Estratosfera: Segunda Camada Atmosférica Distante Da Superfície Terrestre

Especialistas atestam que a estratosfera esta a aproximados cinquenta quilômetros do solo terrestre. Interessante notar que a temperatura pode chegar em 60°C negativos. A camada tem alto nível de ozônio, gás absorve os raios ultravioletas considerados prejudiciais aos seres vivos. Com o excesso de poluição a estratosfera fica esburacada. As luzes solares entram no planeta Terra com maior força e chances de causar câncer de pele. Nas alturas existe inclusive a presença de bactérias e vidas animais que conseguem voar em níveis consideráveis ou residem na topo de montanhas como o Everest.

Tropopausa: Fronteira Entre Troposfera e Estratosfera

Tropopausa: Fronteira Entre Troposfera e Estratosfera

Tropopausa: Fronteira Entre Troposfera e Estratosfera

As camadas quentes estão situadas acima das camadas frias. Faro que entra em contraste com o cenário encontrado na troposfera, camada da atmosfera que está mais próxima superfície da Terra. Em cima dela está a estratosfera. A fronteira entre os dois é intitulada tropopausa – Medição incumbida de medir as alterações das temperaturas com a altura através da troposfera e estratosfera identifica. Não se pode ignorar o fato de que dentro da troposfera a temperatura cai conforme a altitude. Por outro lado, na estratosfera, a temperatura permanece constante por certo tempo até aumentar a altitude.

Dentro da estratosfera a temperatura aumenta com o crescimento de altitude. O topo da estratosfera traz temperatura de -3°C, pouco abaixo do ponto de congelação da água. Mergulhada na respectiva temperatura congelante uma vez que o ozônio (O3) absorve a energia de UVB e ondas UVC divididas com oxigênios atômicos (O) e diatômicos (O2). Oxigénio atómico fica concentrado na estratosfera superior para bombardeamento de luz UV e destruição do oxigénio. As recombinações das fórmulas o oxigénio forma ozono à liberação do calor encontrado na estratosfera.

Segunda Camada Especial Da Terra

Estratosfera representa segunda camada principal da atmosfera da Terra, logo acima da troposfera e abaixo da mesosfera. Traz partes quentes acima e frias por baixo. Isto acontece em contraste com as ações da troposfera perto da superfície da Terra.

A fronteira da troposfera e estratosfera, tropopausa, fica marcada por onde começa tal inversão, o que em termos de termodinâmica atmosférica representa nível de equilíbrio. A estratosfera está situada entre cerca de dez km e cinquenta km de altitude acima da superfície nas latitudes moderada, enquanto que nos polos começa a cerca de oito km de altitude.

As formas recombinam o oxigénio para formar ozono que libera o calor encontrado na estratosfera. A baixa estratosfera recebe quantidades muito baixas de UVC, assim, o oxigênio atômico não é encontrado, causando carência de ozônio. As estratificações verticais faz com que a estratosfera seja estável no aspecto aerodinâmico. A parte superior da estratosfera é chamada de estratopausa, parte na qual a temperatura diminui com a altura.

Metano X Ozônio Na Estratosfera

Metano X Ozônio Na Estratosfera

Metano X Ozônio Na Estratosfera

Metano (CH4) não causa destruição direta do ozônio na estratosfera, mas leva à formação de compostos que destroem o ozônio. Monoatómico oxigénio (O), na estratosfera superior, reage com o metano para formar o radical hidroxilo (OH). Este radical hidroxilo é capaz de interagir com os solúveis não compostos, como os clorofluorcarbonetos e as rupturas de luz UV com radicais de cloro que rompem o átomo de oxigénio da molécula de ozono, fazendo que com seja originada criação de molécula de oxigénio e radical de hipoclorito. O hipoclorito de radical, em seguida, reage com o oxigénio atómico, criando outra molécula de oxigénio e outro radical cloro, evitando assim a reação do oxigénio monoatómico com O2 no sentido de criar ozono natural.

Voo Da Aeronave e Estratosfera

Aviões comerciais de cruzeiro em altitudes de 9-12 km (30,000-39,000 pés) em latitudes temperadas aperfeiçoa a queima de combustível, de maneira principal graças às baixas temperaturas encontradas perto da tropopausa e abaixo da densidade do ar, reduzindo o arrasto parasita na fuselagem.

Porque a temperatura na tropopausa e estratosfera inferior permanece constante com o aumento da altitude, muito pouca turbulência convectiva ocorre nas altitudes. Embora a maior turbulência a esta altitude seja causado por variações na corrente de jato e em outras tesouras de vento locais, áreas de atividade convectiva significativa (tempestades) na troposfera inferior podem produzir superação convectiva.

Embora alguns planadores alcancem grandes altitudes nas poderosas térmicas em tempestades, a manobra é perigosa. Voos de altitude alta por planadores podem usar ondas em cadeias de montanhas no sentido de definir recordes.  Em 14 de outubro de 2012, Felix Baumgartner se tornou o detentor do recorde, ao atingira altitude de 39 quilômetros (128.097 pés) com balão tripulado.

Circulação e Mistura

A estratosfera representa intensa interação entre radiativos, processos dinâmicos e químicos em que a mistura horizontal de componentes gasosos prossegue de maneira mais rápida do que a mistura vertical. Característica interessante está na circulação estratosférica em latitudes tropicais, que quando acionados por ondas de gravidade são gerados por convecção na troposfera. O QBO induz circulação secundária importante ao transporte global estratosférico de marcadores, tais como o ozono ou o vapor de água. No norte do inverno do hemisfério súbitos aquecimentos estratosféricos causam a absorção de ondas de Rossby na estratosfera.

Vida Bacteriana e Animal Na Estratosfera

Vidas bacterianas sobrevivem na estratosfera e se tornam parte da biosfera. Além disso, algumas espécies de aves foram relatadas para voar nos níveis inferiores da estratosfera. Em 29 de novembro de 1975, alguns abutres teriam sido ingeridos em um motor a jato 11.552 m (37.900 pés) acima da Costa do Marfim. Interessante notar que gansos sobrevoam de maneira rotineira na cúpula do Monte Everest, que possui 8.848 metros (29.029 pés).

Ondas De Gravidade

São ondas geradas em fluido ou no meio de interface entre dois meios de comunicação (por exemplo, a atmosfera e o mar), que tem restabelecimento pela força de gravidade ou flutuação. Quando o elemento de fluido é deslocado de interface ou para alguma região com diferente densidade a gravidade tenta restaurar o equilíbrio, resultando em oscilação sobre o estado de equilíbrio ou da órbita.

Ondas de vento geradas na gravidade da superfície das lagoas da Terra, lagos, mares e oceanos possuem período entre 0,3 e 30 segundos (3Hz a 0,03Hz). Ondas mais curtas também são afetadas por tensão superficial e são chamadas de gravidade capilar.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

O Que é Estratosfera

A estratosfera está aproximadamente a cerca de cinquenta quilômetros de altitude, ela é rica em gás ozônio, e por isso se forma a camada de ozônio que é grande responsável por proteger a terra dos raios ultravioleta. Mas se existir buracos na camada de ozônio os raios chegam mais intensos. Por causa da poluição são causados esses buracos na camada de ozônio. Com a intensidade dos raios que é considerado prejudicial aos seres vivos, e com isso causa o câncer de pele. A sua temperatura varia entre -5 e -70 graus Celsius, ela é mais quente nas proximidades da mesosfera. É causada o efeito estufa também nessa camada e ele se agrava com a constante emissão de gases na atmosfera e um exemplo é o gás carbônico.

O Que é Estratosfera

O Que é Estratosfera

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *