Biodiversidade é o nome dado a variação de espécies vivas da natureza, o Brasil é um dos países mais ricos do mundo em biodiversidade. Desde o ano de 2009 o Brasil tem demonstrado certa preocupação quanto à preservação da biodiversidade, principalmente a aquática.
Uma vez que neste mesmo ano uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apontou o risco de extinção de no mínimo 238 espécies, gerando consequentemente certa preocupação por parte das entidades governamentais, não governamentais e empresas.
A preocupação teve destaque até mesmo por parte do Ministério do Meio Ambiente, que admitiu na época que a tentativa do Brasil de melhorar a gestão dos recursos pesqueiros a fim de beneficiar significativamente o processo sustentável e consequentemente o quadro da biodiversidade aquática falhara.
Passados 2 anos desde então, ainda pouco tem sido feito para que se apresente melhoras significativas, de modo que o Brasil pode entrar em um ciclo de grande progresso do setor pesqueiro sem estar devidamente preparado para tanto.