Atitudes de Quem Se Preocupa com o Meio Ambiente

Muitas pessoas falam, falam, falam, cobram, cobram, cobram, mas não param para pensar que dá para começar a mudar o mundo através das próprias atitudes. Sim é possível que o ser humano mude o planeta Terra para melhor e afaste todas essas expectativas negativas que pairam pelo ar no momento.

Uma das primeiras coisas que podemos fazer é parar de pedir solução e começar a se preocupar com o meio ambiente. Atitudes simples podem colaborar para reverter o quadro de um futuro difícil para as próximas gerações, em um mundo melhor para os que ainda estão por vir.

Desperdiço de água, desmatamento, poluição, são problemas tão graves como jogar lixo no chão, que acabará terminando por entupir um bueiro. O resultado, na primeira chuva forte, inundações e mais e mais prejuízos para você e para todos os habitantes da cidade.

Quando falamos de ter atitudes de quem se preocupa com o meio ambiente, estamos falando em ter atitude sustentável. É a mesma coisa, o objetivo é ficar atendo nos hábitos simples de modo que o ambiente fique melhor para todo mundo.

Como é e o Que Faz uma Pessoa que se Preocupa com o Meio Ambiente

Um dos primeiros passos para demonstrar que você quer mesmo fazer a diferença e luta por um mundo melhor é sendo responsável ao usar os recursos naturais. Ao contrário do que algumas pessoas parecem pensar, eles são esgotáveis, como a água, por exemplo. E dá para imaginar viver sem água potável? Pense nisso quando for tomar um banho demorado.

Pense o quanto a água é preciosa e que pode acabar quando for lavar calçada ou rua, dar descarga longa ou lavar carro com mangueira. Atitudes como essas estão diretamente ligadas ao meio ambiente e ao mau uso dele.

No caso da água, se você se preocupa com o meio ambiente, faça:

  • Escove os dentes, ensaboe o corpo ou as mãos, ensaboe os talheres do almoço sempre com a torneira fechada.
  • Não fique horas embaixo do chuveiro e nem ligue a água antes de estar pronto para começar o banho. Enquanto estiver aplicando o shampoo, desligue a água.
  • Prefira a descarga acoplada no vaso. É um modo de gastar somente a água necessária para cada descarga.
  • Não fique lavando calçadas e varandas, passe a vassoura e no caso da varanda, passe um pano úmido para retirar o grosso da sujeira.
  • Lave o carro com um balde e água e sabão. A mangueira faz com que você gaste muito mais água.

Esses são somente alguns exemplos que podem ajudar na economia da água.

Outro problema muito comum e que deve ser mudado é o uso indiscriminado da energia elétrica. Não desperdice a energia. Acenda as luzes quando precisar e apague imediatamente depois do uso. O mesmo serve para os aparelhos que são alimentados pela energia elétrica e não precisam ficar ligados o tempo todo.

O lixo é outro ponto muito importante para quem está buscando ter atitudes de quem se preocupa com o meio ambiente.  Quanto mais lixo você conseguir reciclar, melhor. Por isso, participe da coleta seletiva, isto é, separe latinhas em um saco, papelão e jornais em outro, plástico em outro.

Caso a prefeitura da sua cidade ainda não faça a coleta seletiva, você pode entrar em acordo diretamente com cooperativas que reciclam o lixo e fornecer diretamente.

Atitudes Sustentáveis:

  • Reciclar o que for possível.
  • Economizar energia elétrica.
  • Gastar o quanto menos de água possível.
  • Evitar o desperdício de qualquer forma.

Quatro atitudes que podem ajudar a salvar o mundo e deixar um planeta melhor para as próximas gerações.

As crianças devem ser “convocadas” a participar dessa mudanças de atitude. Elas são o futuro e criá-las sabendo da importância desses simples hábitos, mas que farão toda a diferença, fará a diferença quando elas forem os adultos.

Aliás, a mudança de comportamento, na maioria dos casos, é bem mais difícil para os adultos do que para as crianças. Porém, não podemos desistir de trazer para o lado do meio ambiente os adultos e preparar as crianças para serem os responsáveis pelo amanhã.

Quando nos dedicamos a manter atitudes de quem se preocupa com o meio ambiente, os primeiros a ganhar somos nós mesmos, depois a nossa família e por fim, a sociedade como um todo.

Um ambiente bem cuidado, pessoas com atitude sustentável, significa melhor qualidade de vida.

Se ainda tem dúvidas, anote as dicas para ter atitude sustentável e espalhe pela casa. Coloque na porta da geladeira para não esquecer nunca:

  • Nada de desperdício de energia elétrica. Use todos os meios possíveis para economizar. De simples atitudes como não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo a de comprar uma eletrodoméstico que consome menos energia.
  • Reutilize tudo o que for possível na sua casa e o que não for possível faça em modo que chegue até uma cooperativa de reciclagem. Essa atitude começa na hora de embalar o lixo. Faça a coleta seletiva e separe: latas, papel, plástico e vidro.
  • Se tiver um quintal, plante, cultive flores, plante uma árvore. Deixe a sua casa linda com a presença da natureza. E não só isso, caso você não tenha esse espaço, procure participar de campanhas e coloque a mão na terra para ajudar a plantar. Participe de hortas comunitárias.
  • Papel usado não vai para o lixo, ele deve ser usado novamente, como rascunho. Não vale pegar um papel em branco novo para fazer uma anotação, para isso, serve o rascunho.
  • Em hipótese nenhuma o lixo deverá ser queimado. Ele deve ser embalado, separado e entregue ao caminhão que passa para retirá-lo.
  • Evite usar as sacolas de plásticos dadas pelo supermercado. Compre um carrinho de feira e depois da compra acomode tudo dentro dele ou ainda, dá para usar sacolas sustentáveis. Esse tipo de sacola é vendida no próprio supermercado. Poderá ser usada várias e várias vezes. Lembre-se que as sacolas de plástico do supermercado levam muito tempo para se degradar e poluem o solo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *