Uma gestão sustentável é guiada pela ideia de harmonizar aspectos sociais, ambientais e econômicos. Tem como objetivo a sustentabilidade de uma empresa ou de uma sociedade, tomando parte na responsabilidade sobre os impactos das ações humanas para as próximas gerações. Atualmente em crescimento, a sustentabilidade torna uma empresa mais bem vista entre os consumidores, além de cumprir com um compromisso ético.
A gestão sustentável deve estar baseada na preocupação com o ambiente, com o social e com sua situação financeira. O aspecto ambiental tem por objetivo diminuir os impactos, tanto dos processos produtivos da empresa quanto dos seus próprios produtos no meio ambiente.
A gestão sustentável, por estes e outros fatores, é tida como uma posição inteligente de um empreendedor, não apenas para a sua própria empresa, mas por prezar o social e o pessoal ao lado da empresa e meio.
O social está atrelado às ações da empresa para uma melhora de vida da população local, viabilizando projetos sociais e também cuidando do bem-estar de seus empregados e consumidores. Já o aspecto financeiro visa uma melhor participação da empresa no mercado, fomentando a livre concorrência e mantendo o lucro, que viabiliza os projetos ligados aos aspectos ambientais e sociais.
Para uma gestão sustentável, é essencial que o produto principal da empresa seja colocado dentro deste ideal, pois os impactos de oferecer produtos e serviços sustentáveis são muito maiores que qualquer outra mudança a ser adotada. Por exemplo, uma fábrica que torne sua planta industrial sustentável incide positivamente no meio ambiente, ao diminuir a liberação de poluentes ou necessitar de menos energia elétrica para seu funcionamento.
Ao disponibilizar no mercado produtos que, em sua fabricação e disposição final sejam menos poluentes, o uso desses produtos pelos consumidores terá um impacto muito maior. Além disso, investir no desenvolvimento de novos produtos que tenham a mentalidade da sustentabilidade, além de ser economicamente interessante, posto que o mercado consumidor tem procurado mais estes tipos, reflete em um ganho ambiental para a sociedade e possui um papel didático.
O bom gestor hoje em dia não é aquele que traz lucros imediatos simplesmente, mas o que consegue criar um ciclo virtuoso com o aumento de produção e menor impacto no meio ambiente. Isso além de uma relação de confiança entre consumidores e empresa, tornando-a economicamente responsável.
Além disso, a redução de resíduos, o aproveitamento de materiais reciclados, a diminuição do uso de recursos como água e energia elétrica, afetam diretamente nos custos da empresa, aumentando a margem de lucro. Portanto, uma gestão sustentável não é só responsável e eticamente correta, mas também lucrativa, diminuindo custos e ampliando a satisfação de consumidores e colaboradores. Assim, em pouco tempo a sustentabilidade se tornará regra entre empresas e governos.