Necessário ficar atento com o nível de declividade e comprimento das rampas no intuito de evitar as mais diferentes erosões que podem ocorrer nos solos. Ao passo que ocorre aumento do comprimento da rampa há maiores chances de acontecer volume de água no mesmo ponto, gerando inclusive maior velocidade de escoamento. Declividade e comprimento são dois aspectos relacionados com a possibilidade de erosão. Conheça um pouco mais sobre declividade e comprimento da rampa.
Aspectos Gerais
Se pode dizer que a perda do solo e o nível de declividade são elementos que estão interligados ao alto nível. Os especialistas afirmam que conforme exista maior tamanho de declividade mais água vai escorrer e gerar a indesejável força erosiva que aumenta o escoamento.
Algumas vezes, o comprimento da rampa pode diminuir o efeito erosivo, principalmente quando feitas por profissionais especializados neste tipo de produção. Na prática, a capacidade de infiltração representa elemento indispensável para diminuir a corrente e consequentemente o efeito erosivo.
A permeabilidade da composição do solo também pode diminuir os efeitos danosos. Neste sentido, é sempre interessante implantar formas para conter o nível corrente da água – um dos principais problemas relacionados com a alta incidência de erosão em declividade e comprimento de rampa.
Quanto maior a altura da rampa mais chances existem de acontecer forte corrente da água provinda da chuva, proporcionando alto risco de erosão nos solos.
Pequenos canteiros ao lado da estrutura podem diminuir de forma considerável a corrente, deixando maiores chances de o solo permanecer com a estrutura original.
Hoje em dia, qualquer especialista neste tipo de produção poder elaborar sistema que diminui a corrente aquática. Depois de realizar pequenos cálculos os profissionais indicam qual é o exato comprimento que deve existir entre o chão e a parte superior da rampa.
Declividade e Erosão Em Ambientes Naturais
As condições determinantes das erosões nos solos naturais normalmente estão relacionadas com a declividade do terreno. No entanto, a textura do solo também pode ter haver com as condições e texturas do terreno, alguns tipos possuem maior capacidade de absorver a água.
A vegetação ao redor pode auxiliar com que ambientes declivados sofram menos riscos de erosão porque consome parte da água que iria ao escoamento natural. Quanto maior a diversidade vegetativa, menores são as chances de existir declividade no solo.
Quando agricultores planejam realizar plantações a primeira análise que deve ser realizada está no planejamento dos prognósticos de erosão. O planejamento de uso da terra qualificado traz as chances de incidências de chuva e velocidade da corrente de água. O manejo de terra também representa uma das fontes para a criação de declividade no terreno e por consequência menos nível de água distribuída pela região. Por este motivo que é sempre interessante deixar o solo em níveis planos.