O mar é caraterizado pela extensão de água salgada que conecta-se a um oceano. Apesar do termo também ser usado para designar lagos salinos de grande dimensão que não possuem conexão, como no caso do Mar Morto, por exemplo. O sal presente na água foi decorrente das rochas de todos os períodos geológicos. Durante milhões de anos as rochas foram dissolvidas, submetidas à ação das chuvas e canais de água.
Cor Do Mar
Apesar de na maioria dos casos parecer azul, na verdade a água do mar é transparente. Acontece que as moléculas da água do mar absorvem as cores com comprimento de onda maior. Dessa forma, ao receber a luz do Sol, elas refletem mais o azul, que é uma das cores com menor comprimento de onda. Além disso, organismos vivos e sedimentos também influenciam na sua coloração. O mar pode ainda aparentar coloração verde, marrom, preta ou vermelha.
O tom esverdeado normalmente é fruto de matéria orgânica dissolvida ou do fitoplâncton, algas microscópicas encontradas em grande quantidade na água. A clorofila presente nesses organismos é da cor verde. A cor marrom é comum em regiões próximas a rios, por conta dos sedimentos ricos em ferro que se desprendem das rochas. O ácido húmico, a biodegradação de vegetais e animais, bem como os sedimentos mineiras podem dar ao mar uma coloração preta. Já o vermelho é resultado de um pigmento chamado ficoeritrina, presente em organismo como cianobactérias, plâncton, Gymnodinium sanguineum e Mesodinium rubrum.
Oceanos
Mais de 70% da superfície da Terra é coberta por oceanos, sendo que a metade desta área está sob mais 3 mil metros de profundidade. Os oceanos são formados pelos mares, porém, alguns especialistas divergem perante a divisão dos grupos oceânicos. Existem especialistas que consideram a existência de cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Polar Ártico e Polar Antártico. Mas, outros estudiosos não classificam os dois últimos como oceanos o Ártico e o Polar, justificando que o Ártico é apenas uma extensão do Oceano Atlântico e que o Antártico é caracterizado pela união dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
Os oceanos e mares são fundamentais para a manutenção da vida no planeta. Eles contribuem para regular o clima atmosférico e também pela produção de grande parte do oxigênio através de seres como o fitoplâncton. Além de promover a vida e garantir sustento através da pesca e do turismo, foi através dos mares que o homem descobriu o mundo e mantém até hoje atividades econômicas internacionais com a exportação de bens de consumo, alimentos e matéria-prima.
Em relação ao desenvolvimento na história das nações, as civilizações que dominaram a navegação puderam desenvolver-se rapidamente e exerceram domínio perante os outros povos, seja de forma militar ou econômica.