O Lugar Mais Frio do Mundo

Ao redor do mundo você vai encontrar lugares com todo tipo de temperatura. Existem aqueles que são quentes demais e outros que são frios demais. Entre estas duas máximas estão a maioria dos países do mundo que alternam durante o ano inteiro suas temperaturas. Mesmo existindo naturalmente e obrigatoriamente quatro estações em um ano, existirá sempre aquele lugar onde o ambiente não sofre tanta influência por elas e as estações não passam de datas simbólicas marcadas em um calendário.

Existe um lugar no planeta Terra, onde a temperatura é extremamente baixa e qualquer tipo de vida humana é capaz de resistir a tal. Aqui, vamos conhecer exatamente um pouco mais sobre esse lugar, que é considerado o lugar mais frio do mundo, e vamos saber quais as principais características desse ambiente e porque ele recebeu tal título. Vamos conhecer um pouco mais sobe o Ridge A.

Características Gerais

Em inglês, Ridge A quer dizer “Cordilheira A” e recebeu esse nome devido a sua formação rochosa. O lugar mais frio do mundo é então, uma cordilheira que fica a 4 mil metros de altitude e nenhum homem até hoje conseguiu alcançar seu topo. Para vocês terem uma pequena noção da gigantesca cordilheira que é a Ridge A, ela é 30% mais alta que a cordilheira de La Paz, na Bolívia que é a mais alta do mundo.

A ridge A está exatamente a 600 quilômetros do Polo Sul do nosso planeta e recentemente estudos comprovaram que a baixíssima temperatura desse local fez com que ele se tornasse de total importância para a astronomia.

Baixíssimas Temperaturas

Como ninguém nunca pisou em Ridge A e todos os seus registros foram feitos por satélite, a máxima de temperaturas só foi descoberta recentemente. Até então esta era uma região considerada inacessível somente pela sua formação geográfica, mas agora sabe-se que a temperatura também impossibilita de qualquer ser humano sobrevive na região já que por lá a média de frio é de 70 graus negativos.

Até 2009, quando os satélites obtiveram os resultados sobre a temperatura de Ridge A, o lago Vostok, na Antártida, ganhava o título de lugar mais frio do mundo por ter alcançado um pico de frio de 90 graus negativos, mas ele também não era permanente.

Existência de Vida

Sabe-se certamente que nenhum homem conseguiria viver com uma temperatura tão baixa então descarta-se totalmente a hipótese de existir vida humana em Ridge A. Segundo Will Saunders, astrônomo da Universidade de New South Wales e exatamente quem descobriu a r. Ridge A, é praticamente impossível qualquer ser vivo conseguir resistir à temperaturas tão baixas. Os registros feitos pelo satélite também não captaram nenhuma imagem que comprovasse existir pelo menos animais polares por lá.

Revolução da Astronomia

As características desse local despertaram um interesse muito grande de astrônomos que buscam desenvolver um telescópio especial da Nasa. O céu do local que já foi registrado pelo satélite, é muito limpo e quase não possui nuvens já que a Ridge A possui uma altura extremamente elevada. Também não vamos encontrar água porque a umidade relativa do ar é zero ou praticamente isso. Por último, a altura da cordilheira fez com que esse fosse o lugar na Terra mais próximo do espaço.

Todas essas característica fizeram com que a Nasa passasse a estudar de fato a possibilidade de instalar um telescópio no local que será 3 (três) vezes mais nítido e potente do que qualquer outra aparelhagem que tenha sido instalada no mundo inteiro. Hoje o Hubble é o mais conhecido e mais potente e seria consideravelmente ultrapasso pelo novo telescópio de Ridge A.

Telescópio Será Construído por China e Austrália

Depois de análises feitas através de satélite e estudos de imagens do local, realmente existe a possibilidade de construção e instalação de um telescópio ultra moderno para a Ridg A. Ele será fabricado em parceria com os governos da China e da Austrália e será controlado totalmente através de um sistema de computadores desenvolvido especialmente para essa função. A hipótese que antes teria sido levantada sobre uma possível expedição ate Ridge A para a instalação do telescópio e exploração do local foi descartada pela Nasa que considera o local totalmente hostil e impossível de se manter alguém vivo.

Congelante

Congelante

Mais Lugares Frios ao Redor do Mundo

Apesar de Ridge A ter sido imbatível até o momento, existem outros lugares onde a temperatura é extremamente baixa e em alguns deles, a vida humana é impossível de existir. Escolhemos alguns dos lugares mais frios do mundo para vocês conhecerem um pouco mais.

• Vostok: Este local está a 3.500 metros acima do nível do mar e teve um pico de temperatura de 89,2 graus negativos em 1983. Localizado na Antártida Oriental de Gelo, o lago Vostok possui 250 km de comprimento e 50 km de largura, ficando entre os maiores do mundo inteiro.

•Oymyakon: Situado na Sibéria, é o local habitado mais frio do planeta, com pico de temperatura de 71.2 graus negativos. Ele está a 350 quilômetros abaixo do Círculo Polar Ártico e por lá vivem mais de 210.000 pessoas que enfrentam diariamente o frio aterrorizante. Essa cidade foi por muito tempo um dos destinos para os exilados políticos do regime soviético.

• Verkhoyansk: outra cidade siberiana onde o pico de temperatura chega a 69.8 graus negativos. Verkhoyansk é uma pequena cidade que também está perto do Círculo Polar Ártico e um dos mais importantes porto fluvial, centro de levantamento e depósito de coleta que existe na Rússia. Esta é a terceira menor cidade do país, mas está entre as mais importantes para a economia nacional.

Lugares Frios

Lugares Frios

• Yakutsk: outra cidade russa onde a temperatura chega no máximo a 64.4 graus negativos. Yakutsk é uma das cidades mais antigas construídas na Sibéria e tem um folclore local muito conhecido pelo país inteiro, o que faz a cidade se tornar ponto turístico em algumas épocas do ano, mesmo com todo o frio que a cerca.

 

Se você é daquelas pessoas que adora um lugar frio, tinha coragem de enfrentar essas temperaturas super baixas? Conta pra gente!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *