Conservando o Solo

A conservação do solo não está ligada apenas na produção agrícola. Algumas formas de manejo insustentável prejudicam de forma vitalícia a qualidade do terreno, inviabilizando o desenvolvimento dos microrganismos indispensáveis para a manutenção da qualidade na terra. A agricultura pode ser considerada vilã principal quando aplicada de forma incorreta no aspecto cultural da mistura do plantio. Aprenda algumas dicas para conservar o solo.Agricultura: O solo é base para produções do gênero. As formas de conservação e enriquecimento devem ser aplicadas com periodicidade aos produtores que desejam continuarem longos anos no mesmo ramo de negócio, sem lutar contra erosões.Dicas para Conservar o Solo Há dicas fáceis que podem auxiliar na conservação:

 

Conservando o Solo

Utilizar terraços largos, plantio em curva de nível, aplicar implementos que objetiva criar movimentações da terra, aplicação de herbicidas pós-emergentes, intercalação de culturas aplicada corretamente, utilização do adubo verde que limita o arrastamento do solo com a formação de barreiras naturais protetoras, aplicação de canais escoadores par diminuir o excesso da água no plantio.Conservação e recuperação de matas ciliares também fazem parte crucial para o processo de conservação do solo. De forma igual deve haver preservação da vegetação na cobertura dos morros. Plante árvores apropriadas às características apresentadas ou espécies que existiam antes de serem desmatadas.

 

Conservando o Solo

Assim como na erosão, outro aspecto que degrada o solo de forma considerável está na compactação que deve ser prevenida com ações que combatem efeitos proporcionados pela ação. Não transite ou trafegue com máquinas enquanto existir umidade no terreno, deixe de utilizar enxadas relativas e tome cuidado com a subsolagem.Adubações: Os níveis de fertilidade precisam estar adequados. A adubação precisa ser baseada em resultados de análises do solo e da vegetação. Processo necessário para manter em conservação o enriquecimento contínuo da terra. O produtor precisa utilizar todas as armas para lutar contra qualquer nível de poluição no terreno.Ações: Reduza o número de lixo presente na propriedade em aterros sanitários considerados adequados.

Conservando o Solo

 

Fato que evita os níveis de contaminação na terra e nos lençóis de água.Especialistas atestam que o descarte correto das embalagens de agrotóxicos se faz necessário para que unidades de recebimento possam devolver o resíduo em forma de produto novamente ao mercado. Colheitas futuras são dependentes da conservação do solo no presente.Biologia do solo: Termo que indica as ações dos microrganismos no terreno, que junto aos animais e vegetais influenciam as organizações da terra. As comunidades estão em constante atividade em conjunto. As raízes alteram inclusive o nível de PH, quando mortas servem e alimentação aos insetos que as excretam no solo.Organismos atuantes no solo: Microrganismos (algas, fungos e bactérias), microfauna (rotíferos, protozoários e nematoides), mesofauna (enquitríqueos, collembolas e ácaros) e macrofauna (Coleópteros, formigas, minhocas, cupins, entre outros).


Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.