Como é Destruída a Camada De Ozônio

O Que é Ozônio?

O gás ozônio (O3) é considerado como um dos gases minoritários mais importantes para o planeta. Esse gás está presente em toda a atmosfera, porém, está concentrado cerca de 90% do seu total, na chamada camada de ozônio que se encontra entre 15 e 50 km de altitude.

Para se ter uma ideia na área de maior concentração de ozônio, cerca de 28 km de altitude, existem 5 moléculas de ozônio para cada 1 milhão de moléculas de oxigênio. Se um dia toda a camada de ozônio fosse colocada na superfície da terra congelada teria apenas cerca de 3 mm de espessura.

O Que é Ozônio?

O Que é Ozônio?

O Que é a Camada De Ozônio?

Muito se fala sobre a destruição da camada de ozônio, porém, nem todo mundo compreende ao certo o conceito do que é essa camada. A camada de ozônio fica localizada na estratosfera, entre 15 e 50 km de altitude, e tem como função principal funcionar como um escudo invisível que protege a superfície da terra dos raios ultravioletas emitidos pelo sol. A camada é formada por três átomos de oxigênio.

O Que é a Camada De Ozônio?

O Que é a Camada De Ozônio?

A radiação UV do sol é muito perigosa e consiste naquela que bronzeia, resseca e envelhece a pele. Trata-se de uma radiação nociva tanto para os seres humanos como para os animais e plantas. O grande risco dessa radiação está no fato de que ela modifica o DNA (ácido desoxirribonucléico) o que pode acarretar num eventual crescimento tumoroso como, por exemplo, o câncer de pele. Também pode causar problemas nas córneas e deixar o sistema imunológico mais frágil.

Como é Destruída a Camada De Ozônio?

Quando mais a camada de ozônio é destruída mais exposta fica a superfície do planeta e em consequência os seres humanos a ação da radiação ultravioleta. Dentre os principais agentes de destruição da camada estão compostos de cloro, enxofre e cinzas (eliminadas naturalmente como, por exemplo, numa erupção vulcânica).

Porém, o homem tem um papel decisivo na destruição desse escudo invisível através da emissão dos CFC´s e BrFC´s (que estavam em grande parte dos refrigeradores, ar condicionados e sprays) bem como através da produção de outros gases como o tetracloreto de carbono e o metilclorofórmio (usados em larga escala como solventes para produzir cola).

O Acúmulo Dos Compostos

A destruição da camada de ozônio se dá através do acúmulo dos compostos citados acima nas camadas superiores. Uma vez lá esses compostos são decompostos pela radiação UV e assim liberam cloro e bromo que reagem com facilidade com o ozônio. Saiba como acontece a reação:

Exemplo: O3(g) + X   ___   XO + O2(g)

O X dessa reação pode ser Br, F, O, H, NO, Cl entre outros compostos.

O monóxido que é produzido reage então com os átomos de ozônio de forma a produzir moléculas de O2 e os átomos regenerados recomeçam o processo de destruição. Isso nos faz perceber que um único átomo de cloro pode chegar a destruir pelo menos cem mil moléculas de ozônio.

Exemplo: ClO(g) + O _____ Cl + O2(g)

A Destruição Do Ozônio

Basicamente o ozônio é destruído artificialmente quando se encontra na presença de substâncias químicas halogenadas que contenham átomos de flúor (F), cloro (Cl) e bromo (Br). Os gases que contém esses átomos não são reativos de forma que não são eliminados pela chuva e nem mesmo pela neve.

Dessa forma ficam na baixa atmosfera durante anos e quando sobem para a estratosfera passam pela ação da radiação ultravioleta o que faz com que liberem radicais livres que fazem a destruição das moléculas de ozônio.

Substâncias Que Destroem a Camada De Ozônio

As principais substâncias que destroem a camada de ozônio são aquelas compostas por hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), clorofluorcarbonos (CFCs), tetracloreto de carbono (CTC), halons, brometo de metila, hidrobromofluorcarbonos (HBFCs) e metilclorofórmio.

CFCs

As substâncias chamadas de CFCs são substâncias químicas sintéticas que são formadas por átomos de cloro, carbono e flúor. Essas substâncias são consideradas como as principais destruidoras da camada de ozônio. Durante as décadas de 80 e 90 essas substâncias foram muito utilizadas pela indústria de produtos e serviços, porém, em 2010 o seu consumo foi banido.

Vale lembrar que existem derivados desse composto como o CFC-11, o CFC-12, o CFC-113 e CFC-114. Cada um desses compostos tem uma função específica, confira abaixo mais detalhes.

  • CFC-11 – Trata-se de um agente expansor utilizado no fabrico de espumas de poliuretano, também pode ser empregado como propelente em aerossóis e medicamentos bem como sob a forma de fluido de refrigeração comercial, industrial e doméstica.
  • CFC-12 – Também funciona como agente expansor sendo utilizado para os mesmos fins que o CFC-11 e ainda em misturas com óxido de etileno para ser usado como esterilizante.
  • CFC-113 – Utilizado como solvente para limpeza de elementos de precisão e eletrônica.
  • CFC-114 – Utilizado como um propelente em aerossóis e medicamentos.
  • CFC-115 – Usado com frequência na refrigeração comercial.

A Camada De Ozônio Pode Ser Reconstituída?

Conforme a tecnologia e a industrialização foram avançando novos e mais nocivos gases foram sendo liberados na atmosfera o que causou um grande estrago na camada de ozônio. Devido a ação das massas de ar a concentração da destruição ficou concentrada em regiões como a Antártida. Para se ter uma ideia na Antártida já é possível observar um grande buraco na camada de ozônio que somente tem feito crescer no decorrer os últimos anos.

Devido a grande apreensão que o buraco da camada de ozônio gera cientistas do mundo todo dedicam tempo e pesquisa para saber se existe possibilidade de recuperação. Cientistas japoneses concluíram que a camada de ozônio deve se recuperar plenamente até 2040.

Contudo, uma simulação realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa Meteorológica da França demonstrou que o buraco na camada somente irá ser reduzido a partir de 2050 mesmo que haja uma redução significativa dos principais gases que destroem a camada.

Porém, mesmo que existam discordâncias entre os resultados das pesquisas é importante lembrar que pesquisas recentes demonstraram que houve uma recuperação da camada de ozônio, recuperação essa que atingiu o seu máximo na primeira década do novo século. A recuperação da camada de ozônio é algo muito importante para a humanidade haja vista a sua ação de escudo contra os raios UV.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.