Remediação De Áreas Contaminadas

Por causa do intenso ritmo produtivo do mundo aumenta o número de regiões que foram contaminadas de forma intensa. Por exemplo, o Rio Tietê no começo do século XX era local no qual as pessoas podiam fazer até mesmo piquenique. Nos dias de hoje se encontra em franca poluição e com programas que objetivam retirar o excesso de poluição, embora pouco tenha sido feito até então, apesar da propagando positiva por parte do governo federal.

Existem técnicas distintas para remediar as áreas contaminadas, o que varia de acordo com as condições ambientais das regiões.

Remediação De Áreas Contaminadas

Remediação De Áreas Contaminadas

Para Que Serve Remediação De Áreas Contaminadas?

Em termos práticos a química e engenharia ambiental trabalham em conjunto no sentido de remediar pontos ambientais que estão contaminados de forma oficial, ou seja, depois dos especialistas realizarem a análise e confirmarem que a região precisa de trabalho intenso para se recuperar.

Para Que Serve Remediação De Áreas Contaminadas?

Para Que Serve Remediação De Áreas Contaminadas?

Quais Objetivos Da Remediação De Áreas Contaminadas?

  1. Especialistas trabalham em conjunto para criar, implantar e controlar métodos no sentido de diminuir o valor de concentração que existe, seja nas águas do subsolo ou no solo em si. Trabalhos são feitos com o máximo de atenção e demanda experiência por parte de especialistas para aumentar o nível de eficácia dos projetos.
  2. Métodos de engenharia entram em prática no sentido de retirar os níveis de volume intensos de poluição.
  3. Seguir as planilhas traçadas por superiores para diminuir os limites determinados de forma prévia e por consequência analisar as avaliações de riscos que existe para a saúde dos seres-humanos, animais e vegetais que compartilham a área.

Quais Principais Métodos Para Remediar Áreas Contaminadas?

  1. Biorremediação! Consiste no processo em que especialistas introduzem organismos para ajudar a diminuir os efeitos de contaminação em determinada área ambiental, desde fungos até algas verdes. Principal objetivo da prática consiste em usar atividades biodegradáveis para tratar o local ao ponto de retornar com o nível equilibrado em termos de ecossistema.
  2. Escavação, Remoção e Destinação do Solo. Para fazer as análises de forma peculiar especialistas precisam trabalhar de forma árdua não apenas nas análises de conteúdo como também no trabalho de escavar, remover e indicar destino para a terra.
  3. Bombeamento e Tratamento. O método é utilizado de forma principal para fazer as análises das águas subterrâneas. Necessário ter estrutura preparada que trabalha no sentido de captar e fazer as análises de forma qualitativa e quantitativa quanto ao nível de poluição que existe no recurso natural.
  4. Extração. Em termos práticos existem diversos tipos de fazer a extração, o que varia de acordo com o ambiente que está sendo estudado. Por exemplo, às vezes são empregadas técnicas do tipo multifásico que consiste em extrair de forma ao vácuo no sentido de captar diferentes estados físicos da terra. Em grande parte dos casos quando se trata de terra o tipo de extração acontece sob o estado de vapor. Especialistas fazem análises prévias para ter o conhecimento de como proceder nas análises da área antes de empregar o sistema que objetiva extrair recurso para fazer pesquisa a criar projetos que remediam zonas contaminadas. Por vezes acontece inclusive a injeção de ar para facilitar o trabalho dos trabalhadores.
  5. Barreiras Reativas Permeáveis. Por vezes são colocados blocos em partes determinadas do solo no sentido de diminuir a poluição que é transferida de um lado para o outro. No final a água subterrânea entra em queda em termos de poluição e os níveis de poluentes podem ter maior controle inclusive no que tange ao mapa da poluição.
  6. Estabilização do solo também representa outra forma de remedias às áreas que foram contaminadas, cujo nível de contabilização foi comprovado após análises realizadas por especialistas no setor.
  7. Tecnologias Térmicas também fazem parte do processo no sentido de diminuir ou aumentar o clima do solo e águas subterrâneas no sentido de diminuir o nível de poluição de áreas contaminadas.

Técnicas Para Remediar Áreas Contaminadas!

Existem diversos tipos de técnicas ao que se refere à remediação de áreas contaminadas. Entre as principais vale o destaque por conta da biorremediação com o intuito de usar organismo micro no sentido de aumentar o controle contra as ações degradantes na terra ou na água que se encontra no subsolo. Por vezes os lençóis freáticos demandam da técnica de forma emergencial para que os danos não afetem os mananciais, cuja categoria serve para abastecer água aos homens, animais e vegetais.

Especialistas aplicam microrganismo em determinadas áreas no sentido de aumentar o nível de adição dos nutrientes para que a poluição ou nível de contaminação diminua de forma considerável.

Escavar o solo faz parte do processo. Do contrário, especialistas não possuem a estrutura material necessária para fazer análises dos tipos qualitativos e quantitativos. Por vezes existe a necessidade de substituir a terra contaminada por quantidade limpa no sentido de melhorar as formas de tratamentos de forma adequada. O processo pode acontecer nos aterros sanitários que precisam ser recuperados depois de absorver grande variedade de lixo.

Existem locais do gênero que com a terra substituída e a presença de novas plantações pode se modificar de forma direta. Caso do Parque Vila Lobos, em São Paulo, que nos dias de hoje representa um dos principais parques da cidade, mas antes foi um grande aterro que recebeu programa consagrado para restabelecer a terra e formar vegetação. Ao começo do projeto não existiam árvores grandes e o local apenas tinha sol intenso. Com o tempo a cobertura vegetal cresceu e nos dias de hoje representa local para escapar do agito que existe na cidade.

Não se pode ignorar o fato de que por vezes existe a necessidade de usar o bombeamento para melhorar as técnicas que ambicionam remediar áreas que estão contaminadas. O bombeamento acontece no sentido de facilitar as formas de capacitar o fluxo de águas subterrâneas para pontos distintos do solo. A técnica também pode empregar espécies de barreiras que servem para conter o excesso ou mesmo promover as alterações dos pontos hidrológicos e ao mesmo tempo fazendo acontecer o nível de contaminação que segue aos lençóis freáticos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *