Em um país em desenvolvimento como o Brasil, ainda existe muitos estados com índice de saneamento básico baixo, onde pessoas vivem em situações extremamente antiquadas. Isso é um dever dos governantes que precisam se dedicar a erradicar esse problema que assombra as famílias mais carentes. As regiões que mais sofrem com isso são a norte e nordeste, tendo lugares muito bem cuidados outros totalmente esquecidos.
Nesses lugares vemos esgoto a céu aberto, falta de água tratada, muitos lugares com falta de energia elétrica, sem falar das doenças muito antigas e simples de serem resolvidas causadas por agentes que vem dessa falta de tratamento.
Saneamento Básico
O saneamento básico não é nada além de cuidar da distribuição da água, seja trazendo ela potável para a população ou cuidando do recursos pluviais. Além disso precisa ter a coleta e tratamento de esgoto bem estabelecida, com lugares bem definidos, entra em saneamento básico também a limpeza das ruas no geral e definir locais para descarte de resíduos.
Também precisam ter certo controle sobre as pragas e doenças causadas por vírus, bactérias e outros agentes vindo de contaminação com o local, tentando melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem ali, aumentando a saúde e a higiene deles.
Muitos profissionais podem tratar de saneamento básico, como os engenheiros ambientais e os sanitários, alguns especialistas em ciências biológicas e ambientais, além de alguns profissionais da saúde pública.

Manilhas Utilizadas Para Rede de Esgoto
Normalmente são exercidos pelo governo, com suas empresas públicas, pois a maioria dos locais que precisam de alguma melhora, as pessoas não possuem muitos recursos financeiros para ajudar, por isso é preciso interferência. Já as empresas privadas, trabalham por conta própria, oferecendo seus serviços para aqueles que podem pagar, tendo em vista a importância de um saneamento básico para todo mundo, não só seres humanos, mas também para a natureza.
Existem vários processos que se incluem no saneamento básico por isso se torna algo tão burocrático, por envolver muitas vezes a necessidade de entrar em residências, ou de perfurar chão e prejudicar a locomoção. Lembrando que precisa-se fazer um tratamento da água, para ela chegar potável, depois uma canalização para ela vir de modo adequado e depois do uso, o descarte deve ser feito de maneira correta pelo tratamento de esgoto.

Estação de Tratamento de Tratamento De Resíduos Vista de Cima
Sobre o tratamento de resíduos, que com certeza merece ser detalhado por ser muito importante não somente para os lugares que ainda não possuem um saneamento básico adequado. Esse tratamento de resíduos é apresentado para sociedade como algo muito complexo, que porém pode ser feito com simples passos se for bem direcionado.
Ele apresenta diversos métodos e operações, a fim de que tudo se encaixe dentro das leis, respeitando o meio ambiente. Leis que estão presentes desde o início da fabricação até o descarte final. A grande questão é deixar menos impacto na natureza quando a vida útil do objeto acabar. Com isso a melhoria é para todos, não só para a natureza, como para a qualidade da saúde das pessoas que vivem ao redor.
O tratamento pode ser o descarte total, ou então alguns tipos de tratamento alternativos para que os produtos possam ser separados e reutilizados ou reciclados. Normalmente o que acontece é um depósito desordenado de lixo das pessoas sem separação de lixos e sem cuidado nenhum.
Assim quando chega a hora de tratar fica bem complicado. Por isso, o processo tem que começar em casa, tentando sempre facilitar a vida dos catadores de lixo e dos responsáveis pelo tratamento.
O resíduos sólidos podem ser tratados a partir de separação e transição de fases, que consiste em decantar, filtrar, destilar, centrifugar e outros além de processos de tratamento térmico envolvendo altíssimas temperaturas.
Existem também processo químicos que fazem transferência de fases (extração de solvente e adsorção) e separação molecular (íons, diálise e osmose). Além disso também existe os processos biológicos com a bio gasificação.
Depois de todos os processos em que o lixo vai ser descartado realmente na natureza, ocorre a compostagem, que utiliza alguns seres vivos para ajudar na decomposição mais rápida do material orgânico. Esse material pode gerar um substrato muito comum na adubação.
Outro tipo de finalização dos resíduos é a incineração que se feita com cuidado para não poluir a atmosfera é muito interessante por eliminar grande parte do volume, conseguindo às vezes até aproveitar a energia.
E por último nos aterros sanitários é a forma mais utilizada pelas cidades, por ser um dos processos mais baratos e seguros, porém acaba guardando um grande volume de resíduos e prejudica a natureza.