O Clima chuvoso

Ao redor do globo terrestre – e muitas vezes também dentro de um país com grande extensão territorial – a variação climática é muito grande. Como climas determinados pelas ciências da natureza temos: o Tropical e o Subtropical, o Equatorial, o Mediterrâneo, o Temperado, o Oceânico e o Continental, o Alpino, o Polar, o Árido e o Semiárido e, por fim, o Desértico. Já o clima que se caracteriza como sendo chuvoso, é formado através de diversos componentes e pode ocorrer em alguns climas conhecidos pela ciência ou, ao menos, em determinado período do ano nestes climas.

O Clima chuvoso

O Clima chuvoso

Diversos são os componentes físicos que são determinantes para que um clima seja ou não específico de uma área no planeta, principalmente para o clima chuvoso. Os principais componentes são: pressão atmosférica, vegetação, mudanças na órbita terrestre, relevo, a latitude e a longitude, a proximidade do mar ou se mais para o centro do continente, os movimentos da massa de ar e, como um fenômeno relativamente recente e que em muito influencia nas chuvas, a presença de poluição no ambiente, bem como de grandes cidades localizadas nas áreas.

O Clima chuvoso

O Clima chuvoso

A medida utilizada para se quantificar a chuva, e assim determinar se podemos caracterizar um clima como chuvoso ou não, é o índice pluviométrico. Este índice, transferido para milímetros, é estabelecido a partir da quantidade de chuvas (ou precipitação de água, uma vez que também entram no cálculo neve e granizo, para qualificar o local como chuvoso, de algum modo) em litros em um metro quadrado de uma determinada região em um determinado período.Para melhor observarmos o clima chuvoso é necessária a análise do ciclo da água: em um primeiro momento, podemos analisar a evaporação da água presente no solo, rios e mares, que é aquecida pelo calor do sol; o vapor fica no ar, criando um clima úmido e, como é leve, sobe pela atmosfera; conforma mais água vai sendo agregada, vão surgindo as nuvens, que ao atingirem determinados peso, temperatura e altitude, precipitam sob a forma de chuva, neve ou granizo e retornam ao solo, reiniciando o ciclo.

O Clima chuvoso

O Clima chuvoso

Deste modo, a observação é óbvia: um clima chuvoso depende diretamente da abundância de água disponível no solo, a exemplo da região amazônica que, por conta da grande quantidade de água na bacia Amazônica, tem altos índices pluviométricos durante o ano todo. Por outro lado, regiões com pouca água no solo, onde encontramos nos desertos como um exemplo extremo, não têm precipitação, ou então têm índices pluviométricos muito baixos, se comparados com outras regiões.Como exemplo das variações do clima chuvoso, que somente pode propriamente assim ser denominado quando obtiver altos índices pluviométricos, temos o seguinte: no clima desértico ou árido, o índice pluviométrico anual é de 200mm de chuva, muito baixo se comparado com o clima equatorial, que é considerado chuvoso, e atinge médias anuais de 2.000 a 3.000mm.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *