Biodiversidade Dos Animais

A biodiversidade é definida pela variedade de vida existente em determinada região, na medida de quanto maior o número de vida, há mais biodiversidade na região. O estudo é baseado na quantidade de ecossistemas, patrimônio genético, espécies vivas e endemismo, ou seja, espécies vivas exclusivas da região. O Brasil possui o maior número dessas espécies, com 68 mamíferos, 191 aves, 172 répteis e 294 anfíbios. No geral, apresenta o maior número de conhecidas de peixes e mamíferos, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis.

Animais

Animais

Isso que as principais estatísticas sobre biodiversidade são relativamente antigas, as novas pesquisas sempre apontam um número de espécies cada vez maior, sobretudo no Brasil, e o os números aumentam a cada ano. Estudos internacionais mais recentes apontam que a biodiversidade global deve se estender a mais de 100 milhões de espécies. E entre elas, menos de 2 milhões já foram catalogadas.

A diferença entre aquilo que já conhecemos e o que ainda acreditam existir, evidencia o quanto ainda falta para aprendermos com a biodiversidade. Novas espécies são descobertas todos os dias, principalmente de insetos, e outras desaparecem sem que se tome conhecimento de sua existência.

Biodiverdidade Dos Animais

Biodiverdidade Dos Animais

O principal fator para proporcionar uma ampla biodiversidade é o clima. Os países com florestas tropicais úmida, como no caso do Brasil, apresentam infinitamente uma maior quantidade de seres vivos. Outros países com essas características são a Colômbia, o Peru, a Indonésia e a Malásia. O Brasil abriga cerca de 20% de todas espécies animais do planeta, isso é por conta também da grandeza do território nacional e das variedades de climas existentes, fator que possibilita a existência e continuidade de espécies diferentes. Nesse cenário, o Brasil apresenta ainda a maior planície inundável através do Pantanal, a Amazônia é a maior floresta tropical úmida do mundo.

A Floresta Amazônica possui nada menos que 5,5 milhões de quilômetros quadrados, abrigando um terço de todas as espécies vivas do planeta. Calcula-se que no rio Amazonas existam quinze vezes mais peixes que em todo o continente europeu. Isso sem contar as espécies ainda a serem descobertas.

Infelizmente, o país ainda não explora a biodiversidade dentro do lado positivo. A presença das variadas espécies na fauna e flora pode contribuir de forma significativa para a agricultura, pecuária, pesca e pesquisas farmacêuticas. Ao contrário disso, a exploração negativa é crescente, contando com desmatamentos para o plantio de espécies de outras regiões e o tráfico de animais silvestres. Especialistas calculam que o Brasil poderia arrecadar trilhões com a exploração positiva da biodiversidade, principalmente dentro do setor farmacêutico.

Biodiversidade

Biodiversidade

A pequena participação das espécies nativas na economia pode ser explicada, em grande parte, pela falta de interesse político, investimentos e incentivos gerais para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para a indústria e para diversificar a agricultura.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • e uma maravilha esta inmagen se eu pudesse ficaria olhando todo tempo parabens aos criadores destas inmagens

    germiniano rodrigues araujo 22 de maio de 2012 2:07

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *