uma temperatura agradável no local.
Além disso as plantas podem ser mudadas de acordo com a época do ano, favorecendo plantas da estação que são de fácil cultivo e manutenção.