Dióxido De Carbono: Características Gerais

O dióxido de carbono (CO2) é composto químico constituído por dois oxigênio ligados ao único átomo de carbono. Como parte do ciclo, as plantas, algas e cianobactérias usam luz de energia para fazer fotossíntese a partir de dióxido e água.

No entanto, a fotossíntese não pode ocorrer no escuro e à noite. Algum dióxido de carbono é produzido por plantas durante a respiração, produzido pela combustão de carvão ou hidrocarbonetos, fermentação de açúcares em cerveja e vinificação e por respiração de todos os organismos vivos.

Dióxido De Carbono: Características Gerais

Dióxido De Carbono: Características Gerais

Ele é exalado na respiração dos seres humanos e animais terrestres. Emitido a partir de vulcões, fontes termais, gêiseres e outros locais onde a crosta terrestre é fina e libertada de rochas carbonáticas por dissolução.

CO2 também se encontra em lagos de profundidade sob o mar e misturado com depósitos de petróleo e gás. Os efeitos ambientais de dióxido de carbono são de interesse significativo por ser gás de efeito estufa que aquece a superfície da Terra à temperatura elevada e aumenta a radiação no interior.

Dióxido atmosférico é a principal fonte de carbono na vida na Terra e sua concentração na atmosfera pré-industrial desde o final do Período Pré-Cambriano foi regulamentado por fotossíntese de organismos.

A queima de combustíveis à base de carbono desde a revolução industrial aumentou as concentrações de dióxido na atmosfera e a taxa de aquecimento global. Consiste em causa de mudança climática antropogenia e importante fonte de acidificação uma vez que se dissolve em água para formar ácido carbônico, considerado fraco, como a ionização de água incompleta.

Um Pouco De História

O dióxido de carbono foi um dos primeiros gases descritos como substância diferente do ar. No século XVII, Baptista van Helmont observou que quando se queima carvão em um recipiente fechado, a massa resultante da cinza é menor do que o carvão vegetal original. A interpretação foi a de que o resto tinha sido transformado em substância invisível que se chamou de “gás” ou “espírito selvagem”.

Um Pouco De História

Um Pouco De História

As propriedades de dióxido de carbono foram estudadas com maior ênfase na década de 1750 pelo médico escocês: Joseph Black. Ele descobriu que calcário pode ser aquecido ou tratado com ácidos para produzir gás chamado “ar fixo”, mais denso do que a atmosfera.

Black também descobriu que ao borbulhar através de uma solução aquosa de cal (hidróxido de cálcio) seria capaz de precipitar carbonato do cálcio. Utilizado para ilustrar este fenômeno, o dióxido de carbono foi produzido pela fermentação de respiração do tipo animal ou microbiano.

O dióxido de carbono foi liquefeito pela primeira vez em 1823, por Humphry Davy e Michael Faraday. Antiga descrição do tipo sólido foi dada por Charles Thilorier, em 1834, que abriu um recipiente pressurizado de dióxido de carbono líquido apenas para descobrir se o arrefecimento produzido pela rápida evaporação produziu “neve” sólida de CO2.

Isolamento e Produção

O dióxido de carbono é produzido em principal como um produto secundário não recuperado de quatro tecnologias:

  • Combustão de combustíveis fósseis
  • Produção de hidrogênio por reformação de vapor
  • Síntese de amoníaco
  • Fermentação

Produção Industrial: Dióxido De Carbono

Dióxido de carbono industrial pode ser produzido por diversos métodos, muitos dos quais são praticados em escalas. No seu percurso dominante se produz como um produto secundário da produção industrial de amoníaco e hidrogênio. Esses processos começam com a reação de água e do gás natural (metano).

Embora o dióxido de carbono não seja por vezes recuperado, ele resulta da combustão de combustíveis fósseis e de madeira, bem como da fermentação do açúcar na fabricação de cerveja, uísque e outras bebidas alcoólicas.

Também representa resultado da decomposição térmica da pedra calcária, do fabrico de cal (óxido de cálcio). Ele pode ser obtido de modo direto a partir de dióxido de carbono natural onde é produzido por ação da água acidificada em pedra calcária ou dolomitas.

CO2 Nas Indústrias

Na indústria química, o dióxido de carbono é consumido como um ingrediente na produção de ureia e metanol. Metais carbonatos, bicarbonatos e derivados de ácidos carboxílicos são preparados a partir de CO2.

O dióxido de carbono é um aditivo alimentar utilizado como um propulsor e regulador de acidez na indústria. Aprovado para uso na União Europeia, Austrália e Nova Zelândia. Ao usar fermento o padeiro produz CO2 através da fermentação de açúcares na massa.

Usado para produzir refrigerantes e água com gás. De modo tradicional a carbonação da cerveja e do vinho espumante surgiu através de fermentação natural, mas muitos fabricantes de bebidas com dióxido de carbono recuperam as soluções a partir do processo com CO2.

No caso de garrafas de cerveja e embarriladas, dióxido de carbono é o método mais usado. Com exceção da britânica Real Ale, cerveja é transferida de barris em uma sala fria ou adega para distribuição às vezes misturada com nitrogênio.

O dióxido de carbono na forma de gelo seco é por vezes usado na produção de vinho processo para resfriar cachos e uvas após a colheita para evitar a espontânea fermentação por selvagem levedura.

A principal vantagem do uso de gelo seco sobre o tradicional é que arrefece as uvas sem a adição de qualquer água adicional e pode diminuir a concentração no mosto da fruta, por consequência também diminui a concentração de álcool.

Gelo seco também é usado durante o molho frio para fase do processo de vinificação a manter as uvas com qualidade. O gás dióxido de carbono resulta da sublimação do gelo seco e tende a assentar no fundo dos tanques porque é mais denso do que o ar.

O gás de dióxido de carbono cria um ambiente que ajuda a prevenir o crescimento de bactérias nas uvas até que seja tempo para iniciar a fermentação com a estirpe de levedura.

Às vezes também é usado para encher garrafas de vinho ou outros armazenamentos, tais como barris, para evitar a oxidação, que tem o problema de virar bebida efervescente. Por esta razão, outros gases, tais como azoto ou argônio, são os preferidos ao processo entre os fabricantes profissionais nas produções ao redor do mundo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Características Del Dióxido de Carbono

O gás carbônico é mais pesado que o ar, ele não apresenta cheiro e muito menos sabor. Quando sua concentração na atmosfera é alta ele é como um dos principais gases para a formação do efeito estufa. O dióxido de carbono pode poluir o ar e aumentar a temperatura. O dióxido de carbono ou anidrido de carbônico é uma molécula que sua composição é um átomo de carbono (C) e também dois oxigênio (O). A sua formação é bem simples ela ocorre da seguinte maneira: C + 02 = CO2

Características Del Dióxido de Carbono

Características Del Dióxido de Carbono

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *