Rios e Cachoeiras do Brasil

O país está repleto de rios e cachoeiras em diversas zonas estaduais. Considerado como nação com maior quantidade de água doce, Brasil se encontra em uma posição favorável dentro do planeta Terra. Conheça cinco rios e cachoeiras considerados destaques em terras nacionais.

As Belezas Naturais do Brasil

As Belezas Naturais do Brasil

Cachoeira do EL DOURADO (Amazonas)

A queda de água tem 354 metros de altura, considerada como mais alta cachoeira do Brasil. Situada no Parque Nacional do Araçá, Amazonas. Desagua em um pequeno cânion, na Serra do Curupira, dentro do rio Igarapé Preto. Cientistas apontam que na linha reta, a cachoeira tem mais de duzentos quilômetros.

A visita pode ser feita em quase todos os dias do ano. Vale ressaltar que entre os meses de abril e setembro é o melhor período para fazer a visitação por causa do período das chuvas. Os primeiros visitantes se confundem. Esta não á a cachoeira do Araçá, que deságua no rio de mesmo nome e está ao lado do posto oficial da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), embora esteja situada em Parque Nacional que carrega o mesmo nome.

Visitantes e moradores podem estar ao lado do maior nível de vida animal selvagem que existe no mundo. Existem, inclusive, montanhas com dois mil metros de altura que atraem escaladores de todo globo terrestres, amadores ou profissionais. Praias com areia limpa e braça, rios caudalosos e ilhas fluviais formam cenário digno de ser medido como cinematográfico – O paraíso na Terra.

Interessante notar que ao redor da cachoeira existem não somente diversidades de animais, como também de vegetais, sendo que alguns ainda nem foram estudados ou nomeados por cientistas. Bromélias e cristais de rocha são outros tipos de atrações que encantam os olhos dos visitantes.

Ambientalistas reclamam que a constante presença de turistas junto com movimentos de automotivos está prejudicando o desenvolvimento dos nichos ecológicos da região. Porém, as populações locais são dependentes do ecoturismo. O problema aumenta ainda mais por causa da demanda de visitantes que somente aumenta dentro da região.

Cachoeira da Fumaça (Bahia)

A Chapada Diamantina jamais seria a mesma sem a presença da Cachoeira da Fumaça, segunda maior queda d’água de todo território brasileiro com trezentos e quarenta metros de altura. Situada entre os municípios de Palmeiras e Lençóis, ambos pertencentes a Bahia.

A cachoeira está no Parque Nacional da Chapada Diamantina, aberta todos os dias para visitação turística, sendo sem dúvidas, um dos destinos mais procurado em terras baianas. O folclore local diz que este nome foi concedido em razão da evaporação da água realizado na altura da queda. Este conjunto natural fornece a sensação visual de estar acontecendo vaporização.

Vale ressaltar que, conforme a estação de ano, a região pode estar completamente seca. Neste sentido, a visita é indicada durante os períodos chuvosos. Quem está disposto a curtir uma aventura, pode fazer a trilha que começa no munícipio de Lençóis, com duração de trajeto estimado em três dias. Neste caminho, se pode chegar ao topo da cachoeira e no poço em que a suas águas deságuam. Ao final do caminho, os visitantes encontram o Vale do Capão, vilarejo pertencente à zona municipal de Palmeiras.

Atenção! É indispensável contratar serviços de guias profissionais antes de adentar à trilha.

Cachoeira Casca D’Anta (Minas Gerais)

Há 186 metros na maior queda de água vinda do rio São Francisco. Está situada em São João do Barreiro, há mais de trinta quilômetros da região de São Roque de Minas. A beleza fica ainda mais irradiante com a parede de trezentos metros de rochas que faz parte da moldagem.

Cachoeira dos Pretos (São Paulo)

Ótima opção para quem mora em São Paulo, visto que a cidade de Joanópolis está à uma hora da capital paulista. Queda de água equivalente a 154 metros. O melhor acesso é via Joanópolis, porém o trajeto pode ser feito por estadas partindo de São Francisco Xavier e Monte Verde. Considerada maior cachoeira iluminada do Estado.

As Cataratas do Iguaçu (Paraná / Missiones)

A área em si é formada por conjuntos de 275 quedas de águas vindas do rio Iguaçu. Está entre o Parque Nacional do Iguaçu, território Brasileiro, e o Parque Nacional Uguazú, na região de Missiones, Argentina. Em termos gerais, representa fronteira principal entre as duas nações sul-americanas. São duzentos e cinquenta mil hectares de floresta Atlântica.

Os dois parques foram criados na década de trinta do século passado no intuito de administrar a proteção do manancial aquática que simboliza a catara e os ricos ambientes naturais situados ao redor. Ambos são considerados Patrimônios Mundiais de acordo com a lista da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A história oficial diz que o primeiro colonizador que chegou ao local foi Álvar Núñez Cabeza de Vaca, representante da coroa espanhola, em 1541. Interessante notar que há quedas individuais que podem ultrapassar a altura dos oitenta e dois metros de altura, embora a maioria não ultrapasse a casa dos setenta.

A cachoeira intitulada “Garganta do Diabo” é a queda com maior fluxo de água, com oitenta e dois metros de altura, centro e cinquenta na altura e setecentos de comprimento. Certamente considerada pela maioria dos visitantes como a mais impressionante queda dentro das Cataratas.

Sabe-se que dois terços das Cataratas estão situados na Argentina. O acúmulo de agua acontece em consequência do cânion que realiza a drenagem dentro do rio Paraná, atividade situada perto da Usina Hidrelétrica de Itaipu, ou seja, da região paraguaia.

Como chega às Cataratas do Iguaçu?

Estimativas oficiais apontam que grande parte dos visitantes faz o trajeto via Puerto Iguazú, cidade argentina. Em alguns casos, os brasileiros e paraguaios precisam de parada obrigatória na fronteira no intuito de retirar o visto de viagem, tido como indispensável mesmo aos países filiados ao MERCOSUL. Esta tarefa pode fazer com que o trajeto demore mais para ser feito. No entanto, não se espante caso isso aconteça.

Há dois aeroportos situados próximos das Cataratas do Iguaçu: IGU (Aeroporto Internacional do Iguaçu) e Aeroporto Internacional Cataratas Iguazú (IGR). Estão localizados há alguns quilômetros do local.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Vale a Pena Viajar Para Lá

Vale a Pena Viajar Para Lá

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *