Poluição Sonora – meio ambiente

A poluição sonora não é apenas um mal que aflige grandes cidades e metrópoles importantes, mas que pode ser encontrado até mesmo no mais puro meio ambiente de uma floresta ou bosque. Qualquer espécie de som ou conjunto de sons que formem sons mais altos do que os limites tolerados pela capacidade auditiva humana como suportável  são considerados como poluição sonora, sejam eles o som de caminhões de construção e o tráfego incessante de uma rua, ou então o conjunto de bandos de pássaros cantando em uma madrugada de primavera.

Poluição do Ar

Poluição do Ar

O som produzido em demasia, para ser considerado como poluição sonora, tem de ultrapassar os limites naturais do ouvido humano. Limites suportáveis são, por exemplo, sons que chegam a até 40 decibéis – que é a unidade de medida da intensidade de som. Os sons que ultrapassem, por exemplo, os 85 decibéis são fatalmente prejudiciais aos ouvidos humanos e podem causar surdez ou perda parcial ou temporária de audição, dependendo do tempo de exposição da pessoa a este tipo de som.

Por ser um tipo de poluição que é virtualmente invisível, a poluição sonora é como um mal que nos ataca sem veros, principalmente aqueles que moram em grandes cidades e grandes centros, com o risco de surdez em uma idade avançada simplesmente por morar perto demais de uma via movimentada de carros ou então perto demais de um aeroporto.

Poluição Sonora

Poluição Sonora

Há, é claro, regulamentação para este tipo de poluição, mas o seu cumprimento é de difícil manejo, já que o som é algo que pode ser parado a qualquer momento, desde que a sua produção seja voluntária. Caso o som seja de fato natural, como acontece com pessoas de áreas rurais que moram perto demais de uma queda d’água, ou mesmo de ninhos de pássaros canoros mais estridentes, não há como pará-los.

Poluição Meio Ambiente

Poluição Meio Ambiente

A melhor precaução para não se sofrer mais tarde com a poluição sonora é, de fato, prevenir e poupar os tímpanos sempre que possível, evitando, por exemplo, ouvir aparelhos eletrônicos de música como: MP3, MP4, MP5, iPods e similares em som muito alto, ou com fones de ouvido que entrem demais nos ouvidos dos usuários. A preservação dos seus ouvidos contra a poluição sonora é algo que deve ser levado a sério.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *