Fontes de Poluição da Água

Aprendemos desde cedo que o nosso planeta possui uma grande reserva de água e esta é a principal fonte de vida que temos e, portanto, preservá-la é de extrema importância. Com o tempo vamos aprendendo também que mesmo sendo a nossa principal riqueza, a água do planeta está a cada dia sendo menos cuidada. São poluentes vindos de todos os lados e apresentando-se sob todas as formas.

Existem casos de algumas fontes de poluição de água que achamos de certa forma inofensiva, mas esta contribui e muito para o resultado elevado da poluição. A regra sobre objetos que poluem o meio ambiente funciona sob a forma de crescimento gradativo, onde um simples objeto pode não oferecer tantos riscos ou danos à saúde do planeta, mas milhões desses pequenos objetos acabam causando um estrago muito grande.

Então mais abaixo você vai encontrar algumas fontes de poluição de água que ajudam tanto de forma direta, como indireta a aumentar o nível de desgaste de água potável que temos no planeta. Além de conhecer alguns deles, vamos saber como eles contribuem para a esse tipo de contaminação.

Atividades Agrícolas

Um dos componentes principais das atividades agrícolas é a água. É através dessa fonte que agricultores alimentam as suas plantações, seus animais de pasto e realizam tantas outras atividades. Acontece que esse tipo de prática tem feito com que a contaminação das águas de uma determinada região aumente consideravelmente.

O que mais afeta e causa a contaminação da água a partir desse tipo de atividade, é  uso cada vez mais constante e em maior quantidade de compostos ofensivos como pesticidas, fertilizantes químicos e tantas outras substâncias que são extremamente tóxicas tanto para a natureza como também para a nossa vida.

Essas substâncias quando utilizadas infiltram-se no solo e contaminam toda a parte subterrânea do mesmo, incluindo qualquer tipo de sistema de irrigação que funcione e que não tenha um devido tratamento. As águas subterrâneas também são contaminadas dessa forma e se uma determinada região é abastecida dessa fonte, é imprescindível que haja uma rede de tratamento eficiente.

Atividades Domésticas

Quem pensa que as nossas atividades cotidianas não influenciam muito diretamente na poluição da água, com certeza não faz ideia do mal que causa ao meio ambiente. Imaginem todo o depósito de detergentes com fosfatos que é feito por uma única residência em uma semana. Agora imaginem essa mesma quantidade depositada por uma cidade inteira!

Os detergentes com fosfatos são mais conhecidos como detergentes biodegradáveis. Eles recebem essa qualificação porque quando despejados na natureza, possuem um prazo mais curto para serem degradados, além de desaparecerem 80% da sua quantidade total. Acontece que os 20% desses detergentes que não se degradam rapidamente, permanecem na natureza em contato com a água e contribuem diretamente para o crescimento de fitoplânctons, algas e plantas, que se alimentam à base de nutrientes.

Esses nutrientes quando acabam tais organismos morrem e passam a se decompor, o que vai consumir oxigênio da água e acarretar na formação de gases tóxicos. Então se você se pergunta se tem solução para esse problema, indicamos apenas a redução da quantidade de vezes que você lava roupa durante a semana, além de evitar o desperdício maior de água, ajuda a não emitir tantos gases tóxicos no meio ambiente.  Você pode também utilizar produtos de fácil degradação e com possibilidade de reaproveitamento pela natureza.

Esgotos Domésticos e de Indústrias

Todos nós sabemos que os esgotos são a principal fonte de poluição da água. Eles estão presentes tanto em pequena como em larga escala, sendo o primeiro tipo representado pelos esgotos que temos em casa e o segundo pelos esgotos de industrias de pequeno, médio e grande porte.

Eles são disparados os maiores poluentes de água porque descarregam todos os seus dejetos em rios e deixam a maior parte das águas destes contaminadas. A maioria dos dejetos que caem nos rios, mares, lagos, etc, são formados por restos orgânicos, venenos tóxicos, bactérias e principalmente de vírus. Isso faz com que muitos seres vivos morram, adoeçam e sem falar na agressão causada ao meio ambiente, já que esses esgotos deixam os locais de despejos sujos e mal cheirosos.

Petróleo

Algumas atividades envolvendo o petróleo têm causado uma grande poluição nas águas do mundo inteiro. As atividades econômicas que envolvem o uso do petróleo vêm crescendo cada vez mais nos dias de hoje e consequentemente, os acidentes ecológicos têm aumentado também, principalmente os de gravidade elevada.

No caso da água, o petróleo que é extraído dos oceanos e dos mares e os metais pesados utilizados para que esse processo ocorra, acabam sendo lançados na água por diversos acidentes de percurso. Acontece que esses acidentes causam uma poluição nas regiões ao redor das plataformas que muitas vezes deixa a água totalmente inutilizável.

Atividades Industriais

Mais acima citamos os casos de fontes de poluição da água partindo dos esgotos das indústrias, que têm afetado diretamente na qualidade desse líquido. Acontece que além dos esgotos mal direcionados dessas indústrias, as suas atividades ainda ajudam a aumentar mais ainda a poluição da água que hoje existe em todo o planeta.

Produtos que são lançados nos esgotos e que não possuem um nível de degradação elevado, permanecerão presentes na água para onde estes serão despejados e consequentemente, acabarão por poluir uma determinada região. Quando falamos em produtos que são lançados pelas indústrias na água, falamos de óleos, celulose e/ou produtos sintéticos como tintas e plásticos, entre muitos outros que caem nos esgotos diariamente.

Além desse tipo de indústria, vamos encontrar ainda as que poluem de forma indireta a água do nosso planeta. As centrais de energia elétrica, por exemplo, elas descarregam constantemente em rios, águas com uma temperatura extremamente elevada, além de substâncias radioativas e também metais pesados. Essas substâncias superaquecem a água e causam o desequilíbrio ambiental desse nicho.

Construções Costeiras

As construções que são feitas nas regiões de rios e mares acabam depositando restos de entulho nesses ambientes e consequentemente a poluição aumenta. Esse tipo de fonte é muito mais presente em cidades onde o litoral é mais extenso e habitável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *