A poluição nas cidades sempre existiu, apenas não da forma como a conhecemos e talvez não tão aparente e ligada ao trabalho humano como a temos hoje. Isso porque, com o advento da Revolução Industrial, houve um aumento significativo da produção de poluentes na utilização de máquinas e com a concentração exacerbada de pessoas nos centros urbanos. Os maiores problemas relacionados à poluição nas grandes cidades dizem respeito à qualidade do ar e da água, mas também incluem a poluição visual, sonora e luminosa.
A queima de carvão mineral nas máquinas das indústrias e a utilização de combustíveis fósseis derivados do petróleo nos automóveis são as principais produtoras de poluentes responsáveis pela degradação da qualidade do ar nas cidades. Estudos mostram que a exposição ao monóxido e dióxido de carbono, produtos destas queimas, é um fator de risco para o aparecimento de câncer. Além disso, doenças como rinites alérgicas, asmas e bronquites estão relacionadas com a qualidade do ar e são muito comuns nas grandes cidades. Outra consequência da poluição atmosférica causada pelas fábricas e automóveis é o Efeito Estufa, que gera aquecimento acima de média por conta dos raios solares retidos pelos gases poluentes.
O uso da gasolina, que abastece a maior parte dos carros utilizados nas cidades, por exemplo, traz outro problema.
Sua queima libera chumbo, um metal pesado, que é jogado no ar e também se deposita no solo, podendo levar a contaminação do ser humano e de outros animais através da água, produtos agrícolas e pelo próprio ar. Além do chumbo, as águas próximas a uma cidade são poluídas também por detritos industriais e dejetos humanos lançados sem tratamento.
Outro grande problema de poluição nas cidades é o excesso de lixo produzido. Sem o manuseio adequado, o lixo urbano tem descambado em rios e lagos, e sido depositado a céu aberto, causando, além de mau cheiro e infestação de animais e insetos, a contaminação do solo e dos mananciais que abastecem a população.
Também, a concentração populacional produz poluição sonora com suas máquinas e carros utilizados constantemente, poluição visual, no acúmulo de sujeira e mesmo na construção desenfreada de imóveis, e poluição luminosa, utilizada para manter as cidades acesas à noite.
Com tantas agressões não é de se espantar que a saúde das pessoas seja afetada e isso não é em nível mínimo, mas em grande quantidade. Várias doenças têm sido disseminadas por conta da poluição nas cidades e outras são praticamente criações dela. Além disso, a produção de poluentes nas cidades tornou-se um problema para o mundo todo, pois tem afetado a todas as populações, tanto por conta do aquecimento global e seus efeitos, como pela sua dispersão para áreas rurais, além da constante degradação do meio ambiente.