O Cairo é uma grande megalópole com um transito enlouquecido onde a desordem sempre foi à maior característica do transporte público e agora uma onda de modernização prometem revolucionar o caos com 200 ônibus novos, todos de uma cor vermelha, muito chamativos e movidos a gás natural, são os primeiros desse tipo no Egito e começaram todos a circular recentemente pelas conturbadas ruas do Cairo.
Muito Conforto
Os ônibus antigos nada tinham em termos de conforto, mas agora os ônibus movidos a gás natural no Egito e contando com uma tecnologia das mais modernas é também muito confortável. Os motoristas, muitos com anos de trabalho dirigindo ônibus no transporte publico do Cairo e acostumados com os modelos antigos, não querem mais nada além de poder hoje dirigir os modernos Mercedes que ainda permanecem com aquele brilho especial dos veículos recém saídos de fabrica.
Cuidados com os Veículos
A maioria dos motoristas antigos gosta de cuidar de seus veículos e é comum serem todos enfeitados e cheios de flores na cabine. É devagar que rodam pelas ruas da capital do Egito, pois metade de todo o parque automobilístico do país se concentra aí onde mais de vinte milhões de deslocamentos acontecem todos os dias e o dióxido de carbono que emitem somente nesses deslocamentos são na ordem de 13 milhões de toneladas por ano, isso de acordo com os dados divulgados pelo Banco Mundial.
Hábitos não Mudam
Os ônibus estão sendo renovados, porém os hábitos continuam os mesmos e o trajeto segue sendo feito sempre com as portas abertas para que os usuários possam ir subindo a medida que o ônibus vai se deslocando devagar mas sem nunca parar. O ímpeto renovador foi dado com os ônibus modernos e movidos a gás natural, entretanto mesmo nesses ônibus as características que chamavam a atenção em seus antecessores destrambelhados permanecem como é o caso de vendedores que se misturam sempre com os passageiros e tentam durante o trajeto vender produtos que vão do lenço a cola.
Projeto
O projeto de renovação da frota deve ser concluída somente em 2012, quando se deverá ter nada menos do que 1.100 novos ônibus em circulação na capital egípcia com a finalidade de renovação da frota, mas especialmente com o intuito de redução no numero de acidentes que entre outros tantos motivos são causados em grande parte pelo estado de conservação péssimo que se tem no transporte publico do país.
Eliminar os Diabos do Dsfalto
O governador do Cairo espera que com os novos ônibus venha a diminuir o numero de microônibus e também de vans de iniciativa privada que segundo ele promovem anarquia no transito e com isso ganharam a fama de diabos do asfalto.