Veja como é feito o processo para despoluir lagoas
O ideal é frear a poluição e evitá-la ao máximo. No entanto, quando a poluição dentro de uma lagoa atinge um nível crítico, é necessário utilizar técnicas para despoluir a região. Para limpar uma lagoa é necessário levar vários itens em consideração, como a quantidade de água e o tipo de poluição encontrada.
No Brasil nós temos como exemplo a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos maiores cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro. A lagoa está sofrendo o processo de despoluição, que deve terminar ainda este ano- o processo conseguiu reduzir o número de coliformes fecais de 16 mil para mil a cada litro de água. Nas Olimpíadas de 2016, a lagoa será palco das competições de canoagem e remo dos Jogos.
Responsáveis pela poluição
Um dos maiores vilões na poluição das lagoas é o esgoto, pois os dejetos despejados na água servem de alimento para algas que acabam proliferando e roubando o oxigênio dos peixes e outros animais. Além disso, essas algas também turvam a água, e despejam grande quantidade de gás carbônica.
Outro problema que o esgoto não tratado traz é o cheiro insuportável que fica devido aos dejetos. Os animais mortos acabam apodrecendo e piorando o quadro, criando um círculo vicioso.
Alguns lugares utilizam a terra do fundo das lagoas para construir aterros e acabam piorando a situação, pois a sujeira fica depositada no fundo da lagoa.
Técnicas para despoluir as lagoas
Existem várias técnicas disponíveis para fazer a despoluição das lagoas, e as características do local e dos dejetos que guiam a escolha por uma ou outra técnica.
Geralmente a primeira atitude a ser tomada é retirar as fontes de dejetos das lagoas, para estabilizar a poluição. Isso pode ser feito tampando a lagoa para evitar que a população jogue lixo, ou desviando os esgotos que desembocam na lagoa para estações de tratamento.
Câmeras são usadas para monitorar as áreas e evitar que novos esgotos sejam direcionados para a lagoa ou evitar que pessoas sujem a água, por exemplo.
Depois que a poluição é estabilizada, é hora de começar a limpeza, retirando os detritos de maior tamanho. Isso pode ser feito com varreduras com redes ou com funcionários a bordo de barcos. Nesta etapa são retiradas algas superficiais, garrafas e outros objetos jogados na lagoa.
Para evitar que buracos e desníveis virem depósito de sujeira, é feito o nivelamento do nível da terra.
Depois, é hora de fazer a renovação da água. Isso pode ser realizado através de dutos que liguem a lagoa ao mar ou a rios, ou então aumentando passagens de água já existentes.
Para retirar coliformes fecais e outros tipos de poluição, podem ser utilizados produtos químicos não invasivos ou até animais que podem efetuar a limpeza naturalmente.
Neto